A seleção a todos os cursos de pós-graduação da UFSM ocorrem via edital público. São lançados dois editais de seleção por ano, um próximo ao meio do ano (geralmente em abril/maio) e outro próximo ao final do ano (geralmente em setembro/outubro). É importante salientar que nem todos os cursos abrem vagas duas vezes ao ano.
Os editais são publicados na seção de Editais da página da UFSM na internet (https://www.ufsm.br/editais), filtrando por Editais da PRPGP ou diretamente através deste link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp.
Dúvidas a respeito dos editais de seleção podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Pós-Graduação da PRPGP, através do telefone 55.3220.8214 ou pelo e-mail cpg.prpgp@ufsm.br.
Demais informações sobre os cursos de pós-graduação da UFSM e sua seleção, deve-se entrar em contato com cada programa, as formas de contatos podem ser obtidas na página da PRPGP no menu pós-graduação, onde os cursos estão organizados por nível (Especialização, Mestrado e Doutorado).
Os editais de seleção são compostos de seis passos principais, que são:
1. Inscrição do candidato;
2. Envio da documentação obrigatória e específica;
3. Seleção e divulgação dos candidatos classificados e suplentes;
4. Confirmação da vaga no DERCA;
5. Matrícula;
6. Chamada de Suplentes.
Todos esses itens estão detalhadamente descritos em cada edital de seleção.
Não, todos os cursos de mestrado da UFSM são presenciais. Os cursos de pós-graduação a distância ofertados pela UFSM possuem nível de especialização – lato sensu.
As informações sobre os cursos de pós-graduação da UFSM podem ser obtidas na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP (www.ufsm.br/prpgp), no menu pós-graduação, onde os cursos estão organizados por nível (Especialização, Mestrado e Doutorado).
Salientamos que dúvidas acadêmicas como a bibliografia a ser utilizada como referência no processo seletivo ou a indicação de orientadores, por exemplo, devem ser tratadas diretamente com a coordenação de cada curso. Na página anteriormente citada, estão publicados os dados de contato dos cursos.
Informações a respeito de cursos EaD da UFSM devem ser solicitadas diretamente ao Núcleo de Tecnologias Educacionais – NTE, através do telefone (55) 3220.8007 ou do endereço de e-mail administrativo@nte.ufsm.br.
De acordo com a Resolução 016/2013 somente é permitido o registro acadêmico simultâneo em mais de um curso de pós-graduação nas seguintes situações:
I – quando um registro seja em curso Lato Sensu e outro no Stricto Sensu e que, no momento da matrícula no curso Stricto Sensu, o discente esteja regularmente matriculado em curso Lato Sensu há, pelo menos, um semestre letivo; e
II – quando da passagem direta do Curso de Mestrado para Curso de Doutorado.
Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).
O teste de suficiência em língua estrangeira da UFSM é normatizado pela Resolução n. 003/2010. Ele é realizado duas vezes ao ano (uma vez a cada semestre) e as datas de inscrição e realização do teste podem ser consultadas no Calendário Acadêmico anual da UFSM e seu edital é divulgado na página de editais no site da UFSM.
Maiores informações na página do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira da UFSM.
Sim, desde que feito de acordo com o Art. 7º da Resolução n. 003/2010. Nele, fica estabelecido que o requerente deve encaminhar a solicitação de revalidação de teste de suficiência em língua estrangeira ao colegiado do seu curso.
Maiores informações na página do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira da UFSM.
Duas vezes ao ano (próximo ao início de cada semestre e constante no Calendário Acadêmico do ano) o Núcleo de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (NCAPG/PRPGP) lança o edital de abertura de inscrição a categoria de Aluno Especial I em disciplinas de pós-graduação. Podem participar do processo seletivo aqueles que se encaixam nas situações previstas no Art. 57 do Regimento Interno da Pós-Graduação, abaixo citado:
“Art. 57 A critério da coordenação do programa, desde que previstos no regulamento do programa, a matrícula especial poderá ser concedida nos seguintes casos:
I – discentes de graduação de qualquer IES com, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos necessários à conclusão do seu curso e participantes de projeto de pesquisa aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade pela solicitação com as devidas justificativas à coordenação;
II – discentes vinculados a programas de pós-graduação de outras IES nacionais ou estrangeiras, cabendo à coordenação do programa de origem do discente a responsabilidade pela solicitação à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM;
III – portadores de diploma de curso superior, participantes de projeto de pesquisa aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade pela solicitação à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM; e
IV – servidores portadores de diploma de curso superior da Instituição e de outras IES, cabendo ao chefe imediato a responsabilidade pela solicitação à coordenação.
§ 1º Salvo para os candidatos previstos no inciso II, a matrícula especial em disciplinas de pós-graduação é limitada a uma disciplina por semestre para cada discente e, no máximo, a duas matrículas especiais em um programa de pós-graduação.
§ 2º O discente poderá fazer disciplinas, no máximo, em dois programas distintos, respeitando os critérios no parágrafo 1º deste artigo, podendo totalizar, em quatro semestres distintos, quatro disciplinas como discente especial na Instituição.”
A solicitação de matrícula como Aluno Especial ocorre em quatro etapas:
1 – Requerente solicita s matrícula, via Web, anexando a documentação para a análise da coordenação do curso;
2 – Curso analisa as solicitações deferidas;
3 – NCAPG publica a relação das solicitações deferidas pelos cursos;
4 – Curso executa a matrícula das solicitações deferidas.
A matrícula. É através dela que o aluno mantém sua situação ativa junto à instituição. Durante todo o período de permanência junto ao curso/programa é necessário manter-se matriculado, mesmo após a conclusão das disciplinas obrigatórias (durante a fase de produção de artigo, monografia, dissertação ou tese), e inclusive durante o período de prorrogação de defesa, quando for o caso. Observação: a matrícula é semestral e o período de solicitações de matrícula é previsto no calendário acadêmico anual.
Sim. Para saber mais informações a respeito consulte a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, através do site www.ufsm.br/pro-reitorias/prae ou pelos telefones 3220 8394/8310.
Favor entrar em contato diretamente com a Biblioteca Central – BC pelo telefone 3220 8651.
Consulte o tutorial de preenchimento do processo de defesa de MDT online, disponível no menu Serviços PRPGP ou através deste link.
Após a defesa e entrega da versão final da MDT com as adaptações propostas pela Banca Examinadora, a Coordenação do Curso envia o processo de defesa à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP com a ata de defesa completamente preenchida, que posteriormente é encaminhada ao Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG) da PRPGP.
Após o processo de defesa ser tramitado para o CAPG o o prazo médio para a expedição do diploma é de no máximo 2 meses e o cumprimento deste prazo se sujeita à capacidade operacional dos Setores envolvidos e com a completa assinatura das autoridades competentes.
Como eu sei se o meu Diploma de pós-graduação está pronto para a retirada?
Ao se processar a ata de defesa, o então egresso, receberá e-mail automático com o link do certificado de conclusão de curso. Assim que o diploma estiver pronto para a retirada, receberá um segundo e-mail automático do sistema informando sobre isso e o local disponível para retirada. Sempre verifique a sua caixa de spam. Para retirar o diploma, você deverá comparecer ao local com um documento de identificação oficial com foto.
Como solicito urgência na emissão do Diploma/certificado de Pós-Graduação?
O interessado pela urgência deverá preencher o formulário de solicitação de urgência de emissão de diploma e anexar a documentação comprobatória da urgência. Em seguida, deverá levá-lo à Secretaria do curso para homologação (assinatura e carimbo) da Coordenação/Secretaria do Curso, para depois ser anexado processo de defesa com a ata de defesa para encaminhamento à PRPGP. Os motivos mais comuns reconhecidos como urgência para a expedição do diploma são os que constam no formulário, listados abaixo, sendo aceitos outros motivos, desde que comprovados:
- Aprovação/Posse em Concurso Público;
- Para progressão/titulação externa à UFSM (para servidores da UFSM deverá ser usada a ata de defesa homologada pela Coordenação do PPG/CPG);
- Para ingresso em Curso de outra IES.
Não posso comparecer presencialmente para a retirada do Diploma, outra pessoa pode retirar o meu Diploma por mim?
Sim, desde que a pessoa traga consigo uma autorização do diplomado, com firma reconhecida em cartório e um documento para que ela possa se identificar como sendo aquela autorizada a levar o diploma. O modelo dessa autorização você pode conseguir clicando aqui.
Posso solicitar o envio do meu diploma pelos correios?
Sim, contudo, em virtude da sobrecarga de trabalho, pode ocorrer uma demora no encaminhamento do diploma para os Correios.
Para envio do diploma, haverá um custo de R$ 17,40 (despesas postais) a ser pago através de uma GRU (https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/servicos/como-gerar-gru/). Após o pagamento, enviar o comprovante bem como a autorização (disponível abaixo), com sua assinatura reconhecida em cartório.
Formulário de Autorização de Envio do Diploma/Certificado em *.PDF e editável em *.DOC
Obs: A solicitação deve ser direcionada para o e-mail expediente.prograd@ufsm.br com cópia digitalizada da GRU, do comprovante de pagamento da GRU e da autorização preenchida, assinada e autenticada.
Solicitar 2ª (segunda) via de diploma ou certificado
A pedido do(a) interessado(a) a 2ª via do Diploma de Mestrado e Doutorado ou do Certificado de Especialização, para substituir a primeira via, pode ser solicitada com a abertura de processo administrativo para solicitação da segunda via através do seguinte procedimento:
1. O formulário de solicitação ou requerimento (disponível aqui) deve ser impresso e preenchido pelo próprio solicitante.
2. Pagar a taxa de R$ 94,00 (noventa e quatro reais) por meio de Guia de Recolhimento da União.
3. Juntar a seguinte documentação:
– Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Cópia do RG (frente e verso);
– Cópia do CPF;
– Comprovante de pagamento da taxa.
4. Para solicitar a segunda via de diploma/certificado de pós-graduação, o Processo Administrativo deve ser endereçado ao Controle Acadêmico de Pós-Graduação da CPG/PRPGP da UFSM, com o Requerimento informando a razão que o levaram a solicitar a expedição de uma segunda via deste documento.
Para esclarecimentos sobre o envio da documentação para abertura do processo, mande um e-mail para o Protocolo Geral: protocolodag@ufsm.br
ATENÇÃO: caso o solicitante queira que outra pessoa abra o Processo Administrativo é necessário nomeá-la por procuração.
Página de serviços sobre a emissão de diplomas e certificados de pós-graduação da UFSM.
Favor consultar a página de Reconhecimentos de Diplomas constante no menu Pós-Graduação.