Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

SUPORTE PSICOLÓGICO ON-LINE

Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo azul, com textura de jeans. Na parte superior à esquerda, há o brasão e logotipo da UFSM – Coordenadoria de Ações Educacionais. No lado direito, há a foto de um celular em destaque. No celular, há uma troca de mensagens entre um interlocutor não identificado e o Apoio à Aprendizagem, constando o seguinte diálogo: Interlocutor: “Oi, tudo bem? Gostaria de ter Apoio Pedagógico online. E Suporte Psicológico online, tem?!” Apoio à Aprendizagem: “É só se inscrever no site da CAED! (seguido de uma figura de uma carinha (emoticon) feliz amarela) Link no nosso perfil.” À esquerda da imagem do celular há a imagem de um pedaço de papel branco com as seguintes informações: “Suporte psicológico via chat: de segunda a sexta, das 13h às 17h. (link no perfil)”

O que é suporte psicológico?

É um atendimento psicológico breve e focal, voltado a acolher e orientar questões emocionais no momento em que há a necessidade de auxílio. O atendimento é individual e de procura espontânea pelo estudante da UFSM.  A partir da escuta, de esclarecimentos e de orientações, tem o objetivo de auxiliar na superação de dificuldades emocionais, evitando que uma dificuldade circunstancial se transforme em algo crônico. Caso o psicólogo perceba a necessidade de outro tipo de acompanhamento, poderá orientar quanto à procura por outros serviços. Como o suporte psicológico é um atendimento breve, isso quer dizer que há um número limitado de sessões com cada estudante: até 8 encontros, a depender da avaliação do(a) psicólogo(a).

OBS: Para estudantes com menos de 18 anos, será necessária a autorização de um responsável legal.

Como faço para conversar com um psicólogo no Suporte Psicológico On-line?

Nossos psicólogos estão de plantão no chat do Facebook, de segunda a sexta, das 13h às 17h. Não é necessário agendar, basta acessar o link https://bit.ly/naaufsm  e enviar uma mensagem privada. Pode acontecer de o psicólogo plantonista estar conversando com alguém no momento que você escrever; nesse caso, você será orientado a aguardar alguns minutos.

Eu gostaria de falar por vídeo ou áudio, como faço?

Para as chamadas de vídeo/áudio, é necessário solicitar atendimento preenchendo o formulário disponível na página da CAED – Apoio à Aprendizagem – Solicitação de atendimento. Para o atendimento, se você utilizar um smartphone, talvez seja necessário fazer o download do app Google Meet.

É sigiloso?

Os psicólogos que trabalham nesse serviço são profissionais credenciados no Conselho Regional de Psicologia e também autorizados a realizar atendimentos on-line. Sendo assim, independente da modalidade de atendimento, todos os princípios éticos profissionais são mantidos, como a garantia de sigilo dos dados e do conteúdo das conversas. Deve-se destacar, porém, que como em toda comunicação realizada via internet, existem riscos que fogem ao alcance dos profissionais. O estudante atendido é responsável pelos dispositivos que utilizar (computador ou celular), pelas mensagens que neles possam ficar armazenadas e se decidir compartilhar alguma informação do seu atendimento com alguém. Lembre-se de utilizar um fone de ouvido no momento do atendimento.

Atenção!

Se você está passando por uma emergência psicológica (alucinações, grande descontrole emocional ou pensamentos suicidas), procure imediatamente um serviço presencial, como um Pronto Atendimento (PA) ou UPA.

Dúvidas e informações, entre em contato pelo e-mail caed.aprendizagem@ufsm.br