Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Ciências Naturais e Exatas - Santa Maria
03/08/2016 07:00 - 05/08/2016 18:00
Descrição
No período compreendido entre os dias 03 a 05 agosto de 2016, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estará promovendo a 5a ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Assim como as quatro edições anteriores, essa Escola será organizada pelo Curso de Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, ambos do Centro de Ciências Naturais e Exata (CCNE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Centro de Educação (CE).
Esses eventos ocorrem, desde 2008, no Campus da UFSM, em anos pares, nos meses de julho e/ou agosto e, preferencialmente, na semana que antecede o início do segundo semestre letivo do ano de sua realização.
Quanto aos seus objetivos, esses eventos visam a congregar professores de Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior, alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia e estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins para discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e questões relativas ao processo de formação—inicial e continuada—do docente de Matemática desse nível de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da Educação Matemática com vistas a—e, principalmente—fomentar pesquisas nessa área de inquérito.
A primeira edição, ocorrida em 2008, teve como tema norteador as “Práticas e as Matemáticas do Professor de Matemática da Educação Básica”. A segunda edição, a de 2010, se pautou pelo tema “Formação de Professores de Matemática para a Educação Básica e suas Práticas Docentes: história e atualidade”. A terceira edição, a de 2012, propôs o tema “Políticas Públicas no contexto da Educação Matemática: implicações na sala de aula”. A quarta edição do evento, a de 2014, propôs a temática “Educação Matemática para o Século XXI: trajetória e perspectivas”. O tema proposto para a 5a Escola de Inverno de Educação Matemática é “A sala de aula de Matemática: que lugar é esse?”. Para nortear as reflexões decorrentes desse tema, estamos sugerindo os seguintes grupos temáticos a ele associados: Formação de professores, Resolução de problemas, Modelagem Matemática e TIC, História e Educação Matemática, Ensino e aprendizagem na Educação Matemática (práticas docentes, tendências pedagógicas, propostas curriculares, EJA, no ensino técnico da educação básica), Educação Inclusiva e Etnomatemática.
Como o processo de formação do professor de Matemática para a Educação Básica foi uma questão central debatida nas edições anteriores, a 5a Escola de Inverno pretende continuar refletindo sobre esse processo e, para isso, junto com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), da UFSM, continuará promovendo, no interior de sua programação, o 3o Encontro Nacional de Pibid Matemática.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) foi criado a partir de uma ação do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior para atuarem na Educação Básica. Desde o lançamento de seu primeiro edital, em 2007, este programa vem se ampliando e configurando-se como a principal política pública atual de formação inicial de professores.
Nesta perspectiva, o 3o Encontro Nacional de Pibid/Matemática pretende continuar constituindo em um espaço de discussão e compartilhamento de experiências sobre as contribuições do Pibid para a formação de professores de Matemática para a Educação Básica.
Eixos temáticos
Formação de professores que ensinam Matemática
O eixo “Formação de Professores que Ensinam Matemática” visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre formação inicial de professores (contemplando cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial), bem como programas de formação continuada. Envolve, entre outros aspectos, questões curriculares de cursos de formação;prática de ensino e prática como componente curricular;estágio supervisionado; formação especifica e formação didático pedagógica;políticas públicas de formação; PIBID; PNAIC; práticas formativas e práticas profissionais.
Resolução de problemas, Modelagem Matemática e TIC
Os trabalhos submetidos a esse eixo temático deverão versar a respeito de TIC, Resolução de Problemas e Modelagem Matemática como procedimentos de ensino e de aprendizagem – pesquisas ou experiências – que tomem a sala de aula (bem como possíveis práticas)de Matemática, nos diversos níveis de ensino.
1. TIC inclui estudos e resultados a respeito do uso de softwares utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim sucessivamente.
2. Resolução de Problemas inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim por diante.
3. Modelagem Matemática inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, grupos de alunos e professores, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos, etc.
História e Educação Matemática
Os trabalhos a serem submetidos a essa seção devem versar sobre a História da Educação Matemática, sobre a História na Educação Matemática e/ou sobre a História da Matemática onde, em linhas gerais:
1. A História da Educação Matemática inclui estudos de natureza histórica que investigam atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles relacionados aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática; a pessoas, a comunidades e a instituições que se envolveram nesses processos; a obras e a documentos oficiais que tratam dessa temática, etc.
2. A História na Educação Matemática inclui estudos que objetivam analisar o uso da história (da Matemática, da Educação Matemática ou da história em sentido amplo) na formação pré-serviço e continuada de professores, na prática docente em salas de aula, na formação matemática de estudantes de quaisquer níveis de ensino, em livros didáticos de Matemática de quaisquer épocas, em documentos oficiais relacionados ao ensino da Matemática, na investigação em Educação Matemática, e assim por diante.
3. A História da Matemática inclui estudos de natureza histórica relacionados à gênese e ao desenvolvimento do pensamento matemático, suas aplicações e seus fundamentos filosóficos e epistemológicos.
Ensino e aprendizagem na Educação Matemática
Educação Matemática e Inclusão
Incluem-se nesse eixo estudos e experiências que envolvem conceitos relacionados ao tema Inclusão na perspectiva da Educação Matemática. Dentre outras, abrange questões voltadas à reflexões sobre práticas docentes em cenários inclusivos; discussões em torno da aprendizagem matemática frente a diversidade e as diferentes necessidades e habilidades do educando e, também, investigações em torno de currículos e políticas públicas que contemplam essa temática.
Etnomatemática
Os trabalhos propostos, a partir da temática do evento, deverão contemplar programas e projetos de Etnomatemática como procedimentos de ensino e de aprendizagem – pesquisas ou experiências – que tomem a sala de aula (bem como possíveis práticas) de Matemática, nos diversos níveis de ensino. Todas propostas deverão obedecer as normas de formatação do evento. Os trabalhos que não estiverem dentro de tais padrões serão devolvidos às (aos) respectivas (respectivos) autoras (autores), o que pode causar transtorno quanto ao tempo ou à aprovação dos mesmos. A Etnomatemática inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, grupos de alunos e professores, grupos étnicos, comunidades e organizações socioculturais e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim por diante.
Programação
Confira aqui a programação do evento (Atualizado em 25/07/2016).
Confira aqui as palestras já confirmadas (Atualizada em 25/07/2016).
Confira aqui os minicursos/oficinas já confirmados (Atualizada em 28/07/2016).
Para os trabalhos na modalidade CC e RE, cada apresentador terá 15 (quinze) minutos para apresentar. Cada sala terá um computador e um data show disponível.
Comunicação Científica (CC) (Atualizado em 29/07/2016)
Relato de Experiência (RE) (Atualizado em 29/07/2016)
Pôster (PO) (Atualizado em 29/07/2016)
Mostra Didático-Científica Pibid
As inscrições para os minicursos/oficinas serão feitas durante o credenciamento no dia 03 de agosto.
Materialpara o minicurso “Estudo sobre Transformações Lineares através do Aplicativo SAGE”
Inscrição
Certificado de Participação: 40 (quarenta) horas.
Investimentos
15/03 – 30/05 | 31/05 – 27/07 | 28/07 – 03/08 | |
---|---|---|---|
Professores e pesquisadores da Educação Superior e profissionais de outras áreas | 130,00 | 150,00 | 180,00 |
Alunos de pós-graduação e professores da Educação Básica (normal) | 80,00 | 100,00 | 120,00 |
Alunos de pós-graduação e professores da Educação Básica (com desconto) | 60,00 | 75,00 | 90,00 |
Alunos de graduação (normal) | 70,00 | 90,00 | 100,00 |
Alunos de graduação (com desconto) | 52,50 | 67,50 | 75,00 |
Credenciamento
O participante que estiver efetivamente inscrito (boleto pago) e não comparecer ao evento, poderá solicitar o material do evento somente através de procuração.
Para efetuar a sua inscrição no evento, clique neste link
Se necessitar de uma Nota Fiscal, clique aqui para baixar o arquivo. Preencha todos os itens que tem um asterisco em cor vermelha e envie o arquivo para o e-mail “escoladeinverno@gmail.com”. No campo do assunto escreva “Solicita a emissão de NF”.
Se precisar gerar uma segunda via do boleto, clique aqui para as instruções.
- Cada membro da lista deverá efetuar a sua inscrição e pagar o boleto bancário, optando pela taxa de inscrição “com desconto”;
- O Coordendor do Curso do Curso ou o Gestor Administrativo deverá enviar as lista completa do grupo de membros para o e-mail: escoladeinverno.ins@gmail.com. No assunto do e-mail incluir: “inscrição com desconto para grupos”.
Submissão de Trabalho
- Você não precisa estar inscrito no evento para submeter um trabalho. A sua inscrição no mesmo poderá ser efetuada após o aceite do trabalho submetido.
- Serão aceitos até 3 (três) trabalhos do autor principal (primeiro autor).
- Para publicação nos Anais todos os autores precisam estar inscritos (boleto pago) no evento.
Tanto para a Escola de Inverno como para o Encontro Pibid, os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades de Comunicação Científica (CC), Relato de Experiência (RE) e/ou Pôster (PO) e deverão estar claramente dentro da perspectiva da Educação Matemática, relacionado com algum do evento.
(CC) Comunicação Científica: nesta modalidade poderão ser apresentadas pesquisas a nível de graduação ou pós-graduação, em andamento ou concluídas.
(RE) Relato de Experiência: nesta modalidade poderão ser apresentadas experiências de sala de aula, de projetos ou experiências vivenciadas durante a graduação ou pós-graduação.
(PO) Pôster: nesta modalidade poderão ser apresentadas tanto relatos de pesquisa quanto relatos de experiência. Após a aprovação do trabalho dessa modalidade, use o modelo de arquivo para a produção do pôster.
(MDC_Pibid) Mostra Didático-Científica Pibid: espaço destinado à apresentação de materiais produzidos tais como jogos, maquetes, etc, onde os bolsistas do Pibid farão uma exposição/explicação deste material. Os que desejarem participar deverão submeter um resumo expandido ao Comitê Científico do evento.
- Para os trabalhos nas modalidades CC, RE e PO, use o modelo de arquivo dessas modalidades. Para a Mostra Didático-Científica do Pibid, use o modelo de arquivo próprio.
- Deverão ser enviados para o e-mail escoladeinverno.trb@gmail.com 2 (dois) arquivos: uma versão cega e uma não cega. Nos modelos de arquivos encontram-se as instruções de como proceder para o envio de cada versão.
- Em cada versão de arquivo, será necessário informar: o eixo temático, a modalidade e a categoria. As categorias são as seguintes e se referem ao PRIMEIRO AUTOR (autor principal).
- Aluno de Graduação
- Aluno de Graduação/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Aluno de Pós-Graduação
- Aluno de Pós-Graduação/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Pesquisador/Professor de Nível Superior
- Pesquisador/Professor de Nível Superior/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Professor da Escola Básica
- Professor da Escola Básica/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Serão aceitos até 3 (três) trabalhos do autor principal.
- Os trabalhos na modalidade PO deverão produzir o pôster usando este arquivo
Os trabalhos são avaliados em relação aos seguintes itens:
- Com relação ao resumo do artigo: o resumo está de acordo com o conteúdo do trabalho, incluindo objetivos, resultados e conclusões?
- Com relação ao corpo do artigo:
- Introdução: A introdução está corretamente formulada?
- O(s) objetivo(s) está(ão) enunciado(s) e refere(m)-se ao presente artigo?
- Metodologia: o artigo apresenta uma metodologia?
- Resultados, conclusões ou considerações finais: o artigo apresenta resultados, conclusões ou considerações finais?
- Referências: as referências bibliográficas estão de acordo com as normas da ABNT?
- Com relação à relevância do artigo para o evento: o artigo apresenta uma relevância na área da Educação Matemática e com a temática do evento (eixos temáticos)?
- Com relação à redação do texto:
- Está de acordo com as normas da ABNT?
- Necessita de reformulações?
Os trabalhos serão avaliados por um Comitê Científico. Para cada trabalho submetido será emitido um parecer. Os trabalhos aceitos serão publicados, na íntegra, nos anais online do evento, se todos os autores estiverem inscritos no mesmo. Além do mais, atentamos para a importância de usar o arquivo modelo para a submissão do trabalho. Nesse arquivo encontram-se informações importantes de como proceder.
Contato
Secretaria do Evento
Centro de Ciências Naturais e Exatas
CCNE – Prédio 13
Sala 1220
Telefone: (55) 3220-6163
E-mail: escoladeinverno@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/groups/522013807913376/
Endereços e Links de Hotéis
links
Hotel Morotin
Hotel Continental de Santa Maria
Hotel Umberto
Endereços
Pensão Camobi
Rua Rodolfo Behr, 1617
Bairro Camobi
Fone: (55) 3223-2576
Diária: R$ 15,00 (10 à 12 pessoas)
Obs: Trazer cobertor dependendo da temperatura
Pousada Bisognin
Avenida Evandro Behr, 7995
Faixa Velha RS 509
Bairro Camobi
Fone: (55) 3226-9101
Diárias a partir de R$ 25,00 (24 lugares)
Obs: Há restaurante próximo.
Pousada do Alemão
Avenida Roraima
Bairro Camobi
Fone: (55) 84224220 / (55) 3211-1707
Diária: R$15,00
Vagas: 7 pessoas
Obs: São cinco quartos. Dois desses possuem duas camas.
Hotel Laçador
Rua Dr. Bozzano, 1095
À meia quadra do calçadão
Bairro Centro
Fone: (55) 3222-7575
Hotel Nino
Rua Benjamin Constant, 1350
Próximo ao Clube Dores
Fone: (55) 3221-3929 / (55) 3225-1603 / (55) 9975-7822
Hotel Humberto
Rua Pinheiro Machado, 2310
Bairro Centro
Fone: (55) 3223-1210
Hotel Tupi
Avenida Rio Branco, 229
Bairro Centro
Fone: (55) 3222-2777
Instituto São José
Diárias com café da manhã:
Aptos para 01 pessoa: R$50,00
Aptos duplos e triplos: R$45,00 por pessoa
Almoço ou jantar: R$15,00 por pessoa (buffet livre com sobremesa incluída)
Rua Aron Fischamann sn
Parque Antônio Reis
Telefone: (55) 3211-4141 / Fax: (55) 3211-2125
e-mail: eventos@instituosaojose.com.br
Transporte Coletivo
Estação Rodoviária de Santa Maria
Endereço: Rua Pedro Pereira, 1450
97050 – 590
Santa Maria – RS
Fone: (55) 3222 – 4747
Estação Rodoviária de Porto Alegre
Endereço: Largo Vespasiano Júlio Veppo, n0 70
90035 – 040
Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3228 – 0699 / (51) 3210 – 0101
Táxi:
Rádio Táxi Coopaver: (55) 3221 – 1304 / (55) 3222 – 4500
Rádio Táxi Universitária LTDA: (55) 3221 – 3606 / (55) 3222 – 3606
Eventos Culturais e Turismo
Secretaria de Turismo e Eventos de Santa Maria
Origem Lendária de Santa Maria
Mapas
Localização
Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Ciências Naturais e Exatas
Roraima - 13 - Camobi - CCNE
Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul