A professora do PPGENF Rosângela Marion da Silva participou e foi premiada com o 1° lugar Prêmio Edith Magalhães Fraenkel, que versa sobre a pesquisa em enfermagem, no 23º SENPE – Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e 4º SITEN – Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem. O evento ocorreu de 8 a 11 de julho, na cidade de Palmas, Tocantins.
O trabalho premiado “Alecrim como terapêutica para o sono e risco cardiovascular de profissionais de enfermagem: pesquisa intervenção” é produto da tese de doutorado da enfermeira Carolina Renz Pretto, orientada pela professora, que foi contemplado com recursos do Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Os co-autores do trabalho, enfermeiras Lilian Medianeira Coelho Steckel e Flávia Camef Dorneles são doutorandas do programa, e Juliana Tamiozzo foi bolsista de iniciação científica do projeto e atualmente é enfermeira no HUSM/EBSERH.
O estudo de intervenção foi realizado em serviços de emergência e os participantes utilizaram cápsulas de extrato seco de Rosmarinus officinalis L. (Alecrim) (1g/dia) por 8 semanas. Identificou-se redução no risco para eventos cardiovasculares e melhora na qualidade do sono.
O Alecrim produz benefícios à saúde humana, constituindo-se uma alternativa promotora de prevenção e tratamento de doenças.