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Tradução de Documentos Institucionais – DRI

Descrição

Os estudantes e servidores da UFSM ou egressos formados no prazo de até dois anos após emissão do diploma, podem solicitar a tradução de documentos institucionais da UFSM.

Os documentos emitidos pela UFSM podem ser traduzidos pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFSM).

O Núcleo de Idiomas e Traduções é parte da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e atua em ações voltadas à mobilidade acadêmica internacional e à internacionalização da UFSM. O núcleo oferece serviços de tradução para estudantes e servidores da universidade, além de apoiar os programas do Idiomas sem Fronteiras e os Laboratórios de Línguas da UFSM, responsáveis pelas aulas de português para estrangeiros e espanhol para estudantes em mobilidade internacional.

Contato:

As informações completas sobre a tradução podem ser verificadas junto a página de Tradução de Documentos da SAI, no link https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dri/traducao-de-documentos

Quais documentos podem ser traduzidos?

Os seguintes documentos oficias emitidos pela UFSM podem ser traduzidos:

  1. diplomas;
  2. históricos (de graduação e pós-graduação);
  3. atestados emitidos pelo NCAPG/PRPGP ou pela Secretaria do Curso, tais como atestado de matrícula e Índice de desempenho acadêmico.

Tradução de diplomas e outros Atestados emitidos pela UFSM

Quem pode solicitar?

Estudantes, servidores da UFSM ou egressos cujo diploma tenha sido emitido há no máximo dois anos.

Qual o prazo de entrega do documento?

10 dias úteis.

Como solicitar a tradução?

Enviar e-mail para dri.traducoes@ufsm.br ou dri.idiomas@ufsm.br, anexando cópia (frente e verso) do diploma ou atestado.

Como retirar?

Os documentos traduzidos serão enviados por email.

Tradução de históricos 

Quem pode solicitar a tradução de Históricos e outros documentos emitidos pela UFSM?

Estudantes regulares ou egressos que tenham se formado a partir de 2017.

Qual o prazo de entrega do documento traduzido?

10 dias úteis.

Como solicitar?

Enviar e-mail para dri.traducoes@ufsm.br ou dri.idiomas@ufsm.br, informando o número de matrícula.

Como retirar?

Os documentos traduzidos serão enviados por e-mail.

São atribuições do tradutor institucional:

Atuar em ações de mobilidade internacional, realizando a tradução de documentos emitidos pela UFSM para fins de mobilidade acadêmica internacional.

Atuar em ações de internacionalização, tais como:

  • Tradução de acordos de cooperação;
  • Suporte linguístico em e-mails ou outros textos necessários para comunicação com parceiros internacionais;
  • Suporte linguístico em ligações telefônicas, recepção de convidados estrangeiros e eventos institucionais voltados à internacionalização;
  • Tradução do site da UFSM e da DRI, bem como de materiais institucionais (folders, cartões de visita, etc.).

Não compete ao tradutor institucional:

  • Tradução ou revisão de abstracts para estudantes ou servidores;
  • Tradução ou revisão de artigos acadêmicos;
  • Traduzir documentos (de qualquer natureza) não emitidos pela UFSM;
  • Tradução de ementas de disciplinas;
  • Tradução de documentos de egressos;
  • Tradução de currículos;
  • Traduzir certificados de participação em eventos (congressos, seminários, jornadas, semana acadêmica, cursos de extensão e afins)
  • Atuar como intérprete em eventos dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade.

 

Público Alvo
A traduções de documentos institucionais têm como público alvo estudantes e servidores da UFSM ou egressos formados no prazo de até dois anos após emissão do diploma.
Contato