Ir para o conteúdo Agência Íntegra Ir para o menu Agência Íntegra Ir para a busca no site Agência Íntegra Ir para o rodapé Agência Íntegra
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

V Mostra de Cinema da UFSM-FW exibe nove curtas-metragens autorais produzidos por estudantes

O evento reuniu jurados e estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas para a exibição das produções nos gêneros ficção e documentário



Na segunda-feira, 30 de junho, a V Mostra de Cinema Experimental da UFSM-FW reuniu jurados e estudantes de Jornalismo e Relações Públicas para a exibição dos curtas produzidos pelos alunos da disciplina de Produção Cinematográfica, ministrada pelo Prof. Dr. Joel Felipe Guindani, em parceria com o Laboratório de Investigação em Imagem (Lablii) e com o apoio do projeto Comunicare RP. O evento contou ainda com a presença da coordenadora de RP, Patrícia Milano Pérsigo, e da coordenadora substituta do curso de Jornalismo, Marluza da Rosa.

Foram exibidos nove curta-metragens produzidos pelos alunos da disciplina, com obras nos gêneros documentário e ficção. Entre as produções, os jurados concederam menções honrosas aos filmes “Vida em Dupla Jornada” e “Loucuras da Paixão”. A premiação principal contemplou os curtas “Todos os Cantos” (melhor documentário) e “Enquanto Te Espero” (melhor ficção).

Para Raissa Bueno, estudante de Relações Públicas e responsável pela produção solo do documentário “Vida em dupla jornada”, destacou os desafios do processo de criação “fazer o roteiro, a filmagem e a edição foi um processo bastante desafiador para conseguir deixar do jeito que eu queria para mostrar às pessoas. Apesar dos desafios, foi uma experiência muito enriquecedora”, ressaltou. O documentário retrata a história de uma universitária que se tornou mãe durante a graduação e revela os desafios de conciliar maternidade e vida acadêmica.

Já o curta vencedor na categoria ficção, “Enquanto te espero”, por Marina Lima, Pedro Lima, Emilly Fontoura e Sarah Kliman, teve um processo criativo coletivo. Marina Lima, que dirigiu e roteirizou o filme, explicou que apresentou a ideia ao grupo, que acolheu o projeto com entusiasmo. “Todo mundo comprou a ideia e conseguimos desenvolver um projeto muito bonito, muito sensível, porque mexeu com o processo de luto das pessoas, incluindo o meu próprio processo”, finalizou Marina. O filme aborda o luto de forma sensível e narra a trajetória de uma jovem que enfrenta esse processo enquanto convive com a depressão.

 Os demais curtas exibidos também exploraram temas variados e contribuíram para a diversidade da mostra.

Confira no YouTube os curtas vencedores da V mostra: Enquanto te espero e Todos os cantos.

 

Texto: Mariana Saldanha, bolsista da Agência Íntegra.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-4174

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes