Ir para o conteúdo LASAC Ir para o menu LASAC Ir para a busca no site LASAC Ir para o rodapé LASAC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Extensão

Expandindo horizontes para o ensino superior – projeto de extensão – profa Débora Bretas Silva e profa Évelyn Paniz Possebon

O principal objetivo do projeto de extensão é ampliar os horizontes de alunos do ensino fundamental de escolas públicas frente às possibilidades de formação existentes dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A ideia é que, por meio de diferentes vivências dentro do campus sede, estes jovens permeiem diversas áreas de conhecimento. Assim, possam entrar em contato com equipamentos, técnicas, práticas, tecnologias e com os próprios profissionais de nossa comunidade, de modo que expandam o olhar frente ao ensino superior. Trabalhar com o sonho, com a possibilidade, com o instigar da imaginação e assim transformar ao menos um pouco o mundo de alguém, este é o foco principal do projeto.

Energizando a equidade: meninas e mulheres impulsionando a transição energética – projeto de extensão – profa Ísis Portolan dos Santos

As formas de produção energética têm relação intrínseca com o desenvolvimento sustentável, tornando urgente a transição para fontes renováveis de menor impacto social e ambiental. À medida que a demanda energética cresce, a proporção de mulheres nesse campo declina, especialmente em cargos técnicos e de gestão. Este projeto visa inspirar e auxiliar professoras e estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a desempenharem um papel ativo na transição energética justa do Brasil. Além disso, busca-se melhorar procedimentos técnico-administrativos, pedagógicos e de extensão comunitária, com ênfase em energias renováveis, gestão de energia, divulgação científica e políticas de gênero. Esses objetivos vão ao encontro de vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, como igualdade de gênero (ODS 5), energia limpa e acessível (ODS 7), redução das desigualdades (ODS 10) e ação contra a mudança global do clima (ODS 13). As ações propostas incluem quatro oficinas sobre energias renováveis, gestão de energia, equidade de gênero e metodologia científica, apoiadas pelos ODS e pela BNCC. Serão realizadas mentorias para professoras e alunas das escolas públicas e para estudantes das áreas STEM das universidades, com profissionais do setor de energia das Redes Brasileira de Mulheres na Energia Solar e Mulheres no Biogás. O projeto envolve a UFRGS, a UFSM e a UFSC, além do apoio de duas redes voltadas para mulheres na área de energia, juntamente com o CREA-RS.

Educação Ambiental: responsabilidade consciente na sociedade – projeto de extensão – profa Ísis Portolan dos Santos

Este projeto visa fomentar a conscientização da população acerca das relações entre a cidade, o meio ambiente, a saúde e qualidade de vida do ser humano, promovendo o desenvolvimento de um espírito crítico voltado à sustentabilidade. Os objetivos específicos são produzir materiais didáticos com linguagem acessível para o ensino de assuntos técnicos relacionados à arquitetura, urbanismo, acústica e saúde, promover ações educativas que demonstrem na prática os assuntos abordados nos materiais didáticos e documentar e relatar as experiências à comunidade acadêmica e científica. A justificativa se baseia no crescimento desordenado das zonas urbanas e na falta de consciência geral da sociedade em relação ao seu papel na contribuição para com o desenvolvimento sustentável de sua comunidade. O projeto estabelece uma relação íntima entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, proporcionando ao aluno extensionista a oportunidade de exercer sua cidadania e comunicar seus conhecimentos técnicos e científicos à comunidade, contribuindo para sua formação como profissional e cidadão.

Brincar e integrar: ações de desenho universal nas escolas – projeto de extensão – profa Vanessa Goulart Dornelles

O Desenho Universal aplicado na arquitetura escolar favorece o processo educacional e garante a inclusão de todos os usuários no ambiente de aprendizagem infantil. Além disso, o ambiente físico deve promover as relações sociais e ser confortável no uso, estimulando as atividades a serem desenvolvidas. O objetivo geral do projeto é desenvolver ferramentas e metodologias para estimular a conscientização do uso do Desenho Universal nas escolas. Por meio de revisão bibliográfica, checklist de acessibilidade e o desenvolvimento de material didático pretende-se no período entre fevereiro 2023 e fevereiro 2028 identificar fragilidades existentes no DU de espaços escolares assim como promover a reflexão dos alunos e professores sobre a necessidade de sua aplicação para que se garanta a inclusão de todos.

Grupo de Estudos em Modelagem da Informação da Construção: da universidade para a sociedade – projeto de extensão – profa Évelyn Paniz Possebon

O projeto visa estender as práticas de Building Information Modeling (BIM) para além da academia, integrando elementos-chave dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com enfoque em educação de qualidade; indústria, inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; parcerias e meios de implementação; energia limpa e acessível, o BIM será a peça central para promover mudanças positivas e sustentáveis nas comunidades locais. São objetivos específicos: Desenvolver cursos e projetos práticos de BIM com a comunidade externa; Colaborar com agentes externos à UFSM para realização de projetos utilizando ferramentas e metodologia BIM.