Ir para o conteúdo LabPort Ir para o menu LabPort Ir para a busca no site LabPort Ir para o rodapé LabPort
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

O Laboratório de Língua Portuguesa – LabPort foi criado pela Prof.ª Nina Célia Almeida de Barros, pela Prof.ª Nara Augustin Gehrke e pela Prof.ª Sílvia Helena Lovato do Nascimento em 2003. Implantado para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, tinha como objetivo principal “elaborar propostas para atividades a partir de reflexão sobre questões relevantes de leitura, gramática e produção de textos em língua portuguesa”. Desativado entre os anos de 2009 e 2010, voltou a funcionar em 2012, dessa vez com a equipe formada pela Prof.ª Sara Regina Scotta Cabral (coordenadora), e pelos professores Cristiane Fuzer e Marcos Gustavo Richter (docentes do PPGL); Maria Eulália Albuquerque, Nara Augustin Gehrke e Tatiana Keller (docentes da Graduação), e Vítor Hugo Chaves Costa (URCAMP).

Hoje o LabPort, coordenado pelas profas. Sara Cabral e Cristiane Fuzer, é um espaço de pesquisa e ensino que integra ações em prol do trabalho com a língua portuguesa. O Laboratório atende as necessidades de um público bem heterogêneo: acadêmicos da UFSM e de outras universidades de Santa Maria, mestrandos, doutorandos, professores universitários, profissionais envolvidos com a publicação de material didático ou de pesquisa, pesquisadores em geral.
O LabPort prevê a ancoragem em três outros projetos/atividades já em andamento na Universidade Federal de Santa Maria: Ateliê de Textos,  Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa e Revista Linguagens e Cidadania (L&C).

O Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP), também coordenado pela Profª Sara Cabral, é uma iniciativa dos professores de língua portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas (Curso de Letras, do Centro de Artes e Letras) e está voltado para os estudos em nível de graduação e de pós-graduação. Caracteriza-se por ser constituído de um grupo de pesquisadores cujos interesses estão voltados para o desenvolvimento e a aplicação da Gramática Sistêmico-Funcional na Região Sul do país.

A Revista Linguagens e Cidadania (ISSN 1516-8492) é uma publicação eletrônica de periodicidade anual concernente à contribuição dos estudos das linguagens para a construção das bases para a participação de professores, pesquisadores e demais profissionais da área de Letras na vida social e política do país. Os textos publicados abrangem, pois, temáticas tais como desenvolvimento das linguagens e suas práticas sociais, linguagens e movimentos sociais, linguagens e inclusão social, discurso e políticas de emancipação e afirmação. É coordenada pela Profa. Simone  Soares e tem a colaboração das professoras Cristiane Fuzer, Sara Cabral e Eni de Paiva Celidônio.