Ir para o conteúdo MSRS Ir para o menu MSRS Ir para a busca no site MSRS Ir para o rodapé MSRS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

II CBVS

Arte competição 2021 site

As competições de solos (Soil Judging Contests) já são uma realidade no Brasil. Estas atividades têm como principais objetivos oportunizar os estudantes conhecerem os solos de diferentes locais; exercitarem os conhecimentos técnicos exigidos para a interpretação do potencial e limitações dos solos e paisagens; e promover a troca de experiências entre professores, pesquisadores e estudantes da ciência do solo.

A II Competição Brasileira Virtual de Solos é um evento adaptado para o formato remoto, experiência já testada e aprovada no Brasil pelos estudantes. O evento é promovido pelo GT Soil Judging Contest da SBCS, juntamente com várias universidades e a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, fazendo parte das comemorações do dia mundial do solo (05 de dezembro).

Seus objetivos são promover a prática do “Soil Judging” durante o período de isolamento social que vivemos, bem como, estimular os estudantes de todo o Brasil para o estudo ativo e interdisciplinar da ciência do solo. Temos a convicção de que este evento apresenta uma enorme contribuição ao desenvolvimento dos seus participantes, gerando aprendizagem e integração virtual. Ressaltamos que, muito mais que uma competição, o evento oferece uma experiência interdisciplinar importante para o desenvolvimento de conhecimentos práticos. Portanto, sejam todos bem vindos e desejamos uma agradável e proveitosa atividade.

Tema do evento: “Solos dos Biomas Brasileiros” – neste ano faremos uma viagem por nossos seis biomas e trabalharemos várias catenas de solos de diferentes regiões do Brasil.

Datas: 25, 29, 30/11 e 01 e 02/12 de 2021.

Horários: Das 18 às 20h.

Programa:

Data

Dia da semana

Atividade

Tempo

25/11/21

Quinta-feira

Apresentação das regras e materiais

2h

29/11/21

Segunda-feira

Apresentação sobre os solos e as paisagens dos biomas brasileiros

2h

30/11/21

Terça-feira

Apresentação sobre os solos e as paisagens dos biomas brasileiros

2h

01/12/21

Quarta-feira

Treinamento para a competição

2h

02/12/21

Quinta-feira

Competição

2h

O período de inscrições será de 04/10/21 a 19/11/21.

As inscrições serão gratuitas. O número de vagas é limitado a 100. Os estudantes sócios da SBCS – Sociedade Brasileira de Ciência do Solo terão prioridade em caso de falta de vagas para todos os interessados. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição.

Os competidores deverão enviar as informações e documentos abaixo para o email: msrs.ufsm@gmail.com

Nome Completo:

Curso:

Instituição:

Cidade/estado:

Email:

Número whatsapp:

É sócio da SBCS? (Essa informação será confirmada junto a SBCS):

– Documento: Comprovante de matrícula atualizado.

Competidores: estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) ligados à Ciência do Solo de todo o Brasil.

O primeiro, segundo e terceiro colocados receberão certificados de mérito. Os demais participantes receberão certificados de participação. Premiações adicionais ainda precisam ser confirmadas, em breve teremos novidades!

– Estudantes da graduação e da pós graduação competirão separadamente, com premiações para cada grupo.

– Todo o evento será virtual, com os estudantes participando de suas casas, individualmente.

– Todas as atividades estão programadas para ocorrerem em ambiente do google meet. Qualquer alteração será previamente informada aos competidores.

– Os estudantes deverão realizar a avaliação interpretativa de um sítio, para isso utilizarão um manual de orientações e dados morfológicos, ambientais, biológicos, químicos e físicos do solo e da paisagem (fornecidos pela organização do evento). A avaliação é registrada em um cartão resposta que será comparado com o gabarito produzido por três juízes (Professores/pesquisadores da área da ciência do solo).

– Maiores detalhes sobre as regras serão enviados, juntamente como manual de competição, para os estudantes inscritos.

– Os estudantes não precisam ter experiência neste tipo de atividade, pois terão oportunidade de aprender durante o evento, com as apresentações, materiais didáticos enviados após a inscrição e o treinamento antes da competição.

– Se você é ligado na ciência do solo não deixe de participar, certamente será uma ótima oportunidade para conhecer novos colegas, professores e aprender muito sobre solos.

– Apesar da participação ser somente obrigatória no dia da competição (02/12), é extremamente aconselhável que os competidores participem dos diferentes momentos para entenderem as regras, conhecerem os solos dos ambientes trabalhados e terem a oportunidade de realizar uma simulação da competição (treinamento).

– Maiores detalhes podem ser obtidos pelo e-mail: msrs.ufsm@gmail.com