Programa de Desenvolvimento Institucional de apoio à Educação Básica, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujas ações integram extensão, ensino e pesquisa, aproximando e contribuindo no protagonismo de professoras e professores da Educação Básica. É meta do REDE produzir, de forma colaborativa, recursos e materiais didáticos para estudantes sem acesso à internet, veiculando conhecimentos através de canal aberto de TV e programas de rádio, nas distintas etapas da Educação Básica.
O grupo CriaMus – Criações Musicais, vinculado ao Laboratório de Educação Musical, do Centro de Educação (LEM/CE), da UFSM, e ao Grupo de Pesquisa FAPEM (CNPq), tem papel fundamental neste movimento de produções, potencializando e agregando conhecimentos da área de Música – Educação Musical, fundamentais ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, e ao projeto REDE Básica. O CriaMus tem como objetivo contribuir com a Educação Musical em distintos contextos, dentre os quais a escola, de modo a produzir materiais didáticos que corroborem para a implementação ou para ampliação de ações e práticas musicais, expandindo conhecimentos da área. A equipe do CriaMus é integrada por oito profissionais que atuam com a elaboração de conteúdos e a finalização dos materiais, seja na forma de roteiros, podcasts, composições musicais ou outros recursos gráficos. Cabe destacar que entre seus integrantes, seis são professores de Educação Básica e Educação Superior, com formação e experiência profissional na área, trazendo vivências distintas e marcas musicais e pedagógico-musicais que potencializam a proposição de diferentes linhas de trabalho, cujas séries foram planejadas e produzidas de modo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Integrantes (2022-2025)
- Profa. Ms. Beatris Mengarda – Colaboradora (Escola Eu Adoto Montessori e Musiartes)
- Profa. Dranda. Daffny Cristina Molina Lemes – Colaboradora (Colégio Metodista Centenário)
- Prof. Douglas da Silva Duarte – Colaborador (Escola Marco Polo)
- Profa. Dranda. Jade Schneider – Colaboradora (SMEd Santa Maria)
- Dra. Luciane Wilke Freitas Garbosa (UFSM – Coordenadora)
- Profa. Dranda. Thaynara Lima Lessing – Colaboradora
Produções no/do CriaMus: diversidade e autonomia docente
Os materiais aqui reunidos foram produzidos a partir das experiências docentes dos integrantes do grupo CriaMus, envolvendo as três etapas da Educação Básica: Educação Infantil; Ensino Fundamental; e Ensino Médio. Em vista disso, as produções, desde sua concepção inicial, apresentam diferentes perspectivas e propostas, bem como possibilidades de inserção e uso pelos(as) professores(as), sejam eles(as) unidocentes ou especialistas na área de Música. É importante mencionar que ao produzirmos e implementarmos um material didático, por vezes, são revelados desafios inerentes ao trabalho no cotidiano escolar. Diante disso, entende-se a importância de materiais ricos, oriundos de processos de pesquisa, reflexão, criação, planejamento, organização, tendo como propósito final uma produção qualificada, sob a perspectiva da área de conhecimento. Assim, os materiais foram pensados de modo a agregar ao trabalho da escola, apoiando coordenadores pedagógicos e professores(as) em suas ações, contribuindo para o desenvolvimento de conteúdos alinhados à BNCC, e abordando distintos conhecimentos e habilidades de forma prática, criativa e sensível.
As produções são múltiplas e pautadas em abordagens diversificadas, considerando os materiais gráficos, as ilustrações, as composições musicais, bem como as tecnologias digitais como elementos de mediação entre conhecimentos e habilidades, a música, e os aprendizes. Com as propostas e planejamentos adequados aos contextos, os estudantes terão acesso a materiais especializados, com trilhas sonoras selecionadas ou compostas especialmente para as séries por autores-professores-artistas-pesquisadores em Música – Educação Musical.
É imprescindível assinalar que os materiais foram pensados de modo aberto e amplo, para que professores(as) e estudantes vivenciem, criem e reelaborem as propostas a partir de seus contextos e necessidades mas, acima de tudo, para que se encantem pelo mundo da música, adentrando de forma divertida, profunda e prazerosa na área. Assinalamos que a liberdade e a autonomia do professor são condições essenciais para a docência, visto que o melhor e o maior recurso para a construção de aprendizagens, para que tenhamos uma escola viva que leve o estudante a ler e a transformar o mundo, é o professor. Assim, os materiais aqui apresentados foram pensados de modo a não se fecharem em si, mas a abrirem janelas, encaminhando outras experiências e congregando possibilidades de leituras, releituras e desdobramentos.
Por fim, para cada conjunto de materiais foi proposta uma apresentação, trazendo referências sobre sua criação, formato, alinhamento com a BNCC, sugestões para o desenvolvimento em sala de aula, além de recomendações e orientações que contribuam e apoiem a prática pedagógica em diferentes contextos.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988
Materiais Didáticos
“Você gostaria de embarcar em uma viagem musical pelo nosso Brasil?
Mas como podemos fazer isso? Já sei! Voa, voa, voa… Um avião de papel pode ser uma boa pedida para iniciarmos essa aventura musical pelas terras e culturas brasileiras. Para onde vamos primeiro?”
“Nessa coleção, os pequenos leitores são convidados a vivenciar a música através de canções, histórias e paisagens sonoras. De história à canção, imagem à imaginação, formação de ouvintes à cantores e compositores, a escuta de sutilezas do mundo sonoro-musical se traduz nesta coleção recheada de personagens, encanto, conhecimentos e significados que nos conectam!”
“Luizinho diz que fez amizade com um grilorocker, mais conhecido como Meia Suja. Como eles se conheceram? Será que esse grilo tem o espírito do Rock n’ Roll? Às vezes, a resposta está bem na nossa frente! Dois amigos que se unem para trilhar uma busca incansável pela Banda de Rock perdida…
Com vocês, a banda Sophia Nelore: Mr. Hereford na guitarra! Segurando os graves no baixo, Charolês! Red Angus dedilhando o teclado! Com precisão impecável, Boi Zebu na batera! E Bell pronto para dominar o palco com sua voz de outro mundo!! Uma estória que vale a pena ouvir! E aí? Topa embarcar nessa aventura animal pelo mundo do Rock?”
“Olá! Seja bem-vindo a mais um Encontro Musical! Nesses encontros, conheceremos alguns instrumentos musicais. Histórias, repertório, curiosidades e muito mais, do passado ao presente… Mas o mais importante, você poderá acompanhar a leitura com fotos e ilustrações representativas, além de um repertório rico, cuidadosamente selecionado, envolvendo diferentes gêneros e estilos, que o conduzirão nesta viagem!”