Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

O mesmo sabor UNI sob novas diretrizes

Débora Dalla Pozza – deh_pozza@yahoo.com.br
Eduarda Toscani – dudatoscanigindri@gmail.com
Renata Müller – renatinhamuller@hotmail.com

Depois de dois anos de espera os produtos UNI estão de volta ao mercado de Santa Maria e região. A marca começou a ser produzida através de uma parceria da Usina Escola de Laticínios da Universidade Federal de Santa Maria com a Cooperativa dos Produtores de Leite de Santa Maria (Cooprol). Porém, o convênio que durou 15 anos foi rompido em 2008 e a produção foi paralisada sem previsão de retorno. A surpresa veio na metade de março deste ano, quando um novo contrato de licitação marcou a volta dos produtos ao mercado de Santa Maria e região, desta vez em parceria com a Cooperativa Regional da Reforma Agrária Mãe da Terra (COPERTERRA).

Para tornar a preencher as prateleiras dos supermercados, a Usina Escola teve de ser readequada às normas da vigilância sanitária. Foram feitas diversas reformas, como a troca de portas e janelas de madeira por outras de metal e a construção de um vestiário feminino. Além disso, as máquinas tiveram de passar por manutenção, já que também sofreram desgastes ao permanecerem desligadas por tanto tempo. “Renovamos toda a parte de registro, fizemos o layout de rótulos, e ainda temos toda uma estrutura pra adequar ao CISPOA (Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal), que é órgão que nos fiscaliza”, comentou Adilson Pereira, gerente da filial da COPERTERRA que coordena a produção dos produtos UNI na Usina Escola.

A estimativa é de que cerca de três mil litros de leite estejam sendo beneficiados diariamente por famílias de assentados conveniados à Cooperativa – cuja sede é o próprio assentamento onde vivem: o Santa Rosa de Tupanciretã. A comercialização do leite beneficiado assegura ao produtor um retorno financeiro maior do que a venda de produtos que não passam por processos de industrialização. Essa iniciativa procura fazer com que as famílias consigam permanecer no assentamento, melhorando sua qualidade de vida e aumentando a renda dos produtores.

Um fator que está contribuindo para consolidar os produtos UNI no mercado é a lei de 2009 que exige que 30% dos recursos repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para merenda escolar, sejam investidos sem licitação na agricultura familiar. Isso significa que 30% da merenda escolar deve ser comprada de famílias como as que integram a COPERTERRA e produzem o leite beneficiado na Usina Escola da UFSM. Segundo Adilson Pereira, os produtos UNI já são comercializados nas escolas de Santa Maria, o que significa um respaldo formal para vender os produtos e garantir o sucesso da marca.

Os produtos são fabricados na Usina Escola sob o acompanhamento e monitoramento de alunos estagiários da UFSM e professores da instituição. Além do sabor e do baixo preço que caracterizam os produtos UNI, outro fator que incentiva a boa aceitação comercial da marca é a garantia que o consumidor possui de que comprar UNI beneficia a economia familiar da região e presta reconhecimento ao trabalho de estudantes da Universidade empenhados em manter a qualidade superior dos produtos.