No mês de outubro a Profa. Dra. Rafaela Andolhe, pesquisadora do Grupo Trabalho, Ética, Saúde e Segurança do Paciente (GTESSP), realizou uma missão internacional na Universidad Católica del Maule (UCM), na cidade de Maule, no Chile. A professora foi recebida pela Profa. Dra. Paula Ceballos Vásquez, do curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da UCM.
Nesta ocasião, a professora realizou uma visita guiada pelo campus sede da instituição, conhecendo a infraestrutura universitária, laboratórios e espaços de convivência acadêmica. A parceria entre as universidades brasileiras com a UCM amplia a ciência nacional e fomenta a enfermagem latino-americana.
No curso de Graduação em Enfermagem do campus de Curicó, ministrou uma aula para estudantes de graduação sobre Enfermagem Baseada em Evidências. A atividade possibilitou o intercâmbio de conhecimentos sobre práticas científicas e a consolidação do ensino crítico e reflexivo em enfermagem, destacando aos alunos chilenos a importância da pesquisa como base para o cuidado profissional de enfermagem. No curso de Mestrado em Enfermagem, a professora ministrou uma aula sobre pesquisa na enfermagem e tendências na construção do conhecimento da enfermagem latino-americana. A atividade proporcionou um espaço de reflexão sobre os desafios da produção científica na região e destacou a relevância de abordagens colaborativas e interculturais para o avanço do conhecimento em saúde.
Além disso, participou como palestrante do Seminário Internacional “Ciência e Inovação para a Saúde Feminina de Mulheres Trabalhadoras Maulinas”, evento que reuniu pesquisadores, docentes e discentes para discutir temas emergentes relacionados à Saúde Ocupacional e bem-estar feminino, com foco em inovação. A jornada permitiu, ainda, discussões para implementação da segunda fase do projeto Invierte Woman, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e saúde de mulheres trabalhadoras chilenas.
Em continuidade às ações de cooperação, foram realizadas reuniões com a equipe da Faculdade de Ciências da Saúde da UCM para planejar propostas de COIL (Collaborative Online International Learning) entre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM e a universidade chilena. O COIL permite o desenvolvimento de atividades acadêmicas conjuntas em formato virtual, conectando estudantes e docentes de diferentes países em experiências colaborativas de ensino e aprendizagem. Essa metodologia amplia a internacionalização do currículo e favorece a troca intercultural, possibilitando que participantes de distintas realidades sociais e profissionais compartilhem conhecimentos, práticas e perspectivas sobre temas relevantes da enfermagem e da saúde global.
Texto: Giulia Dos Santos Goulart e Matheus Silvelo Franco.





