Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria.
Sua formação acadêmica inclui doutorado em História pela Pontífice Universidade Católica, mestrado e graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atua nas áreas de História Latino-Americana com ênfase na região da Bacia do Prata. Tem se dedicado a trabalhar com os temas da fronteira, do contrabando e da criminalidade no Brasil meridional do século XIX.
Contato mariclio@yahoo.com.br
Linhas de pesquisa
Fronteira, política e sociedade
Temas de pesquisa
Fronteira
Crime
Justiça
América
Espaço Platino
Projetos ativos
Principais trabalhos publicados
1.THOMPSON FLORES, Mariana Flores da Cunha. Controle e trangressão das fronteiras no sul do Brasil império: a construção do Estado pelas margens. Illes i Imperis, v. 21, p. 119-140, 2019.
2.THOMPSON FLORES, Mariana Flores da Cunha; REMEDI, José Martinho Rodrigues. Território Neutro: soberanias justapostas e duelos de honra às margens dos estados nacionais sul-americanos de meados do século XIX às primeiras décadas do século XX. HISTÓRIA (SÃO PAULO), v. 38, p. 1-25, 2019.
3.THOMPSON FLORES, Mariana Flores da Cunha; FONTELES NETO, F. L.; BRETAS, M. L. (Orgs.). História do Banditismo no Brasil: novos espaços, novas abordagens. Santa Maria: Ed. UFSM, 2019.
4. THOMPSON FLORES, Mariana Flores da Cunha. O crime na fronteira e os limites da justiça no Brasil meridional – segunda metade do século XIX. CLAVES. REVISTA DE HISTORIA, v. 3, 2017.
5.THOMPSON FLORES, Mariana Flores da Cunha. Crimes de fronteira. A criminalidade na fronteira meridional do Brasil (1845-1889). Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014.