Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Ciências Naturais e Exatas - Santa Maria
03/08/2010 09:00 - 07/08/2010 12:00
Notícias do Evento eiemat2
Descrição
A 2a. Escola de Inverno de Educação Matemática tem por objetivo geral congregar professores de Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior, alunos de cursos de licenciatura em Matemática e de Pedagogia e estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins para, com vistas à prática docente, discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e questões relativas ao processo de formação—inicial e continuada—do docente de Matemática desse nível de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da Educação Matemática com vistas a—e, principalmente—fomentar pesquisas nessa área de inquérito.
Para a realização desses objetivos, estão previstas, como atividades, duas conferências—uma de abertura e outra de encerramento—, palestras, mini-cursos, oficinas, comunicações orais de trabalhos e apresentação de trabalhos através de pôsteres.
O tema proposto nessa Escola é Formação de Professores de Matemática para a Educação Básica e suas práticas docentes: história e atualidade. Para nortear as reflexões decorrentes desse tema, estamos sugerindo cinco grupos temáticos a ele associados: Tecnologias da Informação e da Comunicação, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, História na Educação Matemática e Experiências Docentes.
Alojamento
Grátis
Alojamento gratuito com dois banheiros. As primeiras 86 inscrições têm cama e colchão. Depois, temos 70 colchões. Trazer lençóis, toalhas e cobertores. Como o local é protegido por vidro transparente, os participantes podem desejar trazer barraca. Se desejar reservar um lugar, favor baixar o arquivo alojamento, preenchê-lo e clicar aqui para enviá-lo.
Pago
Este custará R$50,00, desde terça-feira à noite até sábado pela manhã, com café da manhã incluído. As roupas de cama estão incluídas neste pacote. O depósito identificado deverá ser feito no Banco do Brasil, agência: 1484-2, conta corrente: 14140-2 (FATEC) Se desejar reservar um lugar, favor baixar o arquivo alojamento pago, preenchê-lo e clicar aqui para enviá-lo. O comprovante de depósito também poderá ser anexado ao formulário anterior ou enviado por fax: (55) 3220-8732 (A/C Andréia).
Coordenação
João Carlos Gilli Martins — UFSM
Comissão Organizadora Local
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes (PPGE–UFSM)
Atelmo Aloisio Bald (CEEM–UFSM)
Carmen Vieira Mathias (CEEM–UFSM)
Edson Figueiredo (DEPMAT–UFSM)
Eleni Bisognin (MPEFM–UNIFRA)
João Batista Peneireiro (CEEM–UFSM)
José Zanella (CEEM–UFSM)
Leandra Anversa Fioreze (CEEM–UFSM)
Regina Ehlers Bathelt (DEPMEN–UFSM)
Ricardo Fajardo (CEEM–UFSM)
Rosane Rossato Binotto (CEEM–UFSM)
Osmar Francisco Giuliani (CEEM–UFSM)
Vanilde Bisognin (MPEFM–UNIFRA)
Comissão Discente Local
Alex Jenaro Becker
Alexandre Xavier dos Santos
Aline da Rosa Parigi
Alisson Darós Santos
Andressa Wiedenhöft Marafiga
Angela Mallmann Wendt
Arlindo Dutra Carvalho Junior
Atze Rodrigues de Azambuja
Camila Bortoloto
Camila Inês Ribeiro
Carla Andréia Wolf
Carmen Reisdoerfer
Cíntia Regina Fick
Cristane Hahn
Daiane Campara Soares
Daiane Medianeira Ilha da Silva
Débora Dalmolin
Eliane Rosa Fillipin
Eliciane Bruning de Salles
Elisandra Stochero
Fabrício Fernando Halberstadt
Fernanda Ronssani de Figueiredo
Francéli Dalberto
Hakel Fernandes de Awila
Halana Garcez Borowsky
Joacir Marques da Costa
Joice Wociechoski Cavalheiro
Jucilene Hundertmarck
Katiele de Souza Carvalho
Laura Pippi Fraga
Lauren Bonaldo
Leonel Giacomini Delatorre
Leonaldo Luersen Vieira Lopes
Luciane Joner Wiest
Natália Alessandra Kegler
Rian Lopes de Lima
Rodrigo de Freitas Gabert
Ronaldo Bressan Pes
Simone Pozebon
Tanise Coppetti
Thanise Azzolin dos Santos
Tiago Silveira Golçalves
Vanessa Steindorf
Vivan Pinto
Programação
Terça-feira (03/08/2010) CCNE–CE |
|
9h às 17h | Credenciamento Inscrições Matrícula |
19h30min às 20h | Solenidade de Abertura |
20h às 22h | Conferência de Abertura |
Quarta-feira (04/08/2010) CCNE–CE |
|
8h às 9h | Palestras |
9h às 10h | Palestras |
10h às 10h30min | Intervalo para confraternização e lanche |
10h30min às 12h | Comunicação Oral Relatos de Experiência Apresentação de Pôsteres |
13h30min às 15h30min | Minicursos |
15h30min às 16h | Intervalo para confraternização e lanche |
16h às 18h | Minicursos |
20h | Mesa Redonda com o tema “EAD” |
Quinta-feira (05/08/2010) CCNE–CE |
|
8h às 9h | Palestras |
9h às 10h | Palestras |
10h às 10h30min | Intervalo para confraternização e lanche |
10h30min às 12h | Comunicação Oral Relatos de Experiência Apresentação de Pôsteres |
13h30min às 15h30min | Minicursos |
15h30min às 16h | Intervalo para confraternização e lanche |
16h às 18h | Minicursos |
19h30min | Atividade Cultural (transferida para sexta-feira, no mesmo horário) |
Sexta-feira (06/08/2010) CCNE–CE |
|
8h às 9h | Palestras |
9h às 10h | Palestras |
10h às 10h30min | Intervalo para confraternização e lanche |
10h30min às 12h | Comunicação Oral Relatos de Experiência Apresentação de Pôsteres |
13h30min às 15h30min | Minicursos |
15h30min às 16h | Intervalo para confraternização e lanche |
16h às 18h | Minicursos |
19h30min | Confraternização e Atividade Cultural |
Sábado (07/08/2010) CCNE–CE |
|
9h30min às 11h | Conferência de Encerramento |
11h às 12h | Plenária de Encerramento |
Conferência |
|
Abertura | Uma Genealogia Profissional do Professor de Matemática
Wagner Rodrigues Valente |
Encerramento | Problematizando a Formação Matemática na Licenciatura: questões e possibilidades
Plínio Cavalcanti Moreira |
Palestras
(P1) – Da Matemática à Educação Matemática: olhares múltiplos e complexos para a educação do século XXI
Dionísio Burak |
(P2) – A Argumentação em Matemática na Interação com Tecnologias
Nilce Fátima Scheffer |
(P3) – Formação Continuada de Professores de Matemática: as experiências dos mestrados da área de ensino de ciências e matemática
Helena Noronha Cury |
(P4) – A Formação do Professor de Matemática nos Institutos Federais Tecnológicos: demandas e percalços
Rodolfo Chaves |
(P5) – Modelagem Matemática: o jeito da matemática dialogar com a sociedade e a natureza
João Frederico da Costa Azevedo Meyer |
(P6) – O Movimento de Reforma e a Pesquisa em Resolução de Problemas no Século XXI
Lourdes de la Rosa Onuchic |
(P7) – Educação Matemática do Campo e Movimentos Sociais
Gelsa knijnik Cancelada! |
(P8) – Educação Geométrica: tendências atuais sobre o ensino e a aprendizagem em geometria
José Carlos Leivas |
(P9) – Ensino de Matemática em Contextos “Especiais”: EJA*Escola Aberta*CASE
Angelita Zimmerman |
(P10) – Uma Abordagem Inspirada na História
Marcos Teixeira Vieira |
(P11) – Inovando o Currículo de Matemática Através da Incorporação das TICs
Claudia Lisete Oliveira Groenwald Cancelada! |
(P12) – As diretrizes do Referencial Curricular do RS na área de Matemática
Danusa de Lara Bonoto |
(P13) – Construção dos Conceitos de Proporcionalidade com a Utilização de Atividades Digitais: Relato de uma experiência
Leandra Anversa Fioreze |
(P14) – Formação de professores de Matemática e atividades de interação com a escola de educação básica: possibilidades e Tensões
Cátia Maria Nehring |
(P15) – Ser professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
(P16) – Formação de Professores: nenhum a menos
Nara Vieira Ramos |
(P17) – Para Ler o Aluno das Aulas de Matemática
Romulo Campos Lins |
(P18) – Narrativas de Formação
Heloisa Silva |
(P19) – Educação Matemática Inclusiva: o que é possível fazer?
Miriam Godoy Penteado |
(P20) – Matemática na Escola: experiências e perspectivas
Marcus Vinicius de Azevedo Basso Cancelada! |
(P21) – Contribuição da Modelagem para o Ensino da Matemática na Educação Básica e Superior
Eleni Bisognin |
(P22) – Explorando Sucessões Numéricas por meio da Metodologia da Investigação Matemática
Vanilde Bisognin |
Minicursos
Cada participante poderá inscrever-se em dois minicursos.
(MC–1) Modelagem Matemática: uma perspectiva para o ensino de matemática na educação básica
Dionísio Burak |
(MC–2) Construções Geométricas com Software Gratuito Régua e Compasso
Nilce Fátima Scheffer |
(MC–3) Articulando Grandezas e Medidas: do concreto ao abstrato a partir da história da matemática
Rodolfo Chaves |
(MC–4) Modelagem Matemática e Qualidade de Vida
João Frederico da Costa Azevedo Meyer |
(MC–5) Destacando, através de Resolução de Problemas, Pontos de Dificuldades de Professores e Alunos com a Matemática Escolar
Lourdes de La Rosa Onuchic Vagas Esgotadas! |
(MC–6) Episódios de Aprendizagem em Sala de Aula de Matemática: crianças produzindo significados
Regina Ehlers Bathelt |
(MC–7) Educação Matemática, Cultura e Sociedade
Gelsa Knijnik Cancelado! |
(MC–8) A Matemática na Formação do Professor Primário, 1875–1975
Wagner Rodrigues Valente |
(MC–9) Quatro Questões Fundamentais sobre os Racionais
Plínio Cavalcanti Moreira |
(MC–10) Desenvolvimento de Pensamento Geométrico Segundo Van Hiele
José Carlos Leivas |
(MC–11) Applets no Ensino de Geometria através do GeoGebra
Inês Farias Ferreira Vagas Esgotadas! |
(MC–12) Explorando Alguns Tópicos de Geometria Usando Origami
Rosane Rossato Binotto |
(MC–13) Geometria na Escola através da Dobradura em Papel
João Batista Peneireiro |
(MC–14) O Wingeom no Ensino de Geometria
João Batista Peneireiro |
(MC–15) Alguns Conceitos Fundamentais do Cálculo
Marcos Teixeira Vieira Vagas Esgotadas! |
(MC–16) Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: discutindo algumas práticas
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
(MC–17) A Construção do Número nas Etapas Iniciais da Educação Básica
Rosane Carneiro Sarturi |
(MC–18) Matemática e Literatura Infantil: possibilidades interdisciplinares
Adriano Edo Neuenfeldt |
(MC–19) Cinco Problemas de Teoria dos Números para Licenciatura
Romulo Campos Lins |
(MC–20) Narrativas como Meio para Compreensão/Ampliação/ Reconstrução de Significados da Prática Docente
Heloisa da Silva |
(MC–21) Possibilidades em Diferentes Ambientes de Aprendizagem Matemática
Miriam Godoy Penteado |
Horários dos Minicursos
Atenção: A duração total de cada minicurso é de seis horas, sendo duas horas para cada dia
Quarta-feira
04/08/2010 |
Quinta-feira
05/08/2010 |
Sexta-feira
06/08/2010 |
|
13h30min às 15h30min | MC-1, MC-2, MC-4, MC-5, MC-8, MC-9, MC-13, MC-14, MC-16, MC-17, MC-21 | MC-1, MC-2, MC-4, MC-5, MC-8, MC-9, MC-13, MC-14, MC-16, MC-17, MC-21 | MC-1, MC-2, MC-4, MC-5, MC-8, MC-9, MC-13, MC-14, MC-16, MC-17, MC-21 |
16h às 18h | MC-3, MC-6, MC-7, MC-10, MC-11, MC-12, MC-15, MC-18, MC-19, MC-20 | MC-3, MC-6, MC-7, MC-10, MC-11, MC-12, MC-15, MC-18, MC-19, MC-20 | MC-3, MC-6, MC-7, MC-10, MC-11, MC-12, MC-15, MC-18, MC-19, MC-20 |
Inscrição
Data limite para a submissão de trabalhos:
Prorrogado para 24 de Julho de 2010
Desconto na Inscrição
Serão concedidos descontos de 25% no valor da taxa de inscrição a estudantes de graduação, de pós-graduação e a professores da Educação Básica que se inscreverem em grupos de 15 ou mais indivíduos, identificados em uma listagem que conste o nome completo dos que postulam a inscrição com desconto, bem como o nome da instituição de origem de cada estudante ou professor. Esta listagem deverá ser encaminhada pelo Coordenador do respectivo curso, no caso de acadêmicos, e pelo Gestor Administrativo, no caso de professores da educação básica, à secretaria da 2a Escola de Inverno de Educação Matemática pelo formulário.
De resto, os procedimentos para a inscrição seguem as orientações para quem a faz individualmente e que se encontram nesta página.
Observação: O depósito da taxa de inscrições do grupo poderá ser efetuado num único depósito.
Certificado de Participação
O participante com presença mínima de 75% nas atividades receberá um certificado de participação de 40 horas.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado através de um depósito bancário identificado, ou seja, favor incluir o seu nome no formulário de depósito.
Professores e pesquisadores da Educação Superior e profissionais de outras áreas | R$80,00 |
Alunos de pós-graduação e professores da Educação Básica | R$50,00 |
Alunos de graduação | R$40,00 |
Procedimentos para Efetuar o Depósito Bancário Identificado
P.1. O depósito deverá ser identificado constando o seu nome;
P.2. Informação bancária: Banco do Brasil, agência: 1484-2, conta corrente: 14140-2 (FATEC);
Procedimento para enviar a Inscrição
Encaminhar o comprovante do depósito via fax [(55) 3220-8732, A/C Andréia] ou via e-mail;
A inscrição somente será efetivada após o recebimento do comprovante de depósito e a ficha de inscrição completamente preenchida.
Clique no formulário para enviar a sua inscrição.
Submissão de Trabalho
Data Limite para a Submissão de Trabalho:
*Prorrogado para 27 de julho de 2010*
Os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais da Escola de Inverno em CDROM
Os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades comunicação oral (CO) e/ou pôster (PO) e deverão estar claramente dentro da perspectiva da Educação Matemática, relacionado com alguns dos eixos temáticos da Escola. São eles:
- Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
- Modelagem Matemática;
- Resolução de Problemas;
- História na Educação Matemática;
- Experiências Docentes.
(CO) Comunicação Oral: nesta modalidade poderão ser apresentados relatos de pesquisa (concluídas ou em andamento) e de experiências, e terão duração de 20 minutos.
(PO) Pôster: nesta modalidade poderão ser apresentados tanto relatos de pesquisa quanto relatos de experiência.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por professores reconhecidos da área. Todos os trabalhos aceitos serão publicados, na íntegra, nos anais da Escola.
Para submeter trabalhos, use o link disponível na página, onde deverá ser anexado o arquivo contendo o texto correspondente.
Atenção: Será desconsiderado pela comissão o trabalho que se encontra em pelo menos uma das seguintes situações:
- elaborado fora dos padrões de formatação especificados;
- enviado fora do prazo máximo de submissão;
- submetido sem que tenha sido efetuado o pagamento da inscrição até a data limite.
Os textos deverão ser submetidos em formato Word (2003 ou 2007)
Formatação e Forma de Envio dos Trabalhos
Favor baixar o modelo de arquivo e utilizá-lo para produzir o artigo. Nele constam todas as instruções.
Para produzir o pôster, favor usar este modelo
Contato
Secretaria do Evento
Centro de Ciências Naturais e Exatas
CCNE – Prédio 13
Sala 1219 – B
Telefone: (55) 3220-8496
Links e Endereços de Hotéis
Links
Hotel Continental de Santa Maria
Endereços
Pensão Camobi
Rua Rodolfo Behr, 1617
Bairro Camobi
Fone: (55) 3223-2576
Obs: Trazer cobertor dependendo da temperatura
Pousada Bisognin
Avenida Evandro Behr, 7995
Faixa Velha RS 509
Bairro Camobi
Fone: (55) 3226-9101
Obs: Há restaurante próximo.
Pousada do Alemão
Avenida Roraima
Bairro Camobi
Fone: (55) 8422-4220 / (55) 3211-1707
Vagas: 7 pessoas
Obs: São cinco quartos. Dois desses possuem duas camas.
Hotel Laçador
Rua Dr. Bozano, 1095
À meia quadra do calçadão
Bairro Centro
Fone: (55) 3222-7575
Hotel Nino
Rua Benjamin Constant, 1350
Próximo ao Clube Dores
Fone: (55) 3221-3929 / (55) 3225-1603 / (55) 9975-7822
Hotel Humberto
Rua Pinheiro Machado, 2310
Bairro Centro
Fone: (55) 3223-1210
Hotel Tupi
Avenida Rio Branco, 229
Bairro Centro
Fone: (55) 3222-2777
Transporte Coletivo
Estação Rodoviária de Santa Maria
Endereço: Rua Pedro Pereira, 1450
97050 – 590
Santa Maria – RS
Fone: (55) 3222 – 4747
Estação Rodoviária de Porto Alegre
Endereço: Largo Vespasiano Júlio Veppo, n0 70
90035 – 040
Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3228 – 0699 / (51) 3210 – 0101
Horários de ônibus:
Centro de Santa Maria — Campus da UFSM (ida e volta)
Táxi:
Rádio Táxi Coopaver: (55) 3221 – 1304 / (55) 3222 – 4500
Rádio Táxi Universitária LTDA: (55) 3221 – 3606 / (55) 3222 – 3606
Eventos Culturais e Turismo
Secretaria de Turismo e Eventos de Santa Maria
Origem Lendária de Santa Maria
Localização
Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Ciências Naturais e Exatas
Roraima - 13 - Camobi - CCNE
Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul