O campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é conhecido por sua beleza natural. Em todas as estações, é em volta das árvores que os frequentadores gostam de estar – sejam estudantes, entre uma aula e outra, ou a própria comunidade santa-mariense que visita a Universidade aos finais de semana. Eles vêm ao campus buscando aquecer-se ao sol, refrescar-se com a sombra ou aproveitar para consumir as variedades de frutas disponíveis ao longo do ano.
A Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), por meio do Setor de Urbanismo e Paisagismo, é responsável pelo trabalho de plantio, poda e manutenção de todo o espaço físico da Universidade. O paisagista da Proinfra, Erli Bolzan, destaca que a tarefa de manter o campus florido e arborizado também tem o objetivo de proporcionar maior qualidade ambiental para a comunidade acadêmica e todas as pessoas que circulam no campus, com reflexos positivos na saúde física e mental. “Buscamos explorar vários espaços para que, por onde as pessoas passem, possam se atentar e valorizar a beleza do conjunto: a tonalidade das folhas, das flores e dos frutos”, ressalta o servidor.
O trabalho é um esforço contínuo que acontece a partir da colaboração entre a Proinfra e diversos setores da Instituição, como o Colégio Politécnico – através da Floricultura Escola Floresce – que fornece suplementos, mudas de espécies arbóreas e ornamentais. É importante destacar que a manutenção da vegetação do campus cumpre uma série de critérios e, por isso, qualquer intervenção relacionada ao plantio de árvores exige a orientação do Setor de Planejamento Ambiental.
Dentre as 30 árvores frutíferas comestíveis existentes na UFSM, a Revista Arco listou 15. Saiba quais são, onde se encontram e em qual época do ano costumam dar frutos.