As Linhas de Pesquisa do PPGENF são: Cuidado e Educação em Enfermagem e Saúde e Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde.
A Linha de Pesquisa Cuidado e Educação em Enfermagem e Saúde, conhecida como Linha do Cuidado, congrega estudos sobre o cuidado e educação às pessoas e famílias, nos diversos ciclos da vida, inseridos no contexto das políticas públicas. Os Grupos vinculados a esta Linha são:
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde (GEPES) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3856231939722325
Trabalha com temáticas relacionadas a Educação, Saúde e Enfermagem, práticas de cuidado de enfermagem e saúde durante o processo de viver e morrer e tecnologias nos vários cenários de atuação em enfermagem. O GEPES é coordenado pelas professoras Dra. Silvana Bastos Cogo.e Dra. Graciela Dutra Sehnem.
- Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6113535756294274
Trabalha com Produção de Tecnologias Educativas na promoção da saúde em Segurança Alimentar e Nutricional e cuidado de crianças pequenas, de Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento, na atenção às pessoas com HIV e sífilis e atenção à saúde da mulher em situação de violência. As temáticas são sustentadas pela Prática Baseada em Evidências e a execução é pautada no modelo conceitual da Tradução do Conhecimento em Ação. Integram o PEFAS as professoras pesquisadoras Dra Aline Cammarano Ribeiro, Dra. Vanessa Ramos Kirsten e Dra Tassiane F. Langendorf e sua coordenação é compartilhada pelas professoras Dra. Cristiane Cardoso de Paula e Dra. Stela Maris de Mello Padoin.
- Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde (GPFORESM) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4146652731892790
Sob liderança das professoras Dra. Daiana Foggiato de Siqueira e Dra. Cristiane Arnemann, conta com a colaboração da idealizadora do grupo Profa. Dra. Marlene Gomes Terra e atua nas linhas de pesquisa “Saúde Mental e Substâncias Psicoativas” e “Educação e Formação em Saúde”. Integra estudantes da graduação e pós-graduação, pesquisadores e trabalhadores dos serviços de saúde.
- Saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO) – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2657418269881739
Trabalha com temáticas relacionadas ao cuidado à criança, adolescente e suas famílias no contexto da cronicidade; crianças com necessidades especiais de saúde; políticas e práticas na saúde do neonato, criança, adolescente e suas famílias. O CRIANDO é coordenado pela professora Dra. Eliane Tatsch Neves e, tendo como colaboradores externos as professoras Dra. Neila Santini de Souza, Dra. Andressa de Silveira, Dra. Beatriz Tozzo e os professores Dr. Leonardo Bigolin e Dr. Rivaldo Farias.
- Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6224997056162687
O Núcleo de Estudos em Cuidado e Família, integra o Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, dedica-se a estudos e pesquisas relacionadas a família, cuidador familiar, experiência de adoecimento por situações crônicas, cuidados de enfermagem, estomias e tecnologias cuidativo-educacionais, desde 2015. O NECFAMI é coordenado pelas professoras Dra. Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini e Dra. Naiana Oliveira dos Santos.
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Práticas de Cuidado nos Cenários da Saúde, integra o Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, trabalha com as temáticas das Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Doenças Crônicas Transmissíveis; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Atenção Primária à Saúde. O PraCCeS é coordenado pelos professores Dra. Maria Denise Schimith, Dra. Laís Mara Caetano da Silva e Dr. Alessandro Rolim Scholze.
A Linha de Pesquisa Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde, conhecida como Linha do Trabalho, compreende estudos que contemplem o trabalho e a gestão em enfermagem e em saúde, sustentados em diferentes referenciais teóricos e metodológicos, nos diversos cenários. Os Grupos vinculados a esta Linha são:
- Grupo Trabalho, Ética, Saúde e Segurança do Paciente – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/353030
Atua com as temáticas relacionadas a diferentes agravos à saúde do trabalhador e segurança do paciente, implicações éticas ao trabalho na busca de evidências que visem intervenções/estratégias para promoção de ambientes laborais saudáveis e práticas seguras. O GTESSP é coordenado pela líder Profa Dra Graziele de Lima Dalmolin e vice-líder Profa Dra Rafaela Andolhe. E conta com os professores colaboradores Profa. Dra. Tânia Solange Bosi de Souza Magnago (UFSM), Profa. Dra. Patrícia Bitencourt Toscani Greco (URI), Yuliett Mora Perez (Cuba) e Paula Andrea Cevallos Vasquez (Chile).
- Grupo de pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/603326
O subgrupo de Pesquisa em Saúde do Trabalhador Trabalho e Bem-Estar (GEST) atua com temáticas relacionadas ao sono, trabalho em turnos, ritmo circadiano, qualidade de vida e aspectos psicossociais do trabalho. O GEST é coordenado pelas professoras Dra. Rosângela Marion da Silva e Dra. Carmem Lúcia Colomé Beck. Tendo como colaboradora a Profa. Dra. Alexa Pupiara F. Coelho Centenaro.
O subgrupo Grupo de Estudos em Trabalho, Enfermagem, Saúde, Segurança e Meio Ambiente integra o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem (GETESSMA) atua com temáticas relacionadas ao trabalho em saúde e enfermagem, ambiente de trabalho, saúde do trabalhador, condições de trabalho da enfermagem e transição do cuidado. O GETESSMA é coordenado pelas Professoras Dra. Silviamar Camponogara e Dra. Etiane de Oliveira Freitas.
O subgrupo Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem (GASENF) desenvolve pesquisas relacionados à gestão em saúde, melhoria da qualidade da assistência, gerenciamento do cuidado e dos serviços de saúde, buscando discutir estas concepções teóricas e suas relações com a saúde do trabalhador e a organização da rede integrada dos serviços de saúde. O GASEnf é coordenado pela Profa. Dra Suzinara Beatris Soares de Lima e conta com professores colaboradores Dr. Valdecir da Costa Zavarese, Dra. Vera Regina Real Lima Garcia da UFSM, Dra. Thaís Dresch Eberhardt (UPF) e o Profe. Dr. Paulo Jorge Pereira Alves da (Universidade Católica Portuguesa/ Portugal.
- Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC) – ttp://www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4520463066505471
Atua com temáticas do campo da saúde coletiva nos diferentes espaços de produção de saúde por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O GEPESC é coordenado pela Profa Dra. Teresinha Heck Weiller e Profe Ma. Elisa Rucks Megier. Tendo como colaboradores externos os professores Dr. Guilherme Pinheiro (Politécnico/UFSM). Adalvane Damasceno (UNISINOS), Dr. Pedro Palha (EERP/USP), Dra. Jaqueline Ballestero (EERP/USP) e Dra. Juliana Colomé (UFN).