Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

Ep4: Isso é real ou se passa apenas na minha cabeça?

A ciência é descoberta ou inventada? No episódio 4 a gente fala sobre superposição e discute o que isso tem a ver com a teoria quântica ser descoberta ou inventada.

No primeiro a gente volta no experimento da fenda dupla e tenta responder a pergunta: por qual fenda o fóton passou? No segundo bloco, a gente parte para a filosofia e discute o que a ciência ser descoberta ou inventada tem a ver com teoria quântica. E no terceiro bloco a gente fala sobre as dificuldades linguísticas que surgem ao discutir teoria quântica.

Acesse a transcrição do episódio e a tradução para o inglês.

No episódio, a gente fala sobre a fotografia mais inteligente do mundo, que é a foto dos participantes da Conferência de Solvay que aconteceu em Bruxelas, na Bélgica, em 1927. Você pode conferir a fotografia abaixo:

A fotografia mais inteligente do mundo. De trás para frente e da esquerda para a direita: (1a fila) Auguste Piccard, Émile Henriot, Paul Ehrenfest, Édouard Herzen, Théophile de Donder, Erwin Schrödinger, Jules-Émile Verschaffelt, Wolfgang Pauli, Werner Heisenberg, Ralph Howard Fowler, Léon Brillouin, (2a fila) Peter Debye, Martin Knudsen, William Lawrence Bragg, Hendrik Anthony Kramers, Paul Dirac, Arthur Compton, Louis de Broglie, Max Born, Niels Bohr, (3a fila) Irving Langmuir, Max Planck, Marie Skłodowska Curie, Hendrik Lorentz, Albert Einstein, Paul Langevin, Charles-Eugène Guye, Charles Thomson Rees Wilson, Owen Willans Richardson

No episódio, a gente menciona também a pesquisa que o Osvaldo Pessoa Jr realizou com a Roseny Lisboa sobre visões realista e antirrealista entre os físicos. Você encontra mais detalhes no livro de autoria deles intitulado ‘Visões Filosóficas Sobre Ciência E Natureza: Uma Análise Das Concepções De Professores De Física’ publicado pela Editora FiloCzar em 2019.

E para uma leitura um pouco mais técnica sobre filosofia e teoria quântica, a gente deixa aqui a referência para o livro da Patrícia Kauark: ‘Teoria Quântica E Filosofia Transcendental: Diálogos Possíveis’ publicado pela Editora UFMG em 2022.

Créditos do episódio:

Idealização: Leonardo Guerini e Gláucia Murta

Produção: Gláucia Murta, Leonardo Guerini, Luciane Treulieb, Samara Wobeto e Vitor Zuccolo

Apresentação: Glaucia Murta, Leonardo Guerini e Luciane Treulieb.

Roteiro do episódio: Leonardo Guerini, com contribuições da Gláucia Murta, Luciane Treulieb e Samara Wobeto

Consultoria de roteiro: equipe do podcast Ciência Suja

Edição de som: Leonardo Guerini

Suporte de gravação: Pablo Ruan

Mixagem: Felipe Barbosa

Música original: Pedro Leal David

Identidade visual e as ilustrações de capa: Augusto Zambonato

Mídias sociais: Milene Eichelberger

Site: Daniel M. De Carli

O Q Quântico é produzido dentro de universidades públicas. Contamos com o apoio de diversos funcionários das nossas instituições que contribuíram para que o podcast chegasse ao seu formato final. Agradecemos o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do cluster de excelência “Matter and Light for Quantum Computing” (ML4Q) da Alemanha. E o suporte e infraestrutura da Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf e das rádios da Universidade Federal de Santa Maria.