Ir para o conteúdo Suínos Ir para o menu Suínos Ir para a busca no site Suínos Ir para o rodapé Suínos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ABCS apresenta Programa de Prevenção e Controle da Peste Suína Africana e Clássica no MAPA



Nesta semana, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) participou da Câmara Setorial de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na sede da pasta, em Brasília.

Na oportunidade, a diretora técnica da entidade, Charli Ludtke, explicou as prioridades da ABCS em sanidade, biossegurança e em seguida apresentou o Programa de Capacitação de Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos, que é  uma iniciativa da ABCS, em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves).

O lançamento do programa será em Brasília, na sede da CNA,no dia 14 de agosto, e abordará o tema Prevenção e Controle da Peste Suína Africana (PSA) e Clássica (PSC). Charli explicou que a iniciativa dos realizadores tem o intuito de  convocar toda a cadeia para compartilhar responsabilidades e atuar no controle da entrada de doenças em defesa da saúde do rebanho suinícola. “O evento de lançamento é para dar abertura aos Workshops itinerantes que vão acontecer em mais de 10 estados brasileiros, durante o segundo semestre, os quais vão tratar das Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos. Assim,o objetivo dos realizadores é manter a sanidade da produção suinícola nacional, por meio do aprimoramento da informação”.

Além dos realizadores, o evento conta com o apoio do MAPA, da Embrapa Suínos e Aves e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Isso porque, após os recentes casos de PSA na Ásia e Europa e dos casos pontuais de PSC no Ceará e no Piauí, a ABCS junto ao governo federal e a iniciativa privada identificaram a necessidade de integrar os representantes da cadeia no esforço de controlar e mitigar os fatores de riscos na entrada de doenças.

 

Fonte: ACSURS

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-827-81

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes