O Hub.Doc é um hub de pesquisa e inovação em arquivos vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), autarquia federal ligada ao Ministério da Educação do Brasil.
O Hub nasceu na UFSM por ocasião das enchentes que afetaram 96% dos municípios do Rio Grande do Sul em 2024. Na Universidade, 12 mil caixas de documentos históricos foram totalmente submersos pelas enchentes. Em todo o Estado do Rio Grande do Sul mais de 100 arquivos públicos foram atingidos, aproximadamente 238 mil caixas de documentos.
Diante desse cenário, a instituição, por meio do Departamento de Arquivo Geral (DAG), criou o Transdoc – espaço transdisciplinar de pesquisas e práticas em restauração, digitalização, preservação e difusão do patrimônio documental. Com recursos do Ministério da Educação, montou-se a primeira estrutura no Brasil dedicada à recuperação emergencial de grandes volumes documentais atingidos por enchentes.
Ao longo do período, o Transdoc foi evoluindo com o aporte de novos financiadores. O que começou como uma iniciativa de resposta ao desastre natural se tornou um legado de conhecimento, inovação e colaboração, materializado no Hub.Doc. Desenvolvemos produtos inéditos e acessíveis que geram novos e inovadores protocolos de recuperação de acervos atingidos por inundações. Além de recuperar acervos em larga escala, nosso grupo de pesquisadores e colaboradores também auxilia a sociedade do Estado do Rio Grande do Sul a preservar sua história e garantir seus direitos.