Ir para o conteúdo PPGE Ir para o menu PPGE Ir para a busca no site PPGE Ir para o rodapé PPGE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Uma conquista que faz história: Claudia Sarturi é a primeira surda Doutora pelo PPGE



O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) viveu um momento histórico no dia 27 de agosto de 2025, com a defesa de tese da pesquisadora Cláudia de Arruda Sarturi, que se tornou a primeira mulher surda a conquistar o título de Doutora em Educação pelo programa.

A pesquisa foi desenvolvida sob orientação da professora Márcia Lise Lunardi Lazzarin e sua defesa foi realizada integralmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A banca examinadora contou com a presença de professoras doutoras surdas de instituições de referência – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – destacando o caráter inclusivo e representativo da sessão.

Para garantir a participação de todos os presentes, a defesa também contou com o trabalho dos tradutores e intérpretes de Libras da UFSM, responsáveis pela mediação da comunicação com as pessoas ouvintes.

O PPGE celebra essa conquista inédita, que representa um passo significativo na valorização da diversidade e na construção de uma universidade cada vez mais inclusiva.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-547-5735

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes