Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios

Aprenda a cadastrar serviços e identificar aqueles atendidos através do PEN.

Tutorial Escrito

Um item importante a ser utilizado em sua página é o item “Serviços”. Localizado no menu horizontal, ele proporciona cadastrar os dados dos seus serviços, facilitando o acesso ao público do sítio.

Para adicionar um novo Serviço, você deve se dirigir ao painel inicial onde, no Menu Vertical, encontrará o item “Serviços”. Ao passar o mouse em cima do mesmo, você deve clicar em “Novo”, e então será aberta uma nova página para completar os dados do seu serviço.

Na nova página, você deve cadastrar os dados do seu serviço, como o nome, uma breve descrição e o público-alvo, ou seja, a quem esse serviço se destina.

Além disso, você poderá adicionar documentos ao seu serviço, que podem ser, por exemplo, formulários, modelos de ofício, entre outros. Tudo isso, é claro, de acordo com a sua necessidade.

O próximo passo é clicar em “Contatos”, onde irá abrir mais caixas de texto que devem ser preenchidas, como o setor do serviço, endereço, horário de atendimento, telefone e email. Isso serve para que o público possa tirar dúvidas e fazer a sua solicitação.

Caso o seu serviço tenha um sistema, ou um ticket para ser solicitado, você pode criar um botão em “Solicitar serviço” com o link para esse sistema. Também pode ser colocado um botão para “Relatar um problema”.

Ainda, após colocar essas informações, você deve escolher uma categoria para seu serviço, na aba que fica no canto direito da tela. Nesta aba, estarão dispostas todas as categorias já adicionadas. Você pode escolher uma delas ou, caso seu serviço não se encaixe em nenhuma, você pode criar outra em “Adicionar nova categoria”.

Agora é só publicar.

Processo Eletrônico Nacional

O projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública para a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico, sendo implementado na UFSM através da plataforma Web do Sistema de Informações para o Ensino (SIE). Esta união, ao referir-se aos processos e documentos que tramitam pelo Portal de Documentos, é identificada na instituição através da sigla PEN-SIE.

Identidade Visual do PEN-SIE

Como forma de facilitar a identificação e normalizar as instruções de apoio ao usuário, é possível classificar os serviços cadastrados nos sítios institucionais como um serviço atendido através do PEN-SIE. Para isto basta acessar o formulário de cadastro do serviço e localizar a opção Tipo de Serviço, situada logo após as seções de “Descrição” e “Público Alvo”, e alterar o valor padrão para “Processo Eletrônico Nacional – PEN-SIE“, e logo após clicar em “Publicar”, para serviços novos, ou “Atualizar”, quando estiver editando um serviço já disponível.

Tipo de Serviço: PEN-SIE

Agora, ao acessar a página do serviço, será exibido um botão Abrir processo (PEN), que contém um link direto para o formulário de abertura de novo processo no Portal de Documentos. Ao lado deste botão há outro que fornece opções adicionais, sendo estas:

Opção "Abrir processo (PEN)" e opções de contexto