Ir para o conteúdo PPGENF Ir para o menu PPGENF Ir para a busca no site PPGENF Ir para o rodapé PPGENF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Submissão de trabalhos

Normas para Confecção dos Banners/Pôsters

Dimensões do pôster – sugerimos atenção:

largura: mínima 50cm e máxima 90cm

altura: mínima 80cm e máxima 120cm

O pôster deverá:

  • Conter título do trabalho idêntico ao resumo aceito
  • Ter os nomes e instituições dos autores
  • Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis.

Solicita-se que os autores organizem as informações, de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.

O pôster deverá ser confeccionado com cordão para pendurar.

Submissão de Trabalhos

 Categorias dos Trabalhos

  • Poderão ser submetidos Trabalhos Completos e Resumos Expandidos (Pesquisa, Nota prévia, Relato de Experiência)

Eixos Temáticos para o envio de trabalhos:

  • Processos de Cuidado em Saúde e Enfermagem
  • Formação e Educação em Saúde e Enfermagem
  • Processo de Trabalho e Gestão em Saúde e Enfermagem

Formas de apresentação dos trabalhos completos e resumos expandidos

  • Pôster dialogado

SERÁ ACEITA A INSCRIÇÃO DE, NO MÁXIMO, DOIS (02) TRABALHOS POR RELATOR. 

SOMENTE SERÃO AVALIADOS OS TRABALHOS EM QUE TODOS OS AUTORES ESTIVEREM INSCRITOS NO EVENTO E COM O PAGAMENTO EFETIVADO ATÉ 17 DE ABRIL DE 2017.

NORMAS PARA TRABALHO COMPLETO

O trabalho completo deverá conter no mínimo seis e máximo nove laudas. Título: em caixa alta, o tamanho da fonte é 12, negrito e centralizado, no máximo 15 palavras. O trabalho será identificado pelo seu TÍTULO. Credenciais dos autores: O nome completo do(s) autor(s) deverá localizar-se logo abaixo do título, em alinhamento à direita e com entrada pelo sobrenome. O nome do relator deve estar sublinhado. Em nota de rodapé, deverão estar indicados a categoria profissional, maior titulação, cargo e instituição de trabalho do relator e de todos os autores, com endereço eletrônico do relator para contato. O nome de cada autor será colocado na ordem SOBRENOME e NOME POR EXTENSO. Por exemplo, o nome Jorge Silveira será escrito SILVEIRA, Jorge. Resumo (máximo 150 palavras): com introdução, objetivos, metodologia, resultados/discussão, conclusões redigido em espaçamento simples e em parágrafo único. Após o Resumo deverão constar três a cinco descritores, separados por ponto e vírgula. Para citá-los, consultar DeCS no site: www.decs.bvs.br. O texto deverá estar no formato padrão do programa Word for Windows 2003, em parágrafo com recuo de 1,25 cm, espaçamento entre linhas 1,5*, corpo 12 e fonte Times New Roman, sem numeração de páginas e todas as margens iguais a 2,0 cm. Deve conter: Introdução; Metodologia; Resultados/Discussão e Considerações Finais/Conclusão. O eixo temático deverá ser indicado ao final do Corpo do Texto
Referências: até 20, de acordo com as normas Vancouver.

Modelo para trabalho completo clique aqui.*Atenção: O número de autores para as modalidades Resumo Expandido e Trabalho Completo é ilimitado. Errata realizada no dia 08.03.2017 sobre as normas para trabalho completo:Ao invés de parágrafo sem recuo no corpo do texto foi readequado para recuo de 1,25 cm. 
Readequado espaçamento simples no corpo do texto para espaçamento entre linhas de 1,5. No resumo do trabalho manteve-se espaçamento simples.Devido a essas modificações, o número máximo de laudas para o trabalho completo passou de oito a nove laudas -máximo-.

NOTAS IMPORTANTES:

– O trabalho em português requer obrigatoriamente que o resumo seja apresentado nas versões inglesa e espanhola, bem como a versão do título e palavras-chave. O trabalho em espanhol ou inglês requer a tradução do resumo, do título e palavras-chave para o português e para o inglês ou espanhol.


NORMAS PARA RESUMO EXPANDIDO

O trabalho deverá apresentar introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências. Título: em caixa alta, o tamanho da fonte é 12, negrito e centralizado, no máximo 15 palavras. O trabalho será identificado pelo seu TÍTULO. O trabalho em português requer obrigatoriamente que o TÍTULO seja apresentado nas versões inglesa e espanhola bem como palavras-chave. Credenciais dos autores: O nome completo do(s) autor(s) deverá localizar-se logo abaixo do título, em alinhamento à direita e com entrada pelo sobrenome. O nome de cada autor será colocado na ordem SOBRENOME e NOME POR EXTENSO. Por exemplo, o nome Jorge Silveira será escrito SILVEIRA, Jorge. O nome do relator deve estar sublinhado. Em nota de rodapé, deverão estar indicados a categoria profissional, maior titulação, cargo e instituição de trabalho do relator e de todos os autores, com endereço eletrônico do relator para contatoO corpo do texto deverá conter no mínimo 1000 e no máximo 1500 palavras, no formato padrão do programa Word for Windows 2003, em parágrafo único sem recuo, espaçamento simples, corpo 12 e fonte Times New Roman, sem numeração de páginas e todas as margens iguais a 2,0 cm. O eixo temático deverá ser indicado ao final do Corpo do Texto. Após o final do corpo do texto, deverão constar três a cinco descritores, separados por ponto e vírgula. Para citá-los, consultar DeCS no site: www.decs.bvs.br. Não deve conter gráficos, tabelas, desenhos e depoimentos dos participantes da pesquisa. Referências: utilizar de três a cinco, de acordo com as normas Vancouver. 
Não serão aceitos trabalhos que não contemplem essas normas.

NOTAS IMPORTANTES:

– O resumo expandido em português requer obrigatoriamente a tradução do título e palavras-chave na versão inglesa e espanhola. 
– O resumo expandido em espanhol ou inglês requer a tradução do título e palavras-chave para o português e para o inglês ou espanhol.

Forma de Apresentação:

1. O eixo temático dos trabalhos deverá ser indicado ao final do Corpo do Texto.
2. Os trabalhos que envolverem pesquisas com seres humanos deverão apresentar o Número do Protocolo de Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP.


APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS E RESUMO EXPANDIDO

1. Os trabalhos serão apresentados na modalidade de pôster dialogado, divididos em sessões, conforme eixos temáticos.
2. A Comissão Organizadora determinará a data, horário e local de apresentação de cada pôster. Essas informações serão previamente informadas no site do evento.


TRABALHOS QUE CONCORRERÃO A PRÊMIOS

A submissão do artigo original para concorrer a prêmio deverá seguir as normas da Revista de Enfermagem da UFSM (REUFSM)(site: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reufsm). O nome do Prêmio ao qual está sendo submetido o trabalho deverá ser indicado ao final do Corpo do Texto. Os artigos selecionados para premiação serão apresentados em modalidade oral, em sessão específica para tal, constante na programação do evento. 
Os artigos premiados poderão ser publicados na REUFSM, conforme a avaliação feita pelos consultores Ad Hoc.

– Os artigos originais estarão concorrendo à premiação de acordo com normas e regulamento próprio. Os Prêmios oferecidos serão os seguintes:

 Prêmio “Professora Leopoldina Vieira da Silva”, que foi a primeira coordenadora do Curso de Enfermagem da UFSM. Este Prêmio foi instituído em 2013 e é conferido pelo Curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFSM.

– Prêmio “Professora Lia Rauber”, que foi a primeira coordenadora do Pós-Graduação em Enfermagem ESPENSUL/REPENSUL. Este Prêmio foi instituído em 2013 e é conferido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFSM.

– Prêmio “Enfermeira Ione Rocha Lobato” que foi a primeira Diretora de Enfermagem do HUSM/UFSM. Este Prêmio foi instituído em 2013 e é conferido pelo Hospital Universitário de Santa Maria.

Os artigos selecionados serão apresentados em dia e horário previamente agendados pela Comissão Julgadora dos Prêmios.