Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Apoio psicológico on-line

O que é suporte psicológico?

É um atendimento psicológico breve e focal, voltado a acolher e orientar questões emocionais no momento em que há a necessidade de auxílio, através de um espaço de expressão e de escuta. Esse atendimento é individual e de procura espontânea pelo aluno, e tem o objetivo de auxiliar na superação de dificuldades emocionais, evitando que uma dificuldade circunstancial se transforme em algo crônico, através da escuta, de esclarecimentos e de orientações. Para estudantes com menos de 18 anos, será necessária a autorização de um responsável legal.

Como faço para conversar com um psicólogo no Suporte Psicológico Online?

Nossos psicólogos estão de plantão no chat da página do Núcleo de Apoio à Aprendizagem  no Facebook, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não é necessário agendar, basta acessar o link https://bit.ly/naaufsm  e enviar uma mensagem privada. Pode acontecer de o psicólogo plantonista estar conversando com alguém no momento que você escrever; nesse caso, você será orientado a aguardar alguns minutos.

Eu gostaria de falar por vídeo ou áudio, como faço?

Para as chamadas de vídeo/áudio, é necessário agendar um horário preenchendo o formulário disponível em Solicitação de atendimento – Núcleo de Apoio à Aprendizagem – CAED (ufsm.br)  e, após, aguardar o contato do Núcleo de Aprendizagem. Se você utilizar um smartphone, talvez seja necessário fazer o download do app Google Meet. O suporte psicológico é um atendimento focal e, por isso, há um número limitado de sessões com cada estudante.

É só sobre Covid-19?

Não. No suporte psicológico você pode falar sobre o que estiver sentindo necessidade, seja relacionado à pandemia ou não. Caso o psicólogo perceba que você precisa de outro tipo de acompanhamento, poderá orientar à procura de outros serviços.

É sigiloso?

Os psicólogos que trabalham nesse serviço são profissionais credenciados no Conselho Regional de Psicologia e também autorizados a realizar atendimentos on-line. Sendo assim, independente da modalidade de atendimento, todos os princípios éticos profissionais são mantidos, como a garantia de sigilo dos dados e do conteúdo das conversas.  Deve-se destacar, porém, que, como em toda comunicação realizada via internet, existem riscos que fogem ao alcance dos profissionais. O estudante atendido é responsável pelos dispositivos que utilizar (computador ou celular), pelas mensagens que neles possam ficar armazenadas e se decidir compartilhar alguma informação do seu atendimento com alguém. Lembre-se de utilizar um fone de ouvido no momento do atendimento.

Atenção!

Se você está passando por uma emergência psicológica (crise psicótica, alucinações, grande descontrole emocional ou pensamentos suicidas), procure imediatamente um serviço presencial da rede pública, como um Pronto Atendimento ou UPA ou os profissionais na rede privada.

Dúvidas e informações, entre em contato pelo e-mail nucleodeaprendizagemufsm@gmail.com.