Ir para o conteúdo PPGE Ir para o menu PPGE Ir para a busca no site PPGE Ir para o rodapé PPGE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GEU PARTICIPA DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL – UFRGS



Ocorreu, nos dias 6 a 8 de novembro de 2017, o X Seminário Internacional de Educação Superior, realizado em Porto Alegre – RS, contando com a participação e apresentação de dois trabalhos promovidos pelo GEU-UFSM.

A temática central do Seminário será a educação superior e os contextos emergentes. Nesta décima edição, a inspiração para o debate será a Reforma de Córdoba na busca da discussão dos movimentos e desafios que estão presentes na Educação Superior nos dias de hoje. O objetivo é pensar e problematizar o atual contexto político e sua relação vinculada ao tema do ensino superior no Brasil e na América Latina.

Nesta direção, a promoção do X Seminário Internacional de Educação Superior busca clarificar, identificar e compreender as tensões e estratégias que a educação superior aciona nos contextos emergentes.  Assim, fomentando a reflexão conjunta, busca-se discutir os seguintes temas: políticas, avaliação e gestão; práticas pedagógicas; desenvolvimento profissional e formação docente; redes de colaboração; e internacionalização. Portanto, o intuito deste evento é favorecer a construção de estratégias para ação em contextos emergentes, visando à melhoria na educação superior para as próximas décadas.

O trabalho intitulado “DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS GESTORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E SUA INSERÇÃO NO FORTALECIMENTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO” retrata que a pesquisa decorre do objeto do convênio entre a UFSM e a UFRGS, tratando-se de uma Rede de Estudos sobre Universidade (REDE GEU), cuja instituição de origem é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Este estudo específico tem por objetivo geral investigar as possibilidades de inserção dos gestores nos Programas de Pós-Graduação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-interpretativo, utilizando-se procedimentos de análise documental, questionário exploratório e entrevistas individuais, tendo em vista estabelecer possibilidades de inserir gestores na pós-graduação a partir da realidade profissional e formativa dos mesmos, com vistas ao fortalecimento dos Programas/cursos.

Outro trabalho apresentado pelo GEU-UFSM, intitulado “CONSOLIDANDO REDES UNIVERSITÁRIAS: PUBLICIZANDO O DESENOLVIMENTO PROFISSIONAL”, tem sua origem a partir do convênio estabelecido entre a UFSM e a UFRGS, que veio constituir uma Rede de Estudos sobre Universidade (REDE GEU), cuja origem é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Este configura-se como uma rede de suporte ao ensino, pesquisa e extensão diretamente interligada com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.

A rede tem como missão, desenvolver oportunidades para formação, para a reflexão, para a produção do saber, para a inovação, para a divulgação do conhecimento e para o aprimoramento das políticas voltadas ao ensino superior, assim como, possibilitar que a Instituição tome conhecimento acerca de seus processos e pessoas visando à consolidação e aperfeiçoamento dos cursos. Assim, com a finalidade publicizar e viabilizar a consolidação da Rede GEU na Instituição, o presente ensaio busca delinear um ciclo de palestras, onde cada membro do GEU irá desenvolver uma roda de conversa com os membros das unidades de ensino médio, técnico e superior da UFSM, partindo de uma abordagem voltada à formação do palestrante e para a importância da inserção dos gestores nos programas pós-graduação para um melhor fortalecimento dos programas e cursos.

Painel 3: Desenvolvimento Profissional e Formação Docente em contextos emergentes.

Coordenadora: Profª Dra. Elizabeth D. Krahe (GEUIpesq/FACED/UFRGS)

Profª Dra. Silvia de Aguiar Isaia (GEU/UFSM/UNIFRA)

Profª. Dra. Dóris Pires Vargas Bolzan (GEU/UFSM)

Profª. Dra. Maria Isabel da Cunha (PPGEEDU/ UFPel)

Profª. Dra. Elisa Lucarelli (Universidade de Buenos Aires)

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-547-2170

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes