Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mariana Flores da Cunha Thompson Flores

Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria.

Sua formação acadêmica inclui doutorado em História pela Pontífice Universidade Católica, mestrado e graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atua nas áreas de História Latino-Americana com ênfase na região da Bacia do Prata. Tem se dedicado a trabalhar com os  temas da fronteira, do contrabando e da criminalidade no Brasil meridional do século XIX.

 

Contato mariclio@yahoo.com.br

Lattes  lattes                                

ORCid  File:ORCID iD.svg - Wikimedia Commons 

 

Linhas de pesquisa

Fronteira, política e sociedade

 

Temas de pesquisa

Fronteira

Crime

Justiça

América

Espaço Platino

 

Projetos ativos

História do crime, da violência e das práticas de justiça no continente americano no longo século XIX

 

Principais trabalhos publicados

1.THOMPSON FLORES, Mariana Flores da Cunha. Controle e trangressão das fronteiras no sul do Brasil império: a construção do Estado pelas margens. Illes i Imperis, v. 21, p. 119-140, 2019.

2.THOMPSON FLORES, Mariana Flores da Cunha; REMEDI, José Martinho Rodrigues. Território Neutro: soberanias justapostas e duelos de honra às margens dos estados nacionais sul-americanos de meados do século XIX às primeiras décadas do século XX. HISTÓRIA (SÃO PAULO), v. 38, p. 1-25, 2019.

3.THOMPSON FLORES, Mariana Flores da Cunha;  FONTELES NETO, F. L.; BRETAS, M. L. (Orgs.). História do Banditismo no Brasil: novos espaços, novas abordagens. Santa Maria: Ed. UFSM, 2019.

4. THOMPSON FLORES, Mariana Flores da Cunha. O crime na fronteira e os limites da justiça no Brasil meridional – segunda metade do século XIX. CLAVES. REVISTA DE HISTORIA, v. 3, 2017.

5.THOMPSON FLORES, Mariana Flores da Cunha. Crimes de fronteira. A criminalidade na fronteira meridional do Brasil (1845-1889). Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014.