Ir para o conteúdo Hub.doc Ir para o menu Hub.doc Ir para a busca no site Hub.doc Ir para o rodapé Hub.doc
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Hub.Doc inicia atividades de preparação de acervo em parceria com o Badesul



O Hub.Doc, Hub Transdisciplinar de Pesquisa e Inovação em Arquivos, deu início nesta terça-feira (1º) às atividades de preparação de acervo da parceria firmada com o Badesul (Agência de Fomento do Estado do Rio Grande do Sul). Os trabalhos serão desenvolvidos na sede da instituição em Porto Alegre. O trabalho vai tratar de um volume de aproximadamente 9 mil caixas de documentos.

Segundo um dos coordenadores da frente com o Badesul, o professor Jônatas Edison da Silva, os trabalhos começaram pelas etapas que antecedem a digitalização propriamente dita. “Hoje começamos pelas etapas de preparação do acervo, que antecedem a digitalização propriamente dita. Inicialmente, é feita a avaliação física dos documentos e das caixas, seguida da organização e movimentação do acervo”, explica.

Na sequência, a equipe parte para a preparação dos dossiês, com a retirada dos documentos das caixas e pastas e a remoção de grampos, clipes e outros elementos que possam interferir no processo de digitalização.

Antes de a digitalização em escala começar, também é necessário definir e testar os parâmetros técnicos que serão usados ao longo de todo o projeto — resolução, formato dos arquivos, modo de captura, qualidade da imagem, organização e identificação dos documentos, além da configuração dos equipamentos. Segundo Jônatas, essa padronização é o que vai garantir uniformidade e qualidade na digitalização do acervo. “Esses parâmetros precisam ser padronizados para garantir que a digitalização seja realizada de forma uniforme e com a qualidade necessária ao longo de todo o projeto”, afirma.

Somente depois da preparação física do acervo e da validação desses parâmetros é que a digitalização em escala será iniciada.

Seleção de bolsistas segue aberta

O Hub.Doc mantém aberta, em fluxo contínuo, a seleção de bolsistas para atuar em suas atividades. As vagas são abertas a estudantes de qualquer área de formação e de qualquer universidade. O edital completo (003/2026) está disponível em: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/editais/003-2026

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-976-215

Publicações Recentes