Ir para o conteúdo PPGE Ir para o menu PPGE Ir para a busca no site PPGE Ir para o rodapé PPGE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento internacional visa debater Escola, Violência e Ética



Acontece de 06 a 08 de novembro próximo o VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Confluências, com o tema: Escola, Violência e Ética, no Auditório do prédio 42 – CCR.

A preocupação do evento decorre da crescente demanda trazida pelos professores sobre o tema da violência nas escolas e seu entorno. Temática que vem ganhando cada vez mais visibilidade e atenção da parte dos profissionais que atuam nas escolas, bem como teóricos de diferentes áreas que estudam essa questão, é um fenômeno que não poder ser refletido isoladamente ou de maneira superficial, precisa de um esforço conjunto, olhar crítico e aprofundado.

Segundo o Atlas da violência 2018, que traz o índice de homicídios praticados por regiões, o índice de homicídios no Brasil é 30 vezes mais alto do que a taxa na Europa. Além de se relacionar ao estado atual de nossa sociedade, outro motivo para tratar a questão da violência pelo evento é sua relevância para o contexto brasileiro da educação, haja vista que, entre outras ocorrências, o Brasil é campeão mundial em violência nas escolas contra o professor. Além disso, segundo informações do Relatório da Situação Global sobre Violência Escolar e Bullying da Unesco de 2015, que mede o percentual de alunos em escolas secundárias onde se relatou que o bullying impediu o aprendizado dos alunos, o Brasil se encontra em 19º lugar entre todos os países do mundo com maior incidência.

O objetivo do evento é prover espaço e meios de encontro entre pesquisadores, professores da rede e estudantes a nível de graduação e pós-graduação, durante três dias, no Campus sede da UFSM, por meio de uma série de palestras com pesquisadores nacionais e internacionais, e também pela apresentação de trabalhos de estudantes, divididos em diversos eixos temáticos.

A mesa de abertura versa sobre o tema “Violência, Emoções e Ética” e terá como conferencistas o professor Dr. Antônio Gómez Ramos, da Universidade Carlos III, de Madri, Espanha, e o Professor Dr. Claudio Dalbosco, da Universidade de Passo Fundo. O evento conta ainda com mais 4 mesas temáticas, visando debater temas como Pedagogia, Biopolítica e Ética; Linguagem, Escola e Violência; Tecnologia, Escola e Violência; e Filosofia na Escola. As comunicações serão apresentadas na tarde da quinta-feira, dia 07 de novembro, dividas em 9 eixos temáticos.

A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Educação e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria. Mais informações em: senafe.site




Publicações Recentes