Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Descarte dos resíduos químicos gerados na UFSM



Da geração ao destino final, todos são responsáveis

Felipe Tubino – felipe.francotubino@gmail.com
Guilherme Borges – guilhermesb07@hotmail.com
Joelison Freitas – joelisonfreitas@yahoo.com.br
Kelem Duarte – kelemdf@gmail.com

Ao caminharmos entre os prédios 18 e 19 da UFSM é comum passarmos por alunos e professores que atuam em laboratórios. Essa é uma prática que faz parte do cotidiano dos cursos do Departamento de Química da UFSM. Porém, todo procedimento realizado em laboratório também gera resíduo, que precisa de cautela para o seu descarte por apresentar muitos riscos ao meio ambiente e à saúde.

Segundo a professora especializada em Química Industrial e Ambiental, Marta Toccheto: “Resíduo é tudo aquilo que não tem mais utilidade para algum fim, conhecido popularmente como lixo. É resultado de uma ineficiência produtiva, ou seja, quando se produz mais do que irá aproveitar, é o que resta”. Justamente por ser o restante de uma experiência, o resíduo merece atenção por parte de quem o gerou, pois é preciso uma destinação adequada para cada tipo de material.

Separação e coleta do resíduo

Os químicos da Universidade trabalham com um conceito de resíduo que abrange a responsabilidade de seu produtor desde a sua geração até seu destino final. Embasados neste conceito, o Departamento de Química da UFSM procura sempre separar os resíduos de acordo com sua natureza e reação que causará no ambiente a ser depositado. A fim de neutralizar as ações do produto restante ao meio ambiente, o resíduo passa também por um pré-tratamento, realizado por professores responsáveis pelos laboratórios junto com seus alunos. Após esses processos, os resíduos são reunidos em um posto de coleta, localizado no Almoxarifado da Química, entre os prédios 17 e 18.

Como a Universidade não dispõe de uma estação de tratamento para resíduos especiais, aqueles que são prejudiciais ao meio ambiente, todos são recolhidos por uma empresa especializada. Em 2008, a UFSM contratou a RTM, posteriormente incorporada à multinacional Stericycle, responsável pela coleta, gerenciamento e transporte dos materiais até seu destino final.

Os riscos que a destinação incorreta desses resíduos causam à natureza podem ser de grandes proporções, por isso há uma regulamentação geral que direciona para onde serão depositados os materiais.Pensando nisso, a Comissão Ambiental da UFSM, formada por alunos e professores, elaborou um documento intitulado Sistema Integrado de Gestão de Resíduos. Nele, estão presentes itens que devem ser seguidos pelos laboratórios da Universidade.

Políticas Ambientais

Recentemente, a política de não geração de resíduos foi adotada por quem trabalha diretamente em laboratórios. Como explica o Professor José Neri Paniz, Chefe do Departamento de Química: “Procuramos com que cada vez mais o pesquisador gere menos resíduo, ou seja, reações químicas em pequena quantidade, pois antigamente se faziam experimentos com volumes absurdos. Trabalhava-se com litros, agora não, se trabalha com microlitros ou microgramas”. A partir dessa mudança de posicionamento, o professor destaca que a ciência busca obter resultado satisfatório com o mínimo possível de reagentes.

A preocupação ambiental tem sido discutida há pouco tempo. O grande desafio desses profissionais é buscar a melhor forma de agregar o avanço científico sem prejudicar a natureza. Desde agosto de 2012, a UFSM conta com um engenheiro químico responsável por acompanhar e fiscalizar a destinação de resíduos, até mesmo após a coleta pela empresa responsável. Além dessa função, o engenheiro Upiragibe Nascimento afirma que uma vez por ano são realizadas visitas nessas empresas. São elaborados relatórios de atividades que posteriormente são apresentados à comissão ambiental. Dentro de suas funções também se enquadra a orientação dos professores, funcionários e alunos quanto à destinação adequada dos materiais.

Durante muitos anos, práticas inadequadas foram adotadas por laboratórios na UFSM, como por exemplo, o descarte de resíduos diretamente nas pias, que iam sem tratamento prévio para as valas sépticas (compartimento enterrado no solo, onde são depositados os resíduos). O serviço de coleta feito atualmente pela empresa substituiu o antigo procedimento. No entanto, o material coletado, mesmo que seja destinado para fora do Campus, continua sob responsabilidade de quem o gerou.

Para solucionar as questões que envolvem o destino correto do resíduo, é necessária a conscientização de que não é só em laboratório que há produção. Em casa também são produzidas substâncias que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. A reutilização e redução se tornam fundamentais na alternativa de destinação de resíduos.

Laboratório de Química Analítica
Laboratório de Química Analítica
Resíduos líquidos a serem coletados
Resíduos líquidos a serem coletados
Bombona para resíduos sólidos
Bombona para resíduos sólidos

Tipos de resíduos e seus destinos

– Solventes: Parcialmente reciclados por destilação, podem ser utilizados como combustível para caldeiras e restante para destinação final pela empresa responsável.

– Líquidos ácidos e bases: Misturados e neutralizados pela empresa.

– Orgânicos Persistentes (sólidos): São levados para aterro sanitário e, dependendo da classificação, poderão ser incinerados.

– Halogenados: Em alguns locais ocorre degradação química; em outros, o resíduo é encaminhado para a empresa.

Sede do Grupo Incorpore

Em abril de 2013, foi aprovada junto ao Fundo de Incentivo a Extensão (Fiex) a criação de um programa interdisciplinar para tratar de assuntos relativos ao meio ambiente, o Grupo Incorpore: Ações coletivas para o Meio Ambiente. Ele pertence ao Departamento de Química e está em processo de planejamento desde setembro do ano passado. Naquela ocasião, parte da atual equipe realizou o “Diadesol”, atividade de conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos que acontece em vários países da América e ocorreu em frente aos restaurantes universitários da UFSM.

O grupo tem como objetivo principal contribuir para a incorporação dos valores ambientais e para a mudança da postura das pessoas em relação ao meio ambiente. E surgiu da necessidade de respostas aos anseios de membros da comunidade universitária. O Incorpore é composto por professores dos cursos de Química, Bacharelado Interdisciplinar, Artes Plásticas e Produção Editorial, além de, atualmente, 22 acadêmicos dos centros de Ciências Naturais e Exatas, Tecnologia, Ciências da Saúde e Ciências Rurais.

Projeto Papabitucas

Ainda faz parte do plano de ações do grupo a realização de intervenções que chamem a atenção da sociedade para problemas ambientais cotidianos, como o descarte de tocos de cigarro. Neste projeto, haverá a construção de coletores de bitucas que serão distribuídos em pontos de circulação e permanência de fumantes na UFSM e em outros locais da cidade, como portas de bares, restaurantes e shoppings. Os ‘papabitucas’ levarão consigo cartazes com informações sobre os danos que o descarte indevido dos restos de cigarro causa ao meio ambiente. Essa intervenção será feita em conjunto com alunos e professores dos cursos de Artes Cênicas, que vão realizar performances para chamar a atenção da comunidade para a mobilização da questão ambiental.

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Laboratório

O projeto pretende diagnosticar as práticas realizadas em laboratório para, posteriormente, adequá-los a um padrão de utilização. Uma das propostas é reduzir ao máximo possível a escala de trabalho a fim de diminuir a geração de resíduo, bem como minimizar a periculosidade dessas substâncias a partir do tratamento delas ainda dentro do laboratório. Em um primeiro momento, apenas o Setor de Química Analítica será usado como projeto-piloto, e a partir da necessidade e eficácia das ações o projeto será expandido para outros setores e também para outros departamentos da UFSM.

Projeto Mandalas Ambientais

Para conscientizar a população de que existem alternativas para a utilização de produtos recicláveis, mandalas serão construídas com materiais reutilizados e serão expostas com informações sobre os materiais com os quais foram feitas. A exposição itinerante vai circular por diversos locais da UFSM e de Santa Maria com objetivo de chamar a atenção para a separação de resíduos e para a reciclagem. Além disso, pretende evitar o desperdício de recursos naturais e prolongar a vida útil dos aterros de lixo. Juntamente com a construção das mandalas explicativas, vai ocorrer coleta de materiais recicláveis que serão transformados em brinquedos e doados a escolas e creches de Santa Maria. A coordenadora do Grupo Incorpore, professora Marta Tocchetto, fala sobre a importância da educação ambiental: “Quando você transforma uma caixa de ovo em um trem de brinquedo, você está dando uma nova roupagem para aquele resíduo e está trabalhando a consciência das pessoas que aquilo não precisa ir para o lixo e pode ser reaproveitado.”

Os três projetos estão em planejamento e apenas a partir do mês de julho serão postos em prática e divulgados nos meios de comunicação. Segundo a professora Marta, o fato negativo fica por conta dos recursos financeiros destinados à execução dos projetos, pois os valores recebidos estão aquém do solicitado pelas coordenadoras do grupo. Mesmo assim, Marta diz que isso não será empecilho para o andamento das atividades: “Eu estou disposta a encarar o desafio e ver o que a gente pode reaproveitar de materiais descartados de obras da UFSM”.

Para o acadêmico de Química Licenciatura e integrante do Grupo Incorpore desde o seu início, Aliar Jung, a importância desses projetos para sua formação profissional está na familiaridade com a questão ambiental: “Eu quero passar para os meus alunos o conhecimento de química como ciência aliado à questão ambiental, ou seja, a minha formação está voltada para o conteúdo de aula contextualizando com essa temática de material reciclável”. Já a aluna de Engenharia Química, Giovanna Collovini, quer empregar os ensinamentos adquiridos com o grupo na sua área de interesse no mercado de trabalho: “Eu pretendo aplicar os conceitos da área ambiental na indústria, e as ações do grupo me proporcionam isso, já que as disciplinas do curso não dão a noção exata do que fazer na prática”, conta Giovanna.

Os coordenadores do grupo acreditam que esse é apenas o começo de um grande trabalho desenvolvido na UFSM e esperam que outros professores dêem sequência nos projetos, bem como os novos alunos tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente.

Colabore com o Incorpore

O grupo recebe, constantemente, novos voluntários e doações de materiais. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (55) 3220-9635, ou diretamente em sua sede, na sala 3224 do prédio 19, no Campus da UFSM, ou ainda pelo e-mail: incorporeufsm@gmail.com. Para mais informações, curta a fanpage no facebook.

Bastidores da .txt

Depois que decidimos nossa pauta na sala de redação, saímos para a apuração da matéria. Alguns dias após a decisão do tema, começamos a juntar as informações (dados, entrevistas e fatos) e aí esbarramos em um problema: teríamos que mudar o foco da matéria. O foco de alguma ‘problemática’ em relação ao destino dos resíduos químicos da UFSM foi por água abaixo e tivemos que mudar para a questão ambiental da situação, assunto que envolvia o caminho dos resíduos, por quem era produzido e para onde era levado. O bom é que vimos que na Universidade tudo aparenta ser organizado. O Grupo Incorpore foi um belo achado na hora da apuração, pois além de ter sido lançado na semana anterior, ele fala sobre projetos de descarte desses resíduos, encaixando perfeitamente com a temática inicial da matéria.

Outro fato curioso da apuração foi a entrevista que realizamos com a professora Marta Tochetto, que se emocionou ao falar sobre a reciclagem dos materiais, quando dizia que é gratificante quando uma criança recebe um brinquedo que antes era uma caixa de ovos, por exemplo, pois a criança acaba dando valor aquele simples objeto e aprende que tudo é aproveitado.

Além desses dois casos anteriores, podemos citar como fatos curiosos dos bastidores a dificuldade de tirar boas fotos em ambientes escuros que os laboratórios e almoxarifados nos proporcionavam, o cheiro muito forte do almoxarifado do prédio 18, local onde ficavam depositados os resíduos, e a falta de pontualidade do caminhão de coleta, que nos proporcionou muita dor de cabeça atrás da “foto perfeita” para a matéria, a do caminhão recolhendo os resíduos, mas foi essa falta de pontualidade que não nos deixou conseguir a foto.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-1176

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes