Ir para o conteúdo Silveira Martins Ir para o menu Silveira Martins Ir para a busca no site Silveira Martins Ir para o rodapé Silveira Martins

Lançamento do documentário Itinerários Quilombolas no Auditório do Filó

O Programa de Extensão Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária/Residência – NIIJuC/R, por meio do Projeto DNÁfrica, tem a satisfação de convidá-los para o lançamento do documentário Itinerários Quilombolas, que ocorrerá no dia 25.11.23, às 9h, no Auditório do Filó/Espaço Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão, da UFSM, em Silveira Martins (RS).
O documentário retrata um pouco da trajetória dos remanescentes de comunidades de quilombos da região central do estado do Rio Grande do Sul conhecida como Quarta Colônia, um conjunto de nove municípios onde se estabeleceram imigrantes europeus, na segunda metade do século XIX, causando um apagamento das contribuições dos povos tradicionais, já então com presença centenária no território.
O audiovisual é fruto de uma iniciativa de alunos dos cursos da área de Ciências Sociais e Humanas, enquanto contribuição para tirar da histórica invisibilidade, enormes contingentes de escravizados e seus descendentes que, até hoje, lutam por reconhecimento enquanto direito à memória.
A Coordenação é do Prof. José Luiz de Moura Filho e os alunos pesquisadores Beatriz Santos Pontes (PPG Ciências Sociais /UFSM), Jacilene Aguiar (PPG História/UFRGS), Willian da Silva (PG Comunicação/UFSM ) e Luiz Ramirez Bezerra Sena ( PG Engenharia Acústica)

Fonte: Instagram NIIJuC/R