Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mídias

Para adicionar uma foto, um documento, um vídeo em uma página é necessário clicar no item “mídia” do menu lateral. No WORDPRESS existe uma função chamada: “biblioteca de mídia”, você pode acessá-la ao selecionar o menu “mídias” do lado esquerdo da tela. Ao acessar a biblioteca, você terá acesso a todas as mídias que já foram utilizadas no sítio. Caso você esteja procurando uma mídia específica, você pode usar os filtros que ficam na parte superior do painel, ou utilizar a ferramenta de busca.



Para adicionar uma foto, documento ou vídeo em uma página é necessário clicar no item “Mídia” do menu lateral. No WORDPRESS existe uma função chamada: “Biblioteca de mídia”, você pode acessá-la ao selecionar o menu “Mídias” do lado esquerdo da tela.

Ao acessar a Biblioteca, você terá acesso a todas as mídias que já foram utilizadas no sítio. Caso você esteja procurando uma mídia específica, você pode usar os filtros que ficam na parte superior do painel, ou utilizar a ferramenta de busca.

Caso você queira adicionar uma nova mídia, clique em “Adicionar nova” na parte superior da tela. Feito isso, é possível adicionar arquivos de duas formas. Clique em “Selecionar arquivos”, encontre-os a partir dos documentos do computador, selecione o arquivo para abrir.. Feito isso ele já estará salvo na Biblioteca. Você também pode simplesmente arrastar o arquivo até o painel. Você consegue adicionar desde uma imagem até uma pasta de arquivos, de acordo com a sua necessidade.

Depois de adicionar a mídia, para você visualizá-la é só clicar em Biblioteca no Menu, logo abaixo do item “Mídias”. Elas estarão listados a partir das mais recente. Caso você queira excluir a mídia que você adicionou, basta passar o mouse em cima do arquivo. Quando fizer isso, no canto superior direito da imagem aparecerá uma lixeira, clique nela e depois clique “sim” para confirmar a ação.

Ainda sobre a “Biblioteca” você pode organizar seus arquivos em pastas por tipo de arquivo e/ou ano. Pois o WordPress não organiza os arquivos automaticamente. Por exemplo, crie a pasta “Editais” incorporado as pastas com editais e seus respectivos anos.

Para que o site cumpra sua função de ser acessível, é necessária uma atenção especial à audiodescrição, ao adicionar uma imagem a uma página.  O texto alternativo é a única forma de pessoas com problemas de visão terem acesso às informações contidas nas imagens.

Você pode fazer isso logo que adicionar a imagem na Biblioteca. Ao clicá-la, será aberto um painel com informações, a descrição da imagem deve ser escrita na caixa de texto referente ao “Texto alternativo”.

OBS: Mais do que uma preocupação com a legislação, isso é uma preocupação com inclusão e cidadania. Seja consciente e sempre adicione o texto alternativo coerente com a descrição visual do conteúdo da imagem. Por exemplo: foto horizontal colorida com bússola solar e texto Conheça as oficinas destinadas ao bem-estar dos estudantes.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-415-408

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes