Ir para o conteúdo PPGE Ir para o menu PPGE Ir para a busca no site PPGE Ir para o rodapé PPGE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência!!



#SOSCIÊNCIA

#SOSEDUCAÇÃO 

O 2º Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência, ocorre nesta terça-feira, 26 de Outubro.
Já são 27 atividades confirmadas, em 16 estados e no Distrito Federal, além do tuitaço e ato virtual que integram a  programação nacional do evento.
Com o mote “Quanto vale a Ciência?”, a mobilização foi convocada pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), em conjunto com as entidades signatárias da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP-Br), como forma de reagir aos novos cortes orçamentários feitos pelo governo nas verbas do MCTI e do CNPq.
No último dia 7 de Outubro, sem nenhum debate com a comunidade científica e nem mesmo com o Ministério, o governo federal redirecionou os R$ 690 milhões previstos no PLN 16, cujo principal beneficiário era o CNPq, o que inviabilizará projetos essenciais da agência, como a Chamada Universal e o Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação – INCTs.
Desde então, os(as)  pós-graduandos(as), articulados(as) pela ANPG e a rede de APGs, iniciaram uma série de debates e atos para sensibilizar o Congresso Nacional e pressionar o governo a reverter os cortes, bem como pela liberação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o reajuste das bolsas de estudo, que se encontram congeladas desde 2013. A mobilização ganhou projeção e reuniu outras entidades vinculadas ao setor. Confira a programação no site da ANPG, clicando aqui:  http://www.anpg.org.br
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-547-3794

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes