Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

BONECOS GANHAM VIDA

O processo delicado e minucioso da artista Jordana Pedroso em confeccionar peças inspiradas em filmes de stop motion.



Fotografia horizontal e colorida de uma miniatura de um gato em decomposição. O gato está deitado sobre uma cama com lençol branco e travesseiro azul. O gato tem pelagem laranja, branco e preto. A cavidade do estômago está aberta e nela há fungos, musgos e cogumelos em tons de bege, verde e vermelho. Entre os musgos, as costelas do gato. O fundo é uma parede bege com iluminação em tom sépia.
Peça do projeto de TCC de Jordana Pedroso, gato em decomposição | Foto: Jordana Pedroso

Apaixonada por animais e inspirada por filmes de stop motion, a artista visual Jordana Pedroso, formada pela UFSM, atrai a atenção de amantes de miniaturas e do mundo da animação. Suas obras autorais são reproduções de peças usadas em longas-metragens. Foi em 2019 que Jordana entrou no universo dos bonecos tridimensionais. Sua primeira criação foi a versão da artista em pano e retalhos. Na pandemia, ela começou a se inserir no cenário dos bonecos de stop motion após encomenda de uma seguidora. O personagem Sr. Raposo, do filme “O Fantástico Sr. Raposo” (2009), do diretor Wes Anderson, ganhou vida pelas mãos da artista com técnicas ainda pouco exploradas, como a pelagem. 

Fotografia horizontal e colorida da artista Jordana Pedroso segurando uma miniatura dela mesma. A artista tem cabelo preto com uma mecha rosa e olhos pretos. Ela utiliza uma máscara preta e veste uma camisa rosa com gravata preta. Com a mão direita ela segura uma boneca em sua frente. A boneca possui cabelo preto com uma mecha rosa e olhos pretos. A boneca utiliza uma máscara preta e veste uma camisa rosa com gravata preta e uma calça quadriculada nas cores preta e branca. O fundo é uma árvore com iluminação escura.

Com pelos de sua gata – Linda, fibras de árvore, novelos de lã, biscuit, fungos e arame, a artista confecciona suas peças de 28 centímetros com técnicas artesanais que desenvolveu. Os bonecos têm traços que viraram sua marca: animais peludos com características humanóides, como gatos, cachorros, raposas e ratos. O trabalho delicado e minucioso leva no mínimo um mês para ser finalizado, e depois é vendido para colecionadores. 

Além das reproduções fiéis dos bonecos utilizados em filmes de stop motion, Jordana cria peças autorais que mesclam o manufaturado com o natural, como a fibra da árvore paineira e fungos. Criada em 2021, a primeira peça autoral é a gata Alicia, que tem pelagem preta e branca, olhos roxos, boina, blusa de tricot e uma saia xadrez. As inspirações foram as cores do outono e os acessórios vintage de couro. 

O segundo trabalho autoral faz parte da monografia do final do curso. Defendida em fevereiro de 2023, “A conexão da vida através dos fungos” mostra a decomposição de felinos em diferentes estágios. “Aquelas peças que criei para o TCC, focado em fungos e em decomposição era um tema recorrente, porque eu gosto de trabalhar com coisas interdisciplinares, gosto de biologia, matemática e física”, comenta. 

A obra de arte foi apresentada em dois pedaços de troncos repartidos, entre as frestas da madeira, miniaturas de gatos eram rodeadas por cogumelos naturais e de tecido. A orientadora e professora de Artes Visuais, Helga Corrêa, fala sobre a principal referência,  o universo fungi. A docente aborda também as reflexões sobre a metamorfose e a transformação dos corpos, quando em processo de desintegração. “Apesar da aparente morbidez que o tema possa sugerir, asseguro que o trabalho é de uma delicadeza e beleza cativantes, o que propicia a aproximação dos espectadores e uma autêntica interação com a obra”, comenta. 

A artista já soma mais de 54 mil seguidores no Instagram, TikTok e Twitter. Além do apoio dos amantes de arte e miniaturas, Jordana tem o reconhecimento de animadores de filmes de stop motion consolidados, como Fuga das Galinhas (2000) e Pinóquio por Guillermo del Toro (2022). Ela conta que troca conhecimento com a comunidade dos filmes de animação e recebeu, em 2021, um convite para participar da pré-produção do filme brasileiro “Minhocas 2”, do diretor Paolo Conti. 

Jordana trabalhou durante três meses em Florianópolis, no estúdio Animaking, com figurino e cabelo dos personagens. Para a artista, nas animações cada detalhe é importante, e entre as dificuldades percebidas estão o cabelo e a sobrancelha das peças. Como solução, ela desenvolveu uma técnica exclusiva que será utilizada no longa-metragem das minhocas. “As peças ficaram bem legais, mas não posso falar muito porque ainda está em produção”, complementa. Poder se inserir no mercado do stop motion é um sonho que aos poucos se realiza para Jordana, que ainda quer trabalhar na produção internacional de um longa. 

Fotografia horizontal e colorida de uma miniatura do personagem "Rat" do filme "O Fantástico Sr. Raposo". O rato está em pé sob uma mesa de madeira. O rato tem pelagem preta, olhos vermelhos e orelhas grandes arredondadas. O rato veste um blusão listrado de tricot nas cores branca e vermelha. Na mão esquerda a miniatura segura uma faca. O fundo é uma parede branca com sombras escuras.

Por dentro das técnicas

Em seu quarto, Jordana mostra sua área de trabalho composto por lupas, réguas, pequenos instrumentos e esboços das obras, e detalha como funciona o processo de criação dos personagens. Ela segura a terceira reprodução do Sr. Raposo e mostra o passo a passo de uma peça, que começa por um estudo preciso, com tecidos, cores e detalhes que serão utilizados durante a etapa de confecção. Após isso, ela começa a armadura, que é uma estrutura de arame que sustenta o corpo do boneco. Em seguida vem o enchimento, a modelagem com biscuit da cabeça, dos braços e pés, a pintura das partes em que foram utilizadas massa, a pelagem com uso de fios de lã escovados e a confecção das roupas e acessórios do boneco. 

Em meio a uma caixa com materiais variados, Jordana conta sobre o personagem Sr. Raposo. Ela gosta de fazer novas versões do boneco para aprimorar as técnicas. Além da costura e do acabamento, a pelagem foi uma das etapas que mais evoluíram desde a primeira peça da raposa em 2020. A artista explica com detalhes sobre a técnica: “O pelo dos animais tem um fluxo de crescimento, ele tem uma ordem, então tenho que começar de baixo para cima para conseguir fazer a finalização no nariz”.  Outro cuidado de Jordana é a escala de suas peças, que precisam de atenção e às vezes tornam-se um desafio. Nos filmes em stop motion as peças são criadas em diversos tamanhos, diferente da artista que costuma trabalhar com bonecos de 28 cm: “Uma das principais coisas em trabalhar com peças pequenas é conseguir adaptar o tamanho dos detalhes para aquele boneco, para que faça sentido”. A artista visual ressalta a diferença do seu trabalho artístico para os bonecos utilizados em filmes: “Meu trabalho puxa mais para uma escultura do que um boneco animado, mas é muito inspirado nisso”. 


Reportagem: Vinícius Maeda
Fotos: Jordana Pedroso
Contato: vinicius.maeda@acad.ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-3744

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes