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Livros publicados

O livro “Até onde vai a imaginação” é um trabalho desenvolvido por alunos do Curso Comunicação Social – Produção Editorial da UFSM na disciplina de Redação para Produtores Editoriais.

A concepção do referido produto editorial ocorreu em parceria com o Projeto de Extensão Educomumicação e Cidadania Comunicativa (CAPES e MEC).

O viés interdisciplinar do trabalho permitiu o desenvolvimento do produto atrelado à aplicabilidade, caracterizando-se como interação entre ensino, pesquisa e extensão. A aliança entre Literatura Infantil e Educomunicação proporcionou o exercício de autoria e resultou na produção artística dos estudantes da rede pública de ensino, cujo conteúdo possibilitou aos universitários a experimentação da editoração.

O livro “TIC aplicadas à Educação: usos, apropriações e convergências” consiste no primeiro volume da coleção “TIC aplicadas à Educação”, sendo uma publicação periódica de artigos selecionados no final de cada edição do Curso Lato Sensu de Especialização em TIC aplicadas à Educação/UFSM-UAB. A obra tem como objetivo a divulgação de pesquisas atualizadas que problematizam questões culturais e tecnológicas referentes à informação, comunicação e educação em uma perspectiva interdisciplinar.

O livro Mediações educomunicativas e interculturais entre Brasil e Moçambique apresenta pesquisas que dialogam com a perspectiva da educomunicação, da mediação tecnológica na educação formal e informal (comunitária), das tecnologias assistivas, da comunicação educativa e da arte comunitária. O principal objetivo foi promover o estudo, a análise, o uso crítico e o desenvolvimento inovador de dispositivos midiáticos e tecnológicos abertos e pluralistas, seguindo o paradigma educomunicativo de formação de multiplicadores, que compreendam a importância dos mesmos para o processo de ensino colaborativo, intercultural e inclusivo, em ambientes formais e informais de aprendizagem. Ao explorar o estudo das potencialidades colaborativas e de convergência dos dispositivos midiáticos e tecnológicos na produção de narrativas multimídias e digitais, relacionando questões interculturais locais e globais, buscou também fomentar trocas de experiências educomunicativas no ensino, na extensão e na pesquisa em rede, de forma a garantir a transversalidade entre a cultura brasileira e a moçambicana. A organização do livro contempla quatro temáticas principais: perspectivas teóricas, éticas e interculturais; educomunicação inclusiva e tecnologias assistivas; práticas comunitárias em arte e comunicação; e mediação tecnológica na educação.