Ir para o conteúdo PPGMV Ir para o menu PPGMV Ir para a busca no site PPGMV Ir para o rodapé PPGMV
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratórios e Pesquisadores do PPGMV/UFSM participam de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia



Pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participam de projetos aprovados no Programa “Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação – INCTs”. Os INCTs são projetos temáticos, grandes, de longa duração, com o intuito de congregar grupos de destaque em torno de um tema. Os dois projetos aprovados envolvem pesquisas com vírus (“INCT-POX”) e protozoário (“INCT em Toxoplasmose Humana e Animal: Uma Visão de Saúde Única”) em redes nacionais e/ou internacionais de cooperação científica, envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas.

O projeto “INCT em Toxoplasmose Humana e Animal: Uma Visão de Saúde Única”, com participação dos docentes e pesquisadores Fernanda Flores Vogel e Luis Sangioni, tem por objetivo desenvolver pesquisas em torno da toxoplasmose humana e animal. A coordenação é do professor João Luís Garcia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e conta com mais de 40 profissionais de diversas instituições brasileiras e internacionais atuando nas pesquisas.

Luis Sangioni, Rudi Weiblen, Fernanda Vogel e Eduardo Flores. (Da esquerda para direita).

O outro projeto, “INCT-POX”, tem participação dos docentes e pesquisadores Eduardo Furtado Flores e Rudi Weiblen e é dedicado a pesquisar os POXVÍRUS, vírus de importância em saúde pública e animal. O INCT-POX é coordenado pela Prof Dra Erna Kroon do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG e possui duração de cinco anos, com recursos para equipamentos, bolsas e insumos. O projeto congrega 25 pesquisadores e 180 colaboradores nacionais e estrangeiros, docentes, bolsistas e técnicos. Reunindo 14 instituições, o mesmo tem por objetivo estudar a Epidemiologia, Patogenia, Drogas antivirais e vacinas contra os poxvírus animais e humanos, dos quais o vírus da varíola dos macacos é o mais recente representante. Para o docente e pesquisador Eduardo Flores, a presença dos laboratórios e docentes do PPGMV nos projetos INCT coloca-os no radar entre os principais pesquisadores da área. “Além dos recursos e equipamentos que virão para os laboratórios, fazer parte dos projetos INCT traz visibilidade ao PPGMV e à UFSM. Estamos na elite dos pesquisadores das áreas temáticas dos projetos.”, comenta o docente.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-560-501

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes