Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Aviso de Conectividade Saber Mais

Apoio psicológico on-line: agora também por vídeo/áudio

Descrição de imagem: Imagem quadrada, com fundo escuro composto por pequenas luzes amarelas desfocadas. À esquerda, um quadro da cor preta contém o texto "Estudante da UFSM:  Precisa conversar com um psicólogo?", nas cores branca e amarela. Na parte superior direita está o brasão da UFSM com o texto "UFSM - CAED - Núcleo de Apoio à Aprendizagem”, escritos em tom de branco. Mais abaixo, alinhado à esquerda, outro quadro na cor preta apresenta o texto em branco e amarelo "Acesse o chat do Facebook, enviando mensagem privada na página do Núcleo de Apoio à Aprendizagem: https://bit.ly/naaufsm. Psicólogos de plantão das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta. Se preferir, mande um e-mail: suportepsicologicocaedufsm@gmail.com.  Apoio psicológico via vídeo/áudio: solicite agendamento pelo chat ou pelo e-mail.". Uma seta na cor vermelha com a palavra "Novo!" da direita para a esquerda, aponta para a frase "Apoio psicológico via vídeo/áudio".

O Núcleo de Apoio à Aprendizagem da CAED-UFSM oferece Apoio Psicológico aos alunos da UFSM via chat e e-mail desde o início da suspensão das atividades presenciais. A novidade é que a partir de agora, também será possível conversar com um psicólogo por vídeo ou áudio.

Como faço para conversar com um psicólogo no Apoio Psicológico Online?

Nossos psicólogos estão de plantão no chat da página do Núcleo de Apoio à Aprendizagem  no Facebook ,de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não é necessário agendar, basta acessar o link https://bit.ly/naaufsm  e nos enviar uma mensagem privada. A duração de cada conversa (por escrito) é de aproximadamente 50 minutos. Se preferir, escreva um e-mail para suportepsicologicocaedufsm@gmail.com. Todos os estudantes podem acessar o apoio psicológico via chat sempre que sentirem necessidade. Pode acontecer de o psicólogo plantonista estar conversando com alguém no momento que você escrever; nesse caso, você será orientado a aguardar alguns minutos.

Mas eu gostaria de falar por vídeo ou áudio, como faço?

Para as chamadas de vídeo/áudio, solicite agendamento com os psicólogos do plantão (caminho descrito acima). Após uma rápida conversa com um dos plantonistas, você deverá preencher um pequeno formulário. No dia e horário agendados, receberá por e-mail um link para acesso ao atendimento. Cada estudante terá até quatro atendimentos por vídeo/áudio, que serão semanais, cada um com duração aproximada de 50 minutos. Após esses encontros você continuará tendo acesso ao apoio psicológico via chat (por escrito) sempre que sentir necessidade. Se você utilizar um smartphone, talvez seja necessário fazer o download do app Google Meet.

O que é apoio psicológico?

É um atendimento psicológico breve e focal, voltado a acolher e orientar questões emocionais no momento em que há a necessidade de auxílio, através de um espaço de expressão e de escuta. Esse atendimento é individual e de procura espontânea pelo aluno, e tem o objetivo de auxiliar na superação de dificuldades emocionais, evitando que uma dificuldade circunstancial se transforme em algo crônico, através da escuta, de esclarecimentos e de orientações.

É só sobre Covid-19?

Não. No apoio psicológico você pode falar sobre o que estiver sentindo necessidade, seja relacionado à pandemia ou não. Caso o psicólogo perceba que você precisa de outro tipo de acompanhamento, poderá orientar à procura de outros serviços.

É sigiloso?

Os psicólogos que trabalham nesse serviço são profissionais credenciados no Conselho Regional de Psicologia e também autorizados a realizar atendimentos on-line. Sendo assim, independente da modalidade de atendimento, todos os princípios éticos profissionais são mantidos, como a garantia de sigilo dos dados e do conteúdo das conversas.  Deve-se destacar, porém, que, como em toda comunicação realizada via internet, existem riscos que fogem ao alcance dos profissionais. O estudante atendido é responsável pelos dispositivos que utilizar (computador ou celular), pelas mensagens que neles possam ficar armazenadas e se decidir compartilhar alguma informação do seu atendimento com alguém. Lembre-se de utilizar um fone de ouvido no momento do atendimento.

Atenção!

Se você está passando por uma emergência psicológica (crise psicótica, alucinações, grande descontrole emocional ou pensamentos suicidas), procure imediatamente um serviço presencial da rede pública, como um Pronto Atendimento ou UPA ou os profissionais na rede privada.