Ir para o conteúdo LEP Ir para o menu LEP Ir para a busca no site LEP Ir para o rodapé LEP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe

Alunos de Graduação

Alunos de Graduação
Nome Lattes Área de Atuação Apresentação Pessoal
Paula Copetti Clique aqui Mamíferos da megafauna

Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial
do curso de Biologia (PET-Biologia) da Universidade
Federal de Santa Maria. Também atua como Iniciação
Científica do Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia
(LEP-UFSM).

Letícia Rezende de Oliveira Clique aqui Biologia – Paleontologia Bolsista PET-Biologia e atuando no Laboratório de
Estratigrafia e Paleobiologia na UFSM
Gabrielle dos Santos Clique aqui Assistente de Laboratório Gabrielle é nossa membro mais importante!
Bruna Cogo Borin Clique aqui Biologia – Paleozoologia Bruna entrou na biologia em 2016.1
Vinícius Braciak Prestes Esteriz Clique aqui Biologia, Paleozoologia  
Henrique Portalet Denardin Clique aqui  Répteis

Graduando em biologia desde 2011, trabalhei previamente
com herpetologia interessado em hábitos predatórios,
e adaptações fisiológicas para os mesmos. Desenvolvi
interesse por paleobiologia devido aos mesmos interesses
em herpeto, onde vejo nos espécimes fósseis tais
adaptações muito mais atrativas e sofisticadas.

Pesquisadores Associados

André Jasper

Curriculum Vitae na Plataforma Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/6553779481379743

Graduado em Ciências Biológicas pela UNISINOS, Mestre em Geociências e Doutor em Ciências (Geociências) pela UFRGS. Fez seu Pós-Doutorado na Eberhard Karls Universität Tübingen, Tübingen, Alemanha. É Professor Titular da UNIVATES [Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES)], atuando em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) como Docente do Núcleo Permanente. Orienta alunos de Graduação (Iniciação Científica), Mestrado e Doutorado. É Membro Titular do Comitê Assessor de Geociências da FAPERGS (2015-2017) e colabora com o INEP como Avaliador de Cursos de Graduação. Atua como revisor científico de periódicos nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas em cooperação com grupos brasileiros e estrangeiros. Seu principal interesse de pesquisa é a Paleobotânica, abordando os seguintes temas: Paleoincêndios Vegetacionais [análise e estudo de carvão vegetal (charcoal) macroscópico]; Paleofloras Gondwânicas; Gênese e Evolução de Biomas Terrestres (Paleoecologia). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Bolsista Pesquisador Experiente da Alexander Von Humboldt Foundation (Alemanha), com estadias periódicas junto ao Senckenberg Forschungsinstitut und Naturmuseum (Frankfurt am Main), Sektion Paläoklima- und Paläoumweltforschung.

 

Max Langer

Curriculum Vitae na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8345298181434561

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro (1994), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), PhD pela University of Bristol (2001) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Biologia, Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto; Presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia; membro afiliado (quinquênio 2014-2018) da Academia Brasileira de Ciências; membro votante da Subcommission on Triassic Stratigraphy; membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Paleontologia e da Ameghiniana (revista da Asociación Paleontologica Argentina); Associate editor do Journal of Paleontology; membro da Society of Vertebrate Paleontology e da International Society for Phylogenetic Nomenclature. Tem experiência na área de Paleozoologia e Paleontologia Estratigráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Triássico, Dinosauria, Filogenia, Chelonii, Rhynchosauria, Crocodyliformes e Bioestratigrafia.

 

Julia Desojo

Curriculum Vitae na Plataforma Lattes: http://archosaurarg.wixsite.com/archosaur/julia-brenda-desojo

Investigadora Adjunta del CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Cientificas y Tecnicas-Argentina) e coordinadora del Grupo de Investigación de Archosauriformes. Doctorado sobre la anatomía, filogenia y estratigrafía de aetosaurios de Sudamérica en la Universidad de Buenos Aires. Desde 2009, trabaja en la Sección de Paleontología de Vertebrados del Museo Argentino de Ciencias Naturales “Bernardino Rivadavia”, principalmente en arcosaurios pseudosuquios Triásicos del mundo, especialmente con la anatomía, filogenia y paleobiología de arcosauriformes del Triásico.

 

César Schultz

Curriculum Vitae na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8228812852165567

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), com mestrado em Geociências (1986) e doutorado em Ciências, também pela UFRGS (1991). Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, orientador em nível de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS (PPGGeo/UFRGS) e Bolsista de Produtividade Científica (Categoria 1-C) do CNPq. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia, Bioestratigrafia e Tafonomia de Vertebrados, atuando principalmente no intervalo Neopermiano-Triássico. Paralelamente, desenvolve projetos relacionados à divulgação dos vertebrados permo-triásicos do RS, com ênfase nas reconstituições virtuais dos mesmos.

 

Marina Bento Soares

Curriculum Vitae na Plataforma Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/7334066101340578


Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado (1996) em Geociências e doutorado (2004) em Ciências pelo PPGGeo/UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Geociências). É professora Associada do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS e orientadora do PPGGeo da mesma Universidade. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia de Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: Tafonomia, Bioestratigrafia, Anatomia e Filogenia dos tetrápodes fósseis do Permo-Triássicos do Rio Grande do Sul. Atualmente dedica-se, principalmente, ao estudo dos cinodontes não-mamaliaformes (Therapsida, Cynodontia). É Chefe Substituta do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, representante do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia na Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas e representante da Área de Paleontologia na Comissão de Pós-Graduação do PPGGEO-UFRGS. Também ocupa o cargo de Diretora do Museu de Paleontologia da UFRGS – Irajá Damiani Pinto. Bolsista de Produtividade CNPq PQ-2.

 

Sérgio Dias da Silva

Curriculum Vitae na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3457632168727854

Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria. Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da USFM. É Coordenador do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM). Trabalha na área de Geociências, com foco principal de pesquisa em tetrápodes basais permianos e triássicos, bioestratigrafia e sistemática filogenética. Dedica-se à divulgação da paleontologia através de atividades de educação, extensão e popularização da ciência e tecnologia.

Egressos

Luciano Artemio Lealhttp://lattes.cnpq.br/5099658070239241
Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB campus Jequié). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Paleozoologia de Vertebrados.

Ruben Alexandre Boelter: http://lattes.cnpq.br/5101813239015478
Concluiu a graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria em 1997. Mestre em Ciências Biológicas/Biodiversiade Animal pela UFSM (2005). Desenvolve projeto na linha de pesquisa de Zoologia. Tem experiência na área de Paleovertebrados do Triássico. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica são: Bioecologia de Anfíbios, Introdução de Espécies Exóticas, rã-touro (Lithobates catesbeianus), Educação Ambiental, Paleontologia, Triássico. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza, PR. (28/08/2006).

Alcemar Martellohttp://lattes.cnpq.br/7260903720063869 
Professor adjunto na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Possui doutorado em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal do Santa Maria, mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria e graduação em Ciências Biológicas (licenciatura plena)/UFSM. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: malacologia, limnologia, educação e saúde ambiental.

Etiene Fabbrin Pireshttp://lattes.cnpq.br/8604440445209457
Bolsista produtividade CNPq. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado (2003), doutorado (2008) e pós-doutorado (2009) em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins, atuando na Graduação (modalidades Bacharelado e Licenciatura) e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos, Mestrado). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Paleobotânica, Paleoecologia e Paleoclimatologia, Ensino de Paleontologia. Também possui experiência na Formação de Professores, atuando no Programa PARFOR onde ministrou as disciplinas de Estágio na Licenciatura.

Carolina Saldanha Schererhttp://lattes.cnpq.br/4489430531879867 
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mamíferos Fósseis, atuando principalmente nos seguintes temas: camelídeos fósseis, ungulados pleistocênicos e mamíferos fósseis. Atualmente trabalha como professora adjunta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, atuando nas áreas de Paleontologia e Zoologia de Vertebrados.

Ana Carolina Biacchi Brusthttp://lattes.cnpq.br/0782315437428370
Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geociências (Paleontologia) da Universidade Federal do Rio Grade do Sul (UFRGS) desde Março/2015. Formada em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo feito o Trabalho de Conclusão de Curso na área de Paleontologia, com enfoque em Paleoherpetologia. Desenvolveu, de Abril/2010 a Dezembro/2014, juntamente ao Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia da UFSM, atividades de ensino, pesquisa e extensão. De Setembro/2013 a Junho/2014 realizou Graduação Sanduíche na Trinity College Dublin, Irlanda, pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Ane Elise Branco Pavanattohttp://lattes.cnpq.br/6283843336704821 
Possui graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e mestrado em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é estudante de doutorado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Paleozoologia

Eduardo Neveshttp://lattes.cnpq.br/5444144903665227
Graduando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Maria. Trabalho com paleovertebrados do Triássico Médio e Superior no Laboratório de Estratigrafia e Paleontologia da Universidade.

Guilherme Pereira Chiarellohttp://lattes.cnpq.br/9517968025126533
Graduando do curso de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Animal. Atua desde 2011 como Monitor de Anatomia Animal, tendo preparado diversas peças anatômicas para o acervo do Setor de Anatomia Animal da UFSM, e realizando monitorias para revisão dos conteúdos com os alunos dos cursos de Med. Veterinária e Zootecnia da UFSM. Possui conhecimentos sobre Anatomia Comparada dos Animais Domésticos e Técnicas Anatômicas, utilizando estes conhecimentos na elaboração de material didático para as aulas de Anatomia Animal, possuindo especial domínio sobre osteologia animal comparada, montagem de esqueletos e osteotécnicas.