Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Qual o rastro deixado por você?

Andressa Doré Foggiato – adfoggiato@gmail.com
Jocéli Bisonhin Lima – joceli_lima@hotmail.com

A UFSM conta com diversos projetos de extensão voltados para a melhoria da qualidade de vida dos alunos e das condições do campus. Dentre eles, há o Grupo Incorpore – Ações Coletivas para o meio ambiente. Sob a coordenação da professora de Química Industrial e Ambiental, Marta Tocchetto, o grupo desenvolve diversas atividades voltadas à preservação ambiental e à introdução das questões ambientais no cotidiano das pessoas.

A ação mais recente do grupo foi a campanha “Rastros”, que aconteceu no hall do Prédio 13, do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). A ideia surgiu a partir da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho. O objetivo da campanha é mostrar para os estudantes a quantidade de lixo produzida por eles e o descarte inapropriado. O diferencial desta campanha foi a criação de um caminho formado por lixo, que mostra aos alunos os rastros deixado por eles.

Outra ação da Incorpore foi a criação do “Lixômetro”: um equipamento que visa mostrar o acúmulo do lixo, bem como conscientizar as pessoas do devido destino que deve ser dado a ele. Segundo Marta, as pessoas acreditam que quando elas jogam lixo no chão não há conseqüências. Entretanto, quando o lixo de diversas pessoas se acumula, o resultado pode ser catastrófico.

Outro projeto é “Mandalas Ambientais”. Elas foram desenhadas pelo professor do Centro de Artes e Letras (CAL), José Goulart. Com seus designs, ele mostra para as pessoas como os materiais recicláveis podem ser reutilizados para que não haja descarte inadequado. Futuramente, as “Mandalas Ambientais” serão uma exposição itinerante que passará não só pelo campus da UFSM, mas também por escolas da cidade e outros locais que tiverem interesse em receber a intervenção.

A ação que traz mais resultados visíveis é o papa bituca. É um cigarro gigante localizado na frente do prédio 13. Dentro dele podem ser colocadas as bitucas de cigarro, já que, em contato com o solo, podem contaminá-lo. O projeto nasceu a partir da observação do grupo Incorpore, pois muitos tocos de cigarro eram jogados no chão e nas plantas do prédio 13. Com a instalação do equipamento, já é visível a diminuição da sujeira no chão.

Todas as campanhas organizadas pelo grupo buscam conscientizar a população do destino adequado do lixo e também provocar uma reflexão sobre como estes resíduos são tratados.  Além disso, eles querem mostrar que todas as ações individuais refletem na coletividade. Até o dia 26 de junho, as intervenções criadas estavam no hall do prédio 13. Agora, a ideia do grupo é expandir o projeto para outros centros da universidade e também locais fora dela.

Para dar continuidade às ações promovidas em decorrência do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Incorpore desenvolveu uma palestra sobre Incompatibilidade Química, realizada no “Seminário Incorpore” no dia 12 de junho. Ao longo do ano, o grupo também realiza ações que estimulam a redução do consumo de água, o incentivo a reciclagem, o cuidado com a natureza e o descarte adequado dos materiais.TXT