Tradução de Documentos Institucionais – DRI
Descrição
Os estudantes e servidores da UFSM ou egressos formados no prazo de até dois anos após emissão do diploma, podem solicitar a tradução de documentos institucionais da UFSM.
Os documentos emitidos pela UFSM podem ser traduzidos pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFSM).
O Núcleo de Idiomas e Traduções é parte da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e atua em ações voltadas à mobilidade acadêmica internacional e à internacionalização da UFSM. O núcleo oferece serviços de tradução para estudantes e servidores da universidade, além de apoiar os programas do Idiomas sem Fronteiras e os Laboratórios de Línguas da UFSM, responsáveis pelas aulas de português para estrangeiros e espanhol para estudantes em mobilidade internacional.
Contato:
- dri.traducoes@ufsm.br
- dri.idiomas@ufsm.br
- Telefone: +55 55 3220-9322
- Endereço: Prédio da Reitoria, 7º andar, sala 739
As informações completas sobre a tradução podem ser verificadas junto a página de Tradução de Documentos da SAI, no link https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dri/traducao-de-documentos
Quais documentos podem ser traduzidos?
Os seguintes documentos oficias emitidos pela UFSM podem ser traduzidos:
- diplomas;
- históricos (de graduação e pós-graduação);
- atestados emitidos pelo NCAPG/PRPGP ou pela Secretaria do Curso, tais como atestado de matrícula e Índice de desempenho acadêmico.
Tradução de diplomas e outros Atestados emitidos pela UFSM
Quem pode solicitar?
Estudantes, servidores da UFSM ou egressos cujo diploma tenha sido emitido há no máximo dois anos.
Qual o prazo de entrega do documento?
10 dias úteis.
Como solicitar a tradução?
Enviar e-mail para dri.traducoes@ufsm.br ou dri.idiomas@ufsm.br, anexando cópia (frente e verso) do diploma ou atestado.
Como retirar?
Os documentos traduzidos serão enviados por email.
Tradução de históricos
Quem pode solicitar a tradução de Históricos e outros documentos emitidos pela UFSM?
Estudantes regulares ou egressos que tenham se formado a partir de 2017.
Qual o prazo de entrega do documento traduzido?
10 dias úteis.
Como solicitar?
Enviar e-mail para dri.traducoes@ufsm.br ou dri.idiomas@ufsm.br, informando o número de matrícula.
Como retirar?
Os documentos traduzidos serão enviados por e-mail.
São atribuições do tradutor institucional:
Atuar em ações de mobilidade internacional, realizando a tradução de documentos emitidos pela UFSM para fins de mobilidade acadêmica internacional.
Atuar em ações de internacionalização, tais como:
- Tradução de acordos de cooperação;
- Suporte linguístico em e-mails ou outros textos necessários para comunicação com parceiros internacionais;
- Suporte linguístico em ligações telefônicas, recepção de convidados estrangeiros e eventos institucionais voltados à internacionalização;
- Tradução do site da UFSM e da DRI, bem como de materiais institucionais (folders, cartões de visita, etc.).
Não compete ao tradutor institucional:
- Tradução ou revisão de abstracts para estudantes ou servidores;
- Tradução ou revisão de artigos acadêmicos;
- Traduzir documentos (de qualquer natureza) não emitidos pela UFSM;
- Tradução de ementas de disciplinas;
- Tradução de documentos de egressos;
- Tradução de currículos;
- Traduzir certificados de participação em eventos (congressos, seminários, jornadas, semana acadêmica, cursos de extensão e afins)
- Atuar como intérprete em eventos dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade.
Público Alvo
A traduções de documentos institucionais têm como público alvo estudantes e servidores da UFSM ou egressos formados no prazo de até dois anos após emissão do diploma.Contato
Setor: Núcleo de Idiomas e Traduções da Diretoria de Relações Internacionais (DRI)
E-mail: dri.traducoes@ufsm.br dri.idiomas@ufsm.br
Telefone: +55 55 3220-9322
Endereço: Prédio da Reitoria, 7º andar, sala 739