Ir para o conteúdo PPGMV Ir para o menu PPGMV Ir para a busca no site PPGMV Ir para o rodapé PPGMV
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DOCENTES DO PPGMV REALIZAM VIAGEM DE VISITAS E ESTUDOS NOS ESTADOS UNIDOS



Em julho, a Prof.ª Dra. Juliana Felipetto Cargnelutti e a Profª Dra. Letícia Trevisan Gressler, ambas docentes do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participaram de agenda nos Estados Unidos. Entre os dias 16 e 19, Juliana e Letícia representaram a instituição no 6th Havemeyer Workshop on Rhodococcus equi, na Universidade da Geórgia (UGA). O evento foi promovido pela Dorothy Russell Havemeyer Foundation, fundação privada que realiza pesquisas científicas visando a saúde geral e o bem-estar dos cavalos.

No workshop, estiveram presentes aproximadamente 30 pesquisadores, e dentre eles, pesquisadores que são referência mundial nesta temática. Ainda na Universidade da Geórgia, a Prof.ª Juliana visitou o Drº Daniel Rissi, professor associado clínico do Laboratório de Patologia Anatômica da Athens Veterinary Diagnostic Laboratory (AVDL), e Prof.ª Letícia realizou atividades de pesquisa com a Dra. Grazieli Maboni, professora assistente no Poultry Diagnostic and Research Center.

Foto: Participantes do WorkShop

Após, as docentes do PPGMV realizaram uma visita de colaboração em pesquisa em laboratórios da Texas A&M University, em College Station, Texas. Os pesquisadores Drª Angela Bordin e Dr. Noah Cohen do Equine Infectious Disease Laboratory possuem parceria com o PPGMV através do Programa CAPES Print. Ainda, neste laboratório, uma egressa do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Bibiana Petri da Silveira, realiza seu PhD. Através da parceria entre as instituições, Marlene Seeger, doutoranda do PPGMV, irá realizar uma parte de sua pesquisa em solo estadunidense.

Por fim, Juliana e Letícia visitaram o Virology Section do Texas A&M Veterinary Medical, Diagnostic Laboratory da Texas A&M University, coordenado pelo Drº Mathias Martins, e o Gastrointestinal Laboratory, onde a Drª Paula Giaretta é professora assistente. Ambos os professores pesquisadores são egressos do PPGMV.

Para a docente Juliana Cargnelutti, “a viagem foi extremamente produtiva, pois além de permitir o aperfeiçoamento na área de R. equi, um patógeno que causa prejuízos sanitários e econômicos muito significativos na criação de equinos, nos aproximou de pesquisadores renomados da área, o que poderá resultar em parcerias de pesquisa. Além disso, as visitas realizadas aos colaboradores e aos egressos do PPGMV que atualmente desenvolvem atividades nos laboratórios da UGA ou da Texas A&M, permitiu o planejamento de pesquisas e projetos, estreitou a interação entre as instituições e contribuiu, quem sabe, para viabilizar futuras colaborações, ou intercâmbio de alunos. A participação no workshop e a visita de cooperação aos pesquisadores da UGA e Texas A & M foi de grande importância para o PPGMV, pois serviu tanto para nossa atualização na área de bacteriologia veterinária, o que permitirá o desenvolvimento de pesquisas inovadoras com foco na resolução de problemas atuais, como para fortalecer a internacionalização através do Projeto “Sanidade e Bem-Estar Animal” aprovado no Programa CAPES/PrInt da UFSM. A colaboração com a Texas A & M poderá facilitar a mobilidade de professores e alunos para a realização de doutorado sanduiche, pós-doutorado e, até mesmo, a de doutorado pleno no exterior.”

Foto: Docentes em frente a Texas A&M

Conforme ressalta a docente Letícia Gressler, “além do exposto acima, estas oportunidades são essenciais para a aproximação entre os pesquisadores e consolidação de colaborações. Além disso, vivenciar na prática a rotina de outras instituições nos motiva a repensarmos nossas ações, com o objetivo de aprimorar o trabalho docente e de pesquisa.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-560-550

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes