Ir para o conteúdo Suínos Ir para o menu Suínos Ir para a busca no site Suínos Ir para o rodapé Suínos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Infraestrutura

UNIDADE DE PRÉ-COBERTURA COLETIVA E MATERNIDADE
A unidade de maternidade do Laboratório de Suinocultura situa-se em um galpão individual e contém sete baias, sendo 4 baias medindo 2,20 x 5,20m destinadas a maternidade, possuem abrigo escamoteador e um protetor lateral, constituído de uma barra de ferro, para evitar esmagamento dos leitões. As demais baias são destinadas ao alojamento de fêmeas não gestantes e macho reprodutor.

UNIDADE CRECHE
A unidade de creche está situada em dois prédios diferentes, sendo uma unidade localizada em anexo à sala de digestibilidade (creche I), e a outra unidade (creche II) situada no mesmo galpão em que estão as unidades de cama sobreposta, unidade de crescimento e terminação e unidade de processamento de rações. A unidade situada anexa à sala de digestibilidade possui 48 baias de 1m², com piso vazado de plástico, comedouros tipo semiautomáticos e bebedouros tipo chupeta, que permitem regulagem de altura. A unidade II possui 26 baias medindo 1,32m x 1,32m, com piso metade vazado e metade de madeira, comedouros de madeira e bebedouros tipo chupeta.

UNIDADE DE CRESCIMENTO-TERMINAÇÃO
A unidade de crescimento e terminação possui 24 baias, cada uma medindo 1,5 metros de largura e 3,25 metros de comprimento. Cada baia possui dois comedouros de madeira e um bebedouro tipo chupeta e têm capacidade de alojar 3 animais até seu peso de abate (± 120kg).

UNIDADE DE GESTAÇÃO
A gestação das fêmeas suínas ocorre na unidade de cama sobreposta, sendo as mesmas transferidas para a unidade de maternidade 5 dias antes da data prevista do parto. Esta unidade situa-se no mesmo prédio dos galpões destinados ao crescimento e terminação e a fábrica de rações. A unidade aloja também, em baia individual um macho reprodutor.

FÁBRICA DE RAÇÃO
A fábrica de rações fica localizada no galpão da unidade do crescimento e terminação. Nesta unidade são produzidas as rações utilizadas para a alimentação dos animais do setor.

SALA DE DIGESTIBILIDADE
A área de digestibilidade possui uma sala com gaiolas e uma sala de apoio. A sala das gaiolas é equipada com 12 gaiolas metabólicas ajustáveis, para suínos com pesos de 25 a 100 kg. As gaiolas metabólicas contêm comedouro, bebedouro do tipo concha, recipiente plástico para coleta de fezes, uma tela na parte inferior para a coleta das sobras e um coletor para a retirada da urina. O espaço lateral é regulável e pode ser aumentado ou diminuído conforme a necessidade e o aumento do tamanho dos animais, visando o bem-estar dos mesmos.

UNIDADE DE NUTRIÇÃO DE PRECISÃO
Esta unidade constitui de galpão de alvenaria em fase final de conclusão.

UNIDADE DE COMPOSTAGEM MECÂNICA DE DEJETOS
Unidade em fase de conclusão.