Na última quarta-feira, 13 de agosto, a UFSM de Frederico Westphalen realizou um evento na Câmara Municipal da cidade para tratar de parcerias entre a universidade e o poder legislativo local. O IntegraLegis foi um desdobramento de uma reunião entre a atual Presidente da Câmara de Vereadores, Marizete Lourdes Frozzi, e a chefia do Departamento de Ciências da Comunicação, Márcia Vanzin Boabaid. O encontro ocorreu das 14hrs às 16h30. Além de compartilhar experiências na área de comunicação, estudantes, professores e vereadores compareceram principalmente para debater sobre o transporte público.
Para muitos universitários com menos condições financeiras que usufruem da Casa do Estudante (CEU) e buscam permanecer nos estudos, o transporte público auxilia no deslocamento até a cidade para trabalhar, acessar o comércio local e ter mais momentos de lazer. É o caso do estudante no segundo semestre de Jornalismo, Pedro Lima Muller. “Não tem ônibus no fim de semana, se eu preciso de alguma coisa no fim de semana eu não tenho acesso. Eu tenho que pagar um carro de trinta reais só pra chegar até a cidade”, comentou.
O Diretório Central Estudantil (DCE) da UFSM esteve presente para reivindicar melhor estrutura e maior disponibilidade de horários após o preço da passagem aumentar para quatro reais. “Isso tudo está na mão de uma empresa privada, eles controlam o horário que a gente sai e fica lá na universidade”, relembrou o Coordenador de Comunicação do DCE, Vinicius Zortea Soares. O funcionamento do transporte coletivo na cidade depende da relação entre instituições públicas e privadas.
Já o Coordenador de Formação Política do DCE, Mateus Eduardo Marchioro, destacou a importância do Legislativo como ponte entre a sociedade e o Executivo. “Só tem educação pública, gratuita e de qualidade quando a gente tem incentivo dos governos locais”, enfatizou. Para ele, a existência de transporte público em municípios menores como Taquaruçu do Sul (RS) ou sua cidade natal Xavantina (SC), é um atestado de que o transporte em Frederico Westphalen poderia ser melhor graças ao maior orçamento.
Texto e fotos: Jônathas Grunheidt Vilela Ordine, bolsista da Agência Íntegra







