Ir para o conteúdo Silveira Martins Ir para o menu Silveira Martins Ir para a busca no site Silveira Martins Ir para o rodapé Silveira Martins

Semana de visitas à UFSM Silveira Martins

A UFSM – Silveira Martins iniciou o mês de novembro com uma agenda bem interessante e integradora. Nessa primeira semana, recebemos duas importantes visitas. A primeira foi a da vereadora Bianca Ruviaro Tolfo (MDB), no dia 03 de novembro. Na ocasião, a parlamentar conheceu um pouquinho das atividades que vem sendo desenvolvidas no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão. A senhora Bianca pode também visitar as novas instalações em que se encontram o Museu e a Biblioteca, duas instituições de suma importância da Prefeitura de Silveira Martins, que, através de um convênio entre o munícipio e a universidade, estabeleceram um Plano de Trabalho para abraçar além do Serviço de Fisioterapia do município, todos eles em um espaço acolhedor e moderno. A universidade tem fornecido um apoio institucional às dificuldades de espaço físico, bem como organizacionais e memorialísticas encontradas pelo referido munícipio, habilitando, dessa forma, o Museu e a Biblioteca para uma Educação Patrimonial regional de maior qualidade. Na referida visita, foi igualmente apresentado à Vereadora Bianca, em primeira mão, o Projeto de Extensão – Memória e História da e na Educação Escolar – dentro da política de Educação Patrimonial do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO. Através de tal projeto, a partir de 2022, será lançada uma campanha, com várias atividades culturais, artísticas e literárias para ouvir a comunidade e região sobre a história do Colégio Bom Conselho. Além disso, a nobre vereadora ouviu uma demanda da coordenação da UFSM Silveira Martins em relação a uma proposta de lei para colocar, no Calendário Municipal, o dia 23 de abril como aquele do Colégio Bom Conselho, marcando dessa forma institucionalmente a data de fundação do referido colégio. Lembrando que Colégio Bom Conselho é prédio histórico e tombado que hoje abriga uma parte da UFSM Silveira Martins. Trata-se, para nós, de uma data relevante para o município tendo em vista a importância histórica, econômica e social do Colégio Bom Conselho e o seu impacto para a cidade e região. A proposta foi bem acolhida pela vereadora que prometeu apresentar à câmara para votação junto a seus colegas parlamentares.

Visita da Vereadora Bianca Tolfo (MDB) à UFSM Silveira Martins

Já a segunda visita, ocorrida no dia 04 de novembro, foi a dos coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da UFSM, professores Prof. Dr. Gil Roberto Costa Negreiro e a  Profa. Dra. Evellyne Patricia Figueiredo de Sousa Costa. Os dois professores assumiram recentemente a coordenação do referido Programa e mostraram interesse em fazer uma visita oficial para conhecer mais de perto sobre o que é realizado na UFSM Silveira Martins. Na ocasião, além da visita pelos espaços para conhecer as instalações e alguns dos projetos que são desenvolvidos no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão, foi apresentada igualmente aos coordenadores uma série de atividades e futuras publicações realizadas pelos projetos a) Centro de Documentação e Memória; b)  Orc Studio e c) o Fantástico Brasileiro. Todos os projetos atrelados ao referido Programa de Pós-Graduação que faz parte do Centro de Artes e Letras. Os coordenadores, entusiasmados com o que puderam ver in loco, reafirmaram o apoio do PPGL e também o interesse e a disponibilidade em manter essa parceria que promete ser bastante profícua.

Essa primeira semana de novembro, mesmo que mais curta, mostrou-se bastante produtiva e promete comemorações futuras.

Visita dos coordenadores do PPGL/UFSM à UFSM Silveira Martins
Visita dos coordenadores do PPGL/UFSM ao Orc Studio, projeto coordenado pelo Prof. Dr. Eneias Tavares
Texto de Amanda Scherer
Fotos de Robson Severo e Maria Costa