Acesso ao Portal Estudantil
Descrição
Através do Portal Estudantil (https://portal.ufsm.br/estudantil) é que os discentes regulares e egressos da UFSM (incluindo a categoria de Aluno Especial de Pós-Graduação) tem acesso as informações e documentos dos cursos da UFSM no qual são ou foram alunos(as).
Neste portal já estão disponíveis os documentos com autenticação eletrônica de todos os(as) alunos(as) da UFSM (regulares ou egressos) e os cursos no qual estão matriculados ou que tiveram matrícula.
Exemplo de documentos disponíveis no menu RELATÓRIO do Portal Estudantil:
- Atestado de Conclusão de Créditos;
- Atestado de Frequência;
- Atestado de Classificação em Processo Seletivo;
- Atestado de Reconhecimento de Curso;
- Atestado de Avaliação;
- Atestado de Matrícula;
- Certificado de Conclusão de Curso;
- Declaração de Aluno Regula
- Declaração de Evasão;
- Histórico Simplificado;
- Histórico de Formado;
OBSERVAÇÃO: Os Diplomas da pós-graduação não são digitais, dessa forma, não é possível emitir o diploma em formato digital pelo Portal Estudantil.
INSTRUÇÕES DE ACESSO PARA NOVOS ESTUDANTES DA UFSM
Para estudantes novos, como primeiro acesso (caso seja o primeiro cadastro de matrícula em curso da UFSM) a identificação será o número de matrícula e a senha a data de nascimento no formato DDMMAAAA informada no momento de sua inscrição no processo seletivo. Por exemplo, 01091989, para nascido em 01/09/1989.
O número de matrícula e a informação sobre a senha também são enviados para o e-mail informado na inscrição e no momento da confirmação da vaga no curso, somente após esse processo de confirmação de vaga é que um novo estudante tem acesso ao portal. Obs: Caso não tenha recebido esse e-mail na caixa de entrada, verifique a caixa de spam, ou acesse o Portal de Confirmação de Vaga e consulte seu número de matrícula.
A alteração da senha poderá ser feita após este primeiro acesso.
Para maiores informações, deve-se entrar em contato com a secretaria do respectivo curso de Graduação ou Pós-Graduação no qual confirmou vaga.
INSTRUÇÕES DE ACESSO PARA ESTUDANTES REGULARES DA UFSM
Para estudantes regulares, o acesso se dá pela matrícula atual e a senha (altera ou não) comumente usada nos sistemas da UFSM.
Os servidores da UFSM que também são estudantes, tem como acesso a mesma senha dos demais sistemas da UFSM.
INSTRUÇÕES DE ACESSO PARA EGRESSOS (EX-ALUNOS(AS)) DA UFSM
Os egressos da UFSM tem acesso ao Portal Estudantil com os mesmos dados de acesso (matrícula e senha) usados anteriormente e, caso tenha esquecido seus dados de acesso, poderá efetuar uma recuperação de senha usando o número de matrícula através do e-mail cadastrado na UFSM.
Caso não se lembre do número de matrícula ou não tenha mais acesso ao e-mail do seu cadastro, pode solicitar os ajustes no seu registro, por e-mail (academico.prpgp@ufsm.br), informando o nome completo, o CPF, o endereço residencial atualizado, o nome do curso realizado na UFSM, o número de matrícula do curso e enviando junto/anexo um documento de identificação com foto e CPF.
INSTRUÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DE SENHA
Caso você tenha esquecido a sua senha, poderá realizar uma recuperação de senha através do botão/ícone “ESQUECI MINHA SENHA” disponível no Portal Estudantil.
Este acesso de recuperação de senha serve para todos os acessos aos sistemas da UFSM para usuários Alunos(as), Servidores Docentes e Técnicos Administrativos em Educação e demais usuários externos.
Deverá preencher os campos solicitados da seguinte forma:
– Alunos: informar a matrícula do curso atual ou anterior no campo ‘Login’;
– Docentes e Téc. Adm. em Educação: informar a matrícula SIAPE no campo ‘Login’;
– Demais usuários externos: Informar o login normalmente utilizado nos sistemas (CPF sem formatação ou passaporte com EXT antes do número);
O sistema enviará um link de recuperação de senha para os e-mails cadastrados no SIE.
Cada nova solicitação invalida o link anterior. Por isso, utilize sempre o link do último e-mail recebido.
Caso você tenha mais de um login no SIE, todas as senhas serão alteradas.
Caso não se lembre do número de matrícula ou não tenha mais acesso ao e-mail do seu cadastro, pode solicitar os ajustes no seu registro, por e-mail (academico.prpgp@ufsm.br), informando o nome completo, o CPF, o endereço residencial atualizado, o nome do curso realizado na UFSM, o número de matrícula do curso e enviando junto/anexo um documento de identificação com foto e CPF.
ACESSO AO MOODLE
As instruções de acesso ao Moodle estão disponíveis na página da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE/PROGRAD) no link https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/cte/primeiro-acesso
ALTERAÇÃO DE SENHA DO PORTAL ESTUDANTIL
- Acesse o Portal Estudantil.
- Para autenticar a entrada no portal, informe no campo usuário o seu nº de matrícula, que você recebeu via e-mail no momento do seu ingresso no curso da UFSM após confirmar vaga. A matrícula geralmente começa com o ano de ingresso, exemplo 202400001. A senha inicial para um novo usuário é a sua data de nascimento no formato DDMMAAAA. (exemplo: 01042004).
- Após entrar na sua conta de estudante, na aba superior direita da tela, constará seu nome e ao clicar na setinha ao lado do seu nome aparecerá o menu para “Alterar senha”.
- Na página de alteração de senha você deverá preencher os campos solicitados (senha atual, nova senha e digitar novamente a senha) antes de clicar no ícone ALTERAR para alterar sua senha.
- Todos os usuários (logins) vinculados ao seu CPF terão a senha alterada, ou seja, a partir da alteração da senha, você poderá acessar o SIE e os Portais WEB da UFSM com a mesma senha.
Contato
Setor: NÚCLEO DE CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO (NCAPG/PRPGP)
Atendimento: 8h às 12h e 14h às 17h
E-mail: academico.prpgp@ufsm.br
Telefone: (55) 3220-8921
Endereço: Térreo do Prédio 48D (antigo DERCA)