Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Criação de games e aplicativos na Incubadora

render_222222-2

Felipe Tubino – felipe.francotubino@gmail.com
Joelison Freitas – joelisonfreitas@yahoo.com.br

Quando ouvimos falar em produção científica na UFSM, logo remetemos a pesquisas teóricas e práticas nas áreas mais tradicionais do campo acadêmico, como, por exemplo, nos cursos de Agronomia, Letras ou Engenharia Mecânica. Porém, a produção tecnológica voltada para o entretenimento também tem espaço na Instituição.

As empresas Decadium e Imgnation são responsáveis pela criação de jogos eletrônicos e aplicativos para dispositivos móveis. Elas estão sediadas na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM), localizada próxima ao arco de entrada do Campus. A Decadium foi criada em 2004 por seis alunos do curso de Ciências da Computação com o intuito de aplicar as teorias adquiridas no curso em um empreendimento que gerasse lucro e pudesse inseri-los no mercado de trabalho.

A produtora é voltada para a criação de jogos web baseados em fases (foto acima). O primeiro game desenvolvido foi Ryudragon, ideia própria dos programadores, diferentemente de outros jogos que foram encomendados por empresas como Coca-Cola, UOL e DalPonte. A partir disso, a prioridade da Decadium tornou-se a terceirização de jogos, isto é, quando o cliente propõe uma ideia e a empresa desenvolve o projeto. No final de 2012, após uma reformulação no quadro de funcionários, a empresa foi comprada pela Imgnation. Atualmente, as duas ocupam a mesma estrutura na ITSM, mesmo que atuem em ramos diferentes. Enquanto a Decadium é voltada para a terceirização de jogos web, a Imgnation produz games e aplicativos para mobile (tablets e smartphones). Segundo o diretor de criação, Orlando Fonseca Júnior, ainda não há uma decisão em relação à união das duas empresas.

Em 2007, a Imgnation começou a trabalhar com todo tipo de criação gráfica, inclusive confecção de convites de formatura. Posteriormente, passou a trabalhar somente com jogos e aplicativos. Um dos primeiros aplicativos desenvolvidos foi o “Nosso Almoço de Todo Dia” que auxilia no planejamento de refeições durante a semana, inspirado no livro de cardápios de Kívia Linhares Ferrazzo. Hoje, a empresa é parceira de uma produtora inglesa, a Chillingo, que também é responsável pelo famoso AngryBirds. A produtora é responsável apenas pela distribuição e pelo marketing dos jogos, enquanto a liberdade de criação é exclusiva da Imgnation. “A preferência é por produção de jogos com ideia própria. Isso tem mais chance de dar certo, apesar de ser mais arriscado”, afirma Fonseca Júnior.

Atualmente, as duas empresas contam com nove funcionários, entre eles profissionais e estagiários do curso Ciências da Computação, de Publicidade e Propaganda, de Desenho Industrial e de Engenharia da Computação. Toda semana há procura dos acadêmicos por estágio na produtora, como estudantes que acabaram de ingressar na UFSM e que buscam algum tipo de ocupação. No processo seletivo, a prioridade é para os estudantes que já passaram por grupos de pesquisa dentro de seu curso, pois exige mais experiência, conhecimento sobre a produção e vivência no meio.

O diretor de criação considera fundamental a permanência da produtora na Incubadora Tecnológica, por estar localizada dentro da UFSM, e permitir à empresa ficar próxima de seus estagiários e da capacidade criativa.

Em relação ao custo de produção, há uma variação que depende do tamanho do projeto. Por exemplo, o projeto de dois anos que está sendo desenvolvido em parceria com a Chillingo está avaliado em torno de 100 mil reais, enquanto projetos menores, com tempo de produção de três meses, possuem um custo entre 10 e 15 mil reais, um valor considerado baixo em relação ao mercado mobile. A empresa considera que esse mercado, para o qual a maioria dos jogos e aplicativos é produzida, é tido como  um mercado dinâmico, pois existem poucas barreiras para entrar no ramo, já que a licença para começar a produção é baixa. “Nós pagamos 25 e 100 dólares ao ano para Google e Apple, respectivamente, para ficarmos aptos a desenvolver jogos para eles”, ressalta Fonseca Júnior.

O próximo passo é apostar em “investidores anjos” – aqueles que colocam capital de risco no projeto e possuem participação nos lucros do jogo. A meta é encontrar três desses investidores, dos quais dois já estão em negociação e o outro ainda está em aberto, para que possam desenvolver novos produtos. Nos sites da Decadium e Imgnation é possível conhecer alguns de seus trabalhos.

Bastidores da .txt

Durante a nossa entrevista com o Orlando Fonseca Jr. tivemos um breve contato com a criação de jogos e com os instrumentos usados para o desenvolvimento de personagens e programas que organizavam as futuras fases dos games. Algo que chamou a atenção foi o ambiente onde eles trabalham. A sala localizada na Incubadora Tecnológica, além do ambiente descontraído, tem vários elementos que remetem aos jogos eletrônicos: desenhos sobre personagens criados por eles, bonecos que representam super-heróis, pôsteres, etc.

Depois de realizado a matéria, percebemos que o mundo da criação de jogos e aplicativos não é brincadeira como alguns podem achar, pois esse mercado é dinâmico e envolve bastante dinheiro.txt