Ir para o conteúdo Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para o menu Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para a busca no site Orquestra Sinfônica de Santa Maria Ir para o rodapé Orquestra Sinfônica de Santa Maria
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Apresentação

                 A Orquestra Sinfônica de Santa Maria, foi oficialmente fundada em 7 de abril de 1966 sob a batuta do maestro, compositor e professor Frederico Richter, que lecionou por mais de três décadas no Curso de música da UFSM.

Richter possui um portfólio com mais de mil obras em variadas estéticas composicionais, muitas delas com estreia mundial realizada pela orquestra. Desde lá, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria desenvolve as atividades, por um lado, de ensino acadêmico, em parceria com os Cursos de Música da UFSM e em inserções didáticas na comunidade, sendo a única orquestra escola universitária estável na região sul, oportunizando e formando jovens instrumentistas, alguns deles profissionais de destaque no cenário nacional.       

        Concomitantemente, a orquestra realiza as suas atividades de extensão universitária, proporcionando eventos artísticos diferenciados, que perpassam por concertos, óperas, ballets, criações cênicas e apresentações de música popular e estilos variados, alguns deles em parceria com outras instituições culturais. A orquestra é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e é formada por volta de cinquenta musicistas, sendo a grande maioria por alunos bolsistas da UFSM, também os egressos dos Cursos de Música, professores, e os colaboradores que dão suporte ao funcionamento administrativo da orquestra.

         Desde 1988, a orquestra possui uma Associação Cultural que lhe apoia e facilita a interlocução com a comunidade, hoje capitaneada pela Sra. Vera Lúcia Coser. Este também é o ano que o maestro e professor Ênio Guerra, também assistente do maestro Richter, assume a direção da orquestra. O maestro Guerra levou a orquestra a diversos endereços do Rio Grande do Sul e ao Uruguai, desenvolvendo uma intensa atividade extensionista.

            Entre 2014 e 2018, o maestro, professor e violinista/violista Marco Antônio Penna, assume a direção. Ele colaborou com a orquestra, primeiro no violino, desde 1972, depois, na formação de alunos de cordas e como regente. Juntamente como professor e maestro Alexandre Eisenberg, realizaram uma programação com alto nível artístico, contando com a colaboração de musicistas contratados de várias localidades do Rio Grande do Sul.

            O professor e maestro Claudio António Esteves também é um colaborador presente da orquestra deste seu ingresso na UFSM, na década de noventa, sempre contando com as participações especiais do Coral e Coro de Câmara da UFSM, dos quais também é seu regente. A partir de 2017, a arquivista Cristina Strohschoen, da UFSM, desenvolve o “Projeto Orquestrando Arquivos Musicais na UFSM: História e Memória da Orquestra Sinfônica de Santa Maria”, resgatando e preservando o arquivo iconográfico da orquestra. Parte deste arquivo já está acessível na plataforma fonte da UFSM,   http://fonte.ufsm.br/index.php/iconografico-ufsm

         Em 2019, assume a direção o professor e maestro João Batista Sartor, egresso e fundador da Banda Sinfônica da UFSM. Com uma proposta de equilibrar os dois pilares de extensão e ensino, o novo diretor vem inovando, aperfeiçoando e aproximando a atuação de orquestra junto a diferentes instituições culturais, buscando expandir a influência da orquestra no Estado e transformar o novo teatro do Centro de Convenções (CC) da UFSM,
inaugurado em 2016, como um ponto de referência artístico, posto que desde 2019, em parceria com a PRE e Coordenadoria de Cultura, a orquestra dispõe da Sala Orquestra como sede no CC. Neste ano de 2019, foram dezenove concertos, dentre eles um resgate da cultura regional, com “A Poesia Orquestrada de Antônio Ferreira”, em parceria com a Chili Produções e uma constelação de artistas gaúchos, “As Bodas de Fígaro”, em parceria com o Estúdio de Ópera do professor Roberto Oliveira, “O Quebra Nozes”, em parceria com o Balé Ivone Freire, Concertos, Coral e Coro de Câmara da UFSM, professores solistas da UFSM, Concertos Temáticos, como o “Concerto dos Animais”, “FENART” no Regimento Mallet, Concertos nos Campi da UFSM, Concerto de Natal, convidados especiais, como o Maestro Cláudio Ribeiro (ex-OSPA), o barítono Inácio de Nonno e a soprano Rosimari Oliveira, entre outros.  

              2020 começa com mais um grande desafio: lutar contra a pandemia que assola  o mundo, prevenir  a todos quanto as obrigações como cidadãos e, ao mesmo tempo, a implementação de produção nas plataformas de informação e preparar uma inesquecível temporada, ressaltando a importância da arte e da música como esperança, redenção e gratidão pela existência humana. Os 54 anos da orquestra já são um grande feito, e fica a
homenagem a todos os personagens dessa caminhada, o público, musicistas, colaboradores, apoiadores. Vida longa à Orquestra Sinfônica de Santa Maria! 

Fique por dentro
Notícias
Hoje, 07 de Abril, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria completa 54 anos de sua fundação!
Fundada em 1966 por inciativa dos professores Dr. frederico Richter e Jean Jacques Pagnot, ela é um orgão suplementar da UFSM e, atualmente é vinculada à Pró-reitoria de Extensão. “Neste  07 de abril de 2020, tão diferente de outros, devido…
07/04/2020
V Concerto Oficial
A Orquestra Sinfônica de Santa Maria realiza no próximo dia 28 de novembro o “V Concerto Oficial da Temporada”.  Com início às 19h30min, o espetáculo é uma realização da entidade, junto a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa…
13/11/2019
Concertos Didáticos: Diversão para toda família
No mês das crianças, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresentou o “Concerto Sinfônico dos Animais”, um espetáculo para toda a família, divertido e ao mesmo tempo didático. Com direção de Mario de Balentti, com o seu personagem, o cachorro…
06/11/2019
Homenagem ao poeta Antonio Augusto Ferreira
O poeta, escritor e letrista Antonio Augusto Ferreira foi homenageado pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria em um concerto realizado no dia 7 de outubro, no Centro de Convenções da UFSM. O espetáculo com regência do professor João Batista Sartor,…
25/10/2019
As Bodas de Figaro – Ópera in Concert
A Orquestra Sinfônica de Santa Maria levou ao palco do Centro de Convenções da UFSM o espetáculo “Ópera in Concert – As Bodas de Fígaro”. Uma das principais obras do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto de Lorenzo da Ponte…
24/10/2019

Eventos

Nenhum evento futuro,
confira os eventos já realizados.