Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

Rádio Universidade fez cobertura do Copa do Mundo FIFA

Júlio Porto Desordi – juliodesordi@gmail.com
Lucas Delgado – lucasaltdelgado@gmail.com

Dois mil e quatorze foi um grande ano para os amantes do esporte mais praticado no mundo e, sobretudo, para o Brasil. Ano de Copa do Mundo, realizada em casa, no país do futebol, de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo e outros craques. De praxe, o torcedor brasileiro está intimamente ligado às jornadas feitas no ‘bom e velho’ rádio. E a Rádio Universidade, através da frequência 800AM e também pela internet [ufsm.br/rádio], realizou a maior cobertura de uma Copa em sua história.

Emissora integrante da Rede Pública de Rádio desde 2013, a Rádio Universidade, através do Projeto Radar Esportivo – editoria de esportes composta por alunos da área de Comunicação Social, especialmente do curso de Jornalismo – realizou no ano passado uma cobertura experimental da Copa das Confederações, evento teste que precede o Mundial da FIFA. Confirmado o sucesso da iniciativa, o vínculo com a Rede Pública de Rádio foi ampliado para este ano.

Já em 2014, novamente o Radar Esportivo se fez presente nas ondas dos 800AM para mais uma longa jornada, com um mês de duração e diversos programas ao longo da competição mais importante do futebol: a Copa do Mundo FIFA. Dessa vez, a tarefa era realizar uma introdução às partidas com comentários e informações e também análises após o fim dos jogos.

A transmissão das partidas foi realizada pela Empresa Brasil de Comunicação, representada pela Rádio Nacional, emissora pública e histórica no rádio brasileiro.

Quem arquitetou a cobertura foi o diretor da Rádio Universidade, Renato Molina, e também o diretor de Programação, Milton Oliveira. Os convocados para a Seleção da Cobertura foram os integrantes do Radar Esportivo e também os sonoplastas, que abraçaram a causa e estiveram nos estúdios do meio-dia até o horário de finalização dos jogos.

“Uma cobertura como esta da Copa do Mundo agrega ao futuro profissional: a desenvoltura nos improvisos, capacidade de análise e síntese, dinâmica técnica de transmissão, entrosamento da equipe e amadurecimento crítico. O envolvido que souber absorver pontos como esses leva um diferencial para sua atuação posterior no mercado de trabalho”, comenta Milton Oliveira.

A experiência prática para o jornalista é essencial. Esse é o propósito do Projeto Radar Esportivo, um dos programas mais antigos da grade da Rádio Universidade. No ar desde a década de 80, contou com profissionais da área do jornalismo esportivo e, a partir dos anos 90, deu abertura aos alunos dos cursos de Comunicação Social. A cobertura da Copa do Mundo FIFA realizada pelos estudantes do projeto busca preparar o futuro jornalista para o mercado de trabalho, em um ambiente de equipe e produção de materiais para o rádio.

O integrante mais antigo da atual equipe, Nicholas Lyra, relata um pouco da importância do Radar em sua formação acadêmica. “São três anos e meio que estou no Radar Esportivo. O programa me deu a maior base na prática de jornalismo que eu poderia ter dentro da universidade” Além disso, o acadêmico acredita que, mesmo participado de várias coberturas, de diversos esportes, cobrir a Copa do Mundo é a maior e mais completa experiência. “Pra mim, que sempre me interessei por jornalismo esportivo, a cobertura da Copa pela Rádio Universidade é uma experiência que eu espero levar pra além da universidade, e será útil mais tarde, no mercado de trabalho, por tudo que executamos ali.”, complementa.

Após um mês de cobertura da Copa do Mundo FIFA, a Rádio Universidade e os participantes da “operação” comemoram o resultado. A experiência adquirida, a oportunidade de expor o trabalho e também de ganhar mais conhecimento – não só da prática radiofônica, mas também do futebol – são fruto do esforço em meio ao calendário acadêmico.

Se há exatamente um ano o resultado foi satisfatório, de acordo com Milton Oliveira, há a certeza de que a qualidade foi repetida. “O sucesso do trabalho em 2013 [Copa das Confederações] tornou a decisão de cobrirmos o Mundial uma continuidade óbvia. O comprometimento dos acadêmicos do Projeto Radar Esportivo também tornou fácil a decisão de repetirmos uma grande cobertura”.

Daqui a quatro anos haverá a Copa do Mundo FIFA na Rússia. Se a parceria com a Rede Pública de Rádio for mantida, a Rádio Universidade certamente repetirá o ótimo trabalho feito no ano de 2014.TXT