Ir para o conteúdo LASAC Ir para o menu LASAC Ir para a busca no site LASAC Ir para o rodapé LASAC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos

O LASAC, com a participação de professores da UFSM de várias formações, tem desenvolvido projetos de pesquisa, ensino e extensão que visam aprimorar conhecimentos e aplicá-los, buscando o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável com foco no ambiente construído.

Expandindo horizontes para o ensino superior – projeto de extensão – profa Débora Bretas Silva

O principal objetivo do projeto de extensão é ampliar os horizontes de alunos do ensino fundamental de escolas públicas frente às possibilidades de formação existentes dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A ideia é que, por meio de diferentes vivências dentro do campus sede, estes jovens permeiem diversas áreas de conhecimento. Assim, possam entrar em contato com equipamentos, técnicas, práticas, tecnologias e com os próprios profissionais de nossa comunidade, de modo que expandam o olhar frente ao ensino superior. Trabalhar com o sonho, com a possibilidade, com o instigar da imaginação e assim transformar ao menos um pouco o mundo de alguém, este é o foco principal do projeto.

Laboratório de experimentação em estruturas – projeto de pesquisa – profa Débora Bretas Silva e profa Évelyn Paniz Possebon

O projeto de pesquisa, inserido no cenário do ensino de estruturas para estudantes de arquitetura, visa abordar uma lacuna proeminente na formação desses profissionais. A prática contemporânea de projeto frequentemente adia a consideração estrutural para fases mais avançadas, uma responsabilidade tradicionalmente atribuída aos engenheiros. Esse adiamento resulta em uma negligência sistemática da integração efetiva da estrutura desde as fases iniciais da concepção arquitetônica. Adicionalmente, a imprecisão e incompletude intrínsecas aos métodos convencionais de pré-dimensionamento estrutural, são fatores que impactam significativamente o desenvolvimento desses projetos. Portanto, por meio do desenvolvimento de modelos estruturais representativos, busca-se fundamentar conhecimentos voltados aos arquitetos para aprimorar seu domínio sobre os condicionantes técnicos e tecnológicos relativos aos sistemas estruturais. Os resultados esperados incluem melhoria na compreensão dos conceitos estruturais, um aumento no engajamento dos estudantes e entendimento quanto à eficácia dos modelos.

Ventilação e Iluminação Naturais e em habitações multifamiliares: novas exigências frente às transformações impostas pela COVID-19 – projeto de pesquisa – profa Giane de Campos Grigoletti

O contexto imposto pela pandemia COVID-19 demonstrou como as edificações devem possuir flexibilidade para adaptarem-se a novos usos. Edificações residenciais assumiram um papel importante nesse contexto, tanto pelo distanciamento social, quanto pelo trabalho remoto ou híbrido. Segundo estudos, episódios pandêmicos cada vez mais frequentes e aspectos positivos do trabalho remoto ou híbrido levam o trabalhador a desenvolver suas atividades laborais em casa. No entanto, o ambiente domiciliar pode não prover condições adequadas para essas atividades. Esta pesquisa busca contribuir para a compreensão da resposta de habitações multifamiliares com alta densidade construída (lotes e áreas privativas exíguos, alta taxa de ocupação e aproveitamento), por meio de taxas de renovação do ar adequadas e disponibilidade de luz natural, tanto para redução de consumo de energia, quanto para a saúde dos usuários para o clima subtropical, representativo da região sul do Brasil. O método empregado baseia-se em simulações computacionais com os programas EnergyPlus e DesignBuilder, além do CFD, a partir da análise de condições atuais e possíveis cenários que propiciem condições adequadas de ventilação e iluminação naturais, conforme critérios de agências de saúde e normas.

Ventilação natural em salas de aula – projeto de pesquisa – profa Giane de Campos Grigoletti

Salas de aula são ambientes caracterizados pela longa permanência, sendo ocupadas quase diariamente pela população. As condições construídas desses locais, dessa forma, apresentam grandes impactos para a eficiência energética dos edifícios, ao conforto térmico e à saúde dos usuários. Esses aspectos explicam a relevância dada a estudos voltados ao assunto nos últimos anos. Considerando o contexto imposto pela pandemia COVID-19, com o paulatino retorno presencial às aulas, há necessidade de manter a plena ventilação desses ambientes, como protocolo de segurança. Essa situação tende a se manter, como apontam estudos da OMS, exigindo várias estratégias para limitar o contágio, dentre elas, a ventilação natural de ambientes ocupados por grande número de pessoas. Para a região sul do Brasil, onde há a estação de inverno ou período anula de frio, esta situação leva ao desconforto dos alunos e professores, inclusive afetando sua saúde. Assim, a presente pesquisa objetiva verificar quais estratégias relacionadas à ventilação natural de salas de aula podem proporcionar tanto melhor eficiência energética, como conforto térmico dos usuários, garantindo renovação do ar adequada para higienização dos ambientes.

Energizando a equidade: meninas e mulheres impulsionando a transição energética – projeto de extensão – profa Ísis Portolan dos Santos

As formas de produção energética têm relação intrínseca com o desenvolvimento sustentável, tornando urgente a transição para fontes renováveis de menor impacto social e ambiental. À medida que a demanda energética cresce, a proporção de mulheres nesse campo declina, especialmente em cargos técnicos e de gestão. Este projeto visa inspirar e auxiliar professoras e estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a desempenharem um papel ativo na transição energética justa do Brasil. Além disso, busca-se melhorar procedimentos técnico-administrativos, pedagógicos e de extensão comunitária, com ênfase em energias renováveis, gestão de energia, divulgação científica e políticas de gênero. Esses objetivos vão ao encontro de vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, como igualdade de gênero (ODS 5), energia limpa e acessível (ODS 7), redução das desigualdades (ODS 10) e ação contra a mudança global do clima (ODS 13). As ações propostas incluem quatro oficinas sobre energias renováveis, gestão de energia, equidade de gênero e metodologia científica, apoiadas pelos ODS e pela BNCC. Serão realizadas mentorias para professoras e alunas das escolas públicas e para estudantes das áreas STEM das universidades, com profissionais do setor de energia das Redes Brasileira de Mulheres na Energia Solar e Mulheres no Biogás. O projeto envolve a UFRGS, a UFSM e a UFSC, além do apoio de duas redes voltadas para mulheres na área de energia, juntamente com o CREA-RS.

Educação Ambiental: responsabilidade consciente na sociedade – projeto de extensão – profa Ísis Portolan dos Santos

Este projeto visa fomentar a conscientização da população acerca das relações entre a cidade, o meio ambiente, a saúde e qualidade de vida do ser humano, promovendo o desenvolvimento de um espírito crítico voltado à sustentabilidade. Os objetivos específicos são produzir materiais didáticos com linguagem acessível para o ensino de assuntos técnicos relacionados à arquitetura, urbanismo, acústica e saúde, promover ações educativas que demonstrem na prática os assuntos abordados nos materiais didáticos e documentar e relatar as experiências à comunidade acadêmica e científica. A justificativa se baseia no crescimento desordenado das zonas urbanas e na falta de consciência geral da sociedade em relação ao seu papel na contribuição para com o desenvolvimento sustentável de sua comunidade. O projeto estabelece uma relação íntima entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, proporcionando ao aluno extensionista a oportunidade de exercer sua cidadania e comunicar seus conhecimentos técnicos e científicos à comunidade, contribuindo para sua formação como profissional e cidadão.

Fabricação digital aplicada ao desenho universal e à ergonomia – projeto de pesquisa – profa Vanessa Goulart Dornelles

O estudo dos espaços centrados no usuário e, em específico, nos usuários que possuam alguma deficiência ou restrição envolve diferentes áreas como ergonomia, psicologia ambiental e desenho universal. A partir da percepção das necessidades do usuário é possível desenvolver processos de projeto e artefatos que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um artefato que ofereça suporte como material didático e contribua na compreensão da acessibilidade na arquitetura. Por meio de revisões de literatura, análise de estudos de caso e da utilização de prototipagem rápida e/ou fabricação digital, pretende-se contribuir cientificamente produzindo publicações, assim como divulgando o tema na sociedade e utilizando o artefato desenvolvido para a aplicação prática em disciplinas do PPGAUP.

Brincar e integrar: ações de desenho universal nas escolas – projeto de extensão – profa Vanessa Goulart Dornelles

O Desenho Universal aplicado na arquitetura escolar favorece o processo educacional e garante a inclusão de todos os usuários no ambiente de aprendizagem infantil. Além disso, o ambiente físico deve promover as relações sociais e ser confortável no uso, estimulando as atividades a serem desenvolvidas. O objetivo geral do projeto é desenvolver ferramentas e metodologias para estimular a conscientização do uso do Desenho Universal nas escolas. Por meio de revisão bibliográfica, checklist de acessibilidade e o desenvolvimento de material didático pretende-se no período entre fevereiro 2023 e fevereiro 2028 identificar fragilidades existentes no DU de espaços escolares assim como promover a reflexão dos alunos e professores sobre a necessidade de sua aplicação para que se garanta a inclusão de todos.

Grupo de Estudos em Modelagem da Informação da Construção: da universidade para a sociedade – projeto de extensão – profa Évelyn Paniz Possebon

O projeto visa estender as práticas de Building Information Modeling (BIM) para além da academia, integrando elementos-chave dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com enfoque em educação de qualidade; indústria, inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; parcerias e meios de implementação; energia limpa e acessível, o BIM será a peça central para promover mudanças positivas e sustentáveis nas comunidades locais. São objetivos específicos: Desenvolver cursos e projetos práticos de BIM com a comunidade externa; Colaborar com agentes externos à UFSM para realização de projetos utilizando ferramentas e metodologia BIM.