Ir para o conteúdo SGLab CT Ir para o menu SGLab CT Ir para a busca no site SGLab CT Ir para o rodapé SGLab CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

FAQ: Frequently Asked Questions

Quais normas são utilizadas para realizar a etiquetagem de inversores fotovoltaicos conectados à rede junto ao INMETRO?

Para fins de etiquetagem é considerada a Portaria INMETRO nº 004, de 04 de janeiro de 2011, alterada pela Portaria INMETRO n.º 357, de 01 de agosto de 2014. Essas portarias contêm ensaios próprios e referenciam ensaios descritos por outras três normas: ABNT NBR 16149, ABNT NBR 16150 e ABNT NBR 62116.

Quais laboratórios podem realizar os ensaios dos inversores para fins de registro junto ao INMETRO?

Somente os laboratórios acreditados ou designados podem realizar tais ensaios. O Laboratório de Ensaios do INRI é acreditado no INMETRO sob nº CRL 1322, como pode ser verificado em: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/detalhe_laboratorio.asp?nom_apelido=UFSM%2FINRI

Quais condições os inversores ensaiados devem satisfazer?

Os inversores devem estar em conformidade com TODOS os requisitos determinados pela Portaria INMETRO nº 004, de 04 de janeiro de 2011, alterada pela Portaria INMETRO n.º 357, de 01 de agosto de 2014.  

Qual é o tempo de validade do ensaio para fins de registro do inversor junto ao INMETRO?

O registro do inversor no INMETRO possui validade de 1 (um) ano. Portanto, para manter a etiquetagem de um determinado modelo, o representante legal do produto deve realizar, a cada ano, novos ensaios em laboratório designado pelo INMETRO.

Como é realizado o registro do inversor junto ao INMETRO?

O registro do produto é realizado no Sistema Orquestra do INMETRO.

Para maiores informações:  https://orquestra.inmetro.gov.br/

O laboratório é responsável pelo registro do produto junto ao Sistema Orquestra do INMETRO?

Não, o laboratório apenas é responsável por realizar o ensaio e fornecer ao cliente um relatório em formato eletrônico (PDF) e/ou impresso. Toda a tarefa de registro no Sistema Orquestra do INMETRO é de incumbência do representante legal do produto no Brasil.

Como pode ser verificada a autenticidade do relatório de ensaio emitido pelo INRI?

Os relatórios dos ensaios realizados pelo INRI são disponibilizados em uma plataforma eletrônica para verificação da autenticidade de documentos. Essa plataforma pode ser acessada através do endereço www.ufsm.br/labensaios, cujo acesso ao documento é restrito àqueles que possuírem a chave alfanumérica de 16 dígitos. Essa chave é fornecida unicamente ao cliente do ensaio por email ao final do ensaio. Para verificar como funciona o sistema, acesse o relatório teste 8888.8888.8888.8888

Quantas amostras são requeridas nos ensaios de inversores fotovoltaicos conectados à rede?

Para realizar os ensaios são necessárias 2 (duas) amostras de cada modelo.

Quanto tempo é necessário para ensaiar determinado modelo de inversor?

O tempo de ensaio é de acordo com a complexidade do ensaio e do manuseio do item a ser ensaiado. Isso depende da faixa de potência do inversor, forma de conexão (monofásica ou trifásica) e número de seguidores de máxima potência. Para obter essa informação, solicite um orçamento de ensaio, informando todas as informações técnicas dos inversores a serem ensaiados.

Qual o custo do ensaio de conformidade?

O valor do ensaio cobrado pelo INRI é conforme a complexidade e tempo necessário para realizar tais ensaios. Esses fatores são quantificados de acordo com a potência nominal do inversor, tensão nominal c.a., forma de conexão (monofásica ou trifásica) e número de seguidores do ponto de máxima potência (MPPTs). Para obter o orçamento de ensaio, enviem o catálogo (datasheet) do equipamento a ser ensaiado, juntamente com os dados da empresa (CNPJ, endereço, telefone).

Como é realizado o agendamento para realizar um ensaio?

Após solicitada a proposta de orçamento, deve ser realizado o pagamento de 50% do valor da proposta para que os ensaios sejam reservados na agenda do laboratório.

Como é realizado o deslocamento das amostras até o laboratório?

O cliente é totalmente responsável pelos trâmites para deslocar as amostras do seu local de origem até o laboratório e vice-versa. O laboratório fica apenas responsável pelo desempacotamento e empacotamento das amostras. Todo o custo para o transporte é de responsabilidade do cliente e não está incluso no orçamento fornecido pelo INRI.

Qual o endereço de envio das amostras?

As amostras podem ser enviadas por transportadora ou correios. O endereço do INRI é Av. Roraima n°1000, Prédio 9E, Sala 117, Bairro: Camobi, Cidade: Santa Maria, Estado: Rio Grande do sul, CEP 97105-900, Caixa Postal: 5101.