Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programas de Bolsas

Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIPE)

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica e auxílio à pesquisa aos docentes e servidores da UFSM.

O Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIPE) foi criado pela Resolução n. 022/1983 e aprovado na 340ª Sessão do Egrégio Conselho Universitário da UFSM. O FIPE tem por finalidade dar apoio financeiro aos Programas e Projetos Prioritários de Pesquisa na UFSM.

Os recursos destinados a este programa são provenientes do orçamento da Instituição e são executados na forma de auxílio financeiro (capital, custeio ou bolsas). Estes recursos, após o processo de seleção e concessão, são distribuídos entre as unidades administrativas, as quais são responsáveis pela execução, tanto dos recursos de custeio como pela folha de pagamento de bolsistas. O processo de seleção e a concessão também estão sob a responsabilidade dos Centros de Ensino.

O FIPE possui três modalidades para solicitação, FIPE ARD (Enxoval), FIPE Júnior e FIPE Sênior. A proporção dos recursos destinados às três modalidades é de responsabilidade de cada Centro de Ensino.

Na modalidade FIPE ARD (Enxoval) podem encaminhar solicitações os servidores que obtiveram titulação de doutor em até cinco anos anteriores ao lançamento do edital. É permitida a solicitação de recursos de capital, custeio ou bolsas de iniciação científica, com os limites financeiros definidos em edital.

Na modalidade FIPE Júnior podem encaminhar solicitações os docentes que obtiveram titulação de doutor em até cinco anos anteriores ao lançamento do edital. É permitida a solicitação de recursos de custeio e bolsa de iniciação científica, mas não ambos.

Na modalidade FIPE Sênior podem encaminhar solicitações os docentes que obtiveram titulação de doutor a mais de cinco anos ao lançamento do edital. É permitida a solicitação de recursos de custeio e bolsa de iniciação científica, mas não ambos.

O solicitante deve possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir da data de relatório final do edital.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado ao CNPq, voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), regulamentado pela RN 017/2006-CNPq, é um programa de distribuição de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq que adota o sistema de cotas institucionais e tem como um de seus objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação. Este programa apresenta cotas distribuídas pelo PIBIC e pelo PIBIC – Ações Afirmativas, o qual destina bolsas de Iniciação Científica (IC) para alunos que ingressaram na universidade através do sistema de cotas.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PIBIC. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado na web, através do aplicativo Portal do Professor.

O solicitante deve possuir titulação de doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação, ou estar amparado pela resolução 012/2004, que compreenda o período integral da concessão da cota de bolsa e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir de agosto do ano subsequente ao lançamento do edital.

 A UFSM distribui as cotas entre os Centros de Ensino, de acordo com critérios pré-estabelecidos pelo Comitê Institucional:

  • Número de Doutores do Centro de Ensino ligados a Programas de Pós-Graduação: 40%;
  • Número de Docentes do Centro de Ensino Pesquisadores do CNPq: 40%;
  • Número de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino: 10%;
  • Conceito médio dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino: 10%.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM)

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado ao CNPq, com objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio – (PIBIC-EM), regulamentado também pela RN 017/2006-CNPq,  é um programa de distribuição de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) que adota o sistema de cotas institucionais destinadas a fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

O PIBIC-EM possui foco na criação de uma cultura científica, já que os estudantes participarão de atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado. A UFSM distribui as cotas de acordo com a demanda e entre as escolas parceiras no programa.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PIBIC/EM. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado na web, através do aplicativo Portal do Professor.

O solicitante deve possuir titulação de mestre ou doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação, ou estar amparado pela resolução 012/2004, que compreenda o período integral da concessão da cota de bolsa e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento dentro do período definido em edital.

Escolas atualmente vinculadas ao programa institucional:

  • Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes (Santa Maria);
  • Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha (Santa Maria);
  • Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato (Palmeira das Missões);
  • Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (Frederico Westphalen);
  • Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso (Santa Maria);
  • Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria);
  • Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Santa Maria).

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

Programa de concessão de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação que visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Inovação Tecnológica e Inovação PIBITI, regulamentado pela RN 017/2006 – CNPq, é um programa de distribuição de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. O processo de avaliação contempla os solicitantes com maior pontuação, independente de seu Centro de Ensino de origem.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PIBITI. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado na web, através do aplicativo Portal do Professor.

O solicitante deve possuir titulação de doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação, ou estar amparado pela resolução n. 012/2004, que compreenda o período integral da concessão da cota de bolsa e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir de agosto do ano subsequente ao lançamento do edital.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC)

Programa de concessão de bolsas de iniciação científica vinculado a FAPERGS, voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior do RS.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), e é destinado para estudantes de graduação, visando promover o envolvimento destes no processo de investigação científica, através do aprendizado de técnicas e métodos de pesquisa. Isto resulta no desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa. Desta forma, as instituições estarão otimizando a formação de profissionais altamente qualificados. O Programa ainda estimula a integração entre Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e a troca de experiências entre elas.

O edital interno é publicado anualmente e regula a solicitação, avaliação e concessão das bolsas PROBIC. Os sistemas de solicitação, avaliação, solicitação de recursos e indicação e substituição de bolsistas é realizado na web, através do aplicativo Portal do Professor.

O solicitante deve possuir titulação de doutor, ter vínculo institucional ativo de docência na graduação ou pós-graduação, ou estar amparado pela resolução n. 012/2004, que compreenda o período integral da concessão da cota de bolsa e possuir projeto registrado no SIE com data de encerramento a partir de agosto do ano subsequente ao lançamento do edital.

A UFSM distribui as cotas entre os Centros de Ensino, de acordo com critérios pré-estabelecidos pelo Comitê Institucional:

  • Número de Doutores do Centro de Ensino ligados à Programas de Pós-Graduação: 40%;
  • Número de Docentes do Centro de Ensino Pesquisadores do CNPq: 40%;
  • Número de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino: 10%;
  • Conceito médio dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino: 10%.
Anexos