Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

PRATO SAUDÁVEL, PILAR DA EDUCAÇÃO

Restaurante Universitário é aliado da permanência estudantil

Prato de comida do Restaurante Universitário com arroz e lentilha por cima, purê de batata no centro, um pedaço de sobrecoxa assada, salada de abobrinha picada e cenoura ralada. O fundo é a bandeja bege do Restaurante Universitário.
Pratos como esse são servidos todos os dias no Restaurante Universitário da UFSM | Foto: Vitória Sarturi

O sistema de cotas tem ampliado o acesso de pessoas socioeconomicamente vulneráveis às universidades federais. Nesse cenário, a implementação de medidas, como os restaurantes universitários, asseguram a permanência destes alunos. No Brasil, ter a garantia de três refeições diárias tem se tornado incomum. Em 2022, 58,7% da população brasileira vive com algum grau de insegurança alimentar, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

Os restaurantes universitários são medidas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para possibilitar a permanência de estudantes com baixa renda em cursos presenciais de graduação nas instituições federais. Conforme dados do Portal de Transparência da UFSM, 48,6% dos usuários do RU têm Benefício Socioeconômico (BSE), recurso que inclui alimentação gratuita. Esse é o caso do acadêmico Natanael Piovesan, que tem BSE e também reside na Casa do Estudante Universitário (CEU). Ele faz todas as refeições no RU e acredita que o Restaurante facilita sua rotina por ser algo prático, sem custo e que contribui na continuidade da sua graduação.

De acordo com a nutricionista e atual diretora dos RUs de Santa Maria, Carla Brasil, os restaurantes universitários são o pilar da permanência estudantil na universidade. Segundo ela, os RUs de Camobi fornecem cerca de 11.500 pratos balanceados por dia –  entre café, almoço e jantar -, que garantem refeições básicas para os estudantes. A diretora ainda salienta a importância do restaurante para uma alimentação balanceada, pois o cardápio fornecido é criado por nutricionistas com base no Guia Alimentar para a População Brasileira. O documento é desenvolvido pelo Ministério da Saúde para dar diretrizes à promoção de uma alimentação saudável. De acordo com o Guia, a diretriz de promoção da alimentação adequada e saudável pode ser compreendida como um conjunto de estratégias que tem como objetivo proporcionar à população a realização de práticas alimentares apropriadas.

A doutora em Saúde da Criança e do Adolescente e professora de Nutrição no Campus de Palmeira das Missões, Vanessa Kirsten, afirma que os restaurantes universitários são fundamentais para a garantia de um consumo alimentar adequado: “Ele diminui algumas barreiras importantes para que os estudantes tenham acesso a uma alimentação adequada e saudável. “Se não tivesse o RU, provavelmente [eles] iriam comer lanches e substituir as refeições por alimentos ultraprocessados”, explica.

A docente ainda fala sobre a importância dos restaurantes universitários para além da vida dos acadêmicos, como um combustível para o funcionamento das universidades. Para Vanessa, há relevância na combinação de arroz, feijão, guarnição, carne e salada presentes no cardápio do RU: “Ele é o ideal, primeiro porque ele atinge o padrão de dieta brasileiro, segundo porque ele tem o que a gente considera que é importante: fibras, vitaminas, proteínas e carboidratos”, complementa.

RUs da UFSM

O primeiro RU da UFSM foi criado em 1963, três anos após a fundação da Universidade, na antiga Reitoria em Santa Maria. Atualmente, além dos dois restaurantes inaugurados no Campus Camobi, a UFSM conta com RUs nos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, que oferecem alimentação a preços acessíveis para estudantes e servidores da UFSM.

Você sabia?

De acordo com a pesquisa Premature Deaths Attributable to the Consumption of Ultraprocessed Foods in Brazil, realizada em parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidad de Santiago de Chile, 10% das mortes registradas no Brasil em 2019 são atribuíveis ao consumo de produtos ultraprocessados.

Segundo o Guia do Ministério da Saúde, ultraprocessados são alimentos industrializados feitos majoritariamente ou integralmente de substâncias como óleos, açúcar e gorduras, derivados de constituintes como amido modificado ou sintetizados em laboratório com base de matérias orgânicas como petróleo e carvão.

Reportagem: Isadora Juliatto Piovesan
Contato: isadora.juliatto@acad.ufsm.br