Maternidade nas mídias
Milena Freire de Oliveira-Cruz e Maria Collier de Mendonça (organizadoras)

Esta coletânea explora o tema da Maternidade nas Mídias considerando variadas questões de pesquisa, abordagens teóricas e metodológicas. Tendo em vista a interdisciplinaridade dos estudos maternos e a amplitude do cenário midiático atual, nossa proposta é investigar que imagens, mensagens e valores culturais têm circulado nas mídias sobre maternidades e maternagens. Além disso, debatemos como as mães interagem com as mídias para compreender os modos como elas se expressam, negociam ou criticam imagens e mensagens de formas coletivas ou individuais.
As autoras são pesquisadoras brasileiras de diferentes universidades e regiões do país, que atuam nos campos da comunicação, educação, psicologia, artes plásticas, literatura, saúde pública, filosofia, dentre outras áreas.

Esta coletânea explora o tema da Maternidade nas Mídias considerando variadas questões de pesquisa, abordagens teóricas e metodológicas. Tendo em vista a interdisciplinaridade dos estudos maternos e a amplitude do cenário midiático atual, nossa proposta é investigar que imagens, mensagens e valores culturais têm circulado nas mídias sobre maternidades e maternagens. Além disso, debatemos como as mães interagem com as mídias para compreender os modos como elas se expressam, negociam ou criticam imagens e mensagens de formas coletivas ou individuais.
As autoras são pesquisadoras brasileiras de diferentes universidades e regiões do país, que atuam nos campos da comunicação, educação, psicologia, artes plásticas, literatura, saúde pública, filosofia, dentre outras áreas.
Acesso à obra
Publicação:
2021 / 1ª edição
ISBN: 978-65-5773-025-6 (e-book)
ISBN: 978-65-5773-024-9 (impresso)
Referência:
OLIVEIRA-CRUZ, Milena Freire de; MENDONÇA, Maria Collier de (Org.). Maternidade nas mídias. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2021. 353 p. (Recurso eletrônico)
- Apresentação;
- Maternidades digitais: identidade, classe e gênero nas redes sociais;
- A maternidade “real” no Instagram: uma reflexão sobre as temáticas predominantemente compartilhadas por mães influenciadoras;
- Mães de todo mundo, uni-vos! Ativismo nos blogs maternos;
- Maternidade e ciência nas mídias sociais: da invisibilidade ao Lattes;
- Textão-desabafo no Facebook: categoria discursiva para debates sobre a maternidade;
- Mães de anjos: a constituição da maternidade, na perspectiva da página União Mães de Anjos (UMA);
- Amamentação, faxina e os discursos de amor e cuidado maternos nas redes sociais;
- A maternidade na publicidade de mídia impressa: aprendizados em Toronto e São Paulo;
- Perspectivas da maternidade no cinema: A Cor Púrpura, sororidade e empoderamento feminino;
- Big Little Lies: ambivalência materna e maternidade moral;
- O corpo materno no espaço público: uma análise dos mamaços no jornalismo on-line nacional;
- Reflexões sobre imagens de parto, artes visuais e mídias: um mergulho nas obras de Monica Sjöö e Lia Menna Barreto.
- Sobre as autoras.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/