Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções

“UFSM Abraça” encerra programa de inauguração do Centro de Convenções

Inaugurado em 25 de maio, o Centro de Convenções da UFSM recebeu mais de 5 mil pessoas nos quatro espetáculos e duas exposições que integraram o Programa de Inauguração do espaço. Na última sexta-feira (11), o público prestigiou o último evento do programa. O “UFSM Abraça”, em comemoração ao Dia do Estudante, reuniu quatro apresentações artísticas de diferentes modalidades.

Com a proposta de abraçar simbolicamente a cultura, as artes, os estudantes e a cidade de Santa Maria, o UFSM Abraça promoveu um espetáculo marcado pela diversidade. As quatro apresentações artísticas que compuseram o evento foram selecionadas por meio de chamada pública, visando a estimular o acesso da comunidade artística local ao Centro de Convenções.

Dirigido pela professora Raquel Guerra, do Departamento de Artes Cênicas, o evento foi aberto pelo Quarteto Vivace, com o espetáculo “Noite Lírica… Noite de Encanto”. O grupo, formado por uma soprano, dois barítonos e um pianista, apresentou um repertório de canções, árias, duetos e terceto, tanto operísticos como camerísticos, sendo alguns números em homenagem aos 130 anos de nascimento do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

IMG 20170811 211540900

Na sequência, o espetáculo “O Culto Afro”, com criação e atuação de Rozan e direção de Gelton Quadros, uniu música, dança e canto para provocar a reflexão acerca da importância da negritude, expondo os desafios e o preconceito contra os povos negros.

A música gaúcha deu continuidade ao “UFSM Abraça”. O grupo De Alma Gaúcha trouxe ao palco o espetáculo “Bem Assim No Mas”, em que apresentou composições clássicas do cancioneiro tradicionalista, além de canções autorais que contam sobre a vida do homem do campo e da cidade, paixões e o orgulho de ser gaúcho.

Grupo De Alma Gaúcha apresentou clássicos do cancioneiro tradicionalista

Encerrando a programação, a Banda Geringonça apresentou o espetáculo “O Zé”, reunindo música, teatro, dança e artes visuais para abordar o cotidiano de pessoas simples e anônimas, com humor e ludicidade.

Programa de Inauguração – O UFSM Abraça encerrou a série de espetáculos e exposições promovidos pelo Gabinete do Reitor para marcar a inauguração do Centro de Convenções. No total, 426 artistas se envolveram com os espetáculos, que foram promovidos gratuitamente para a população santa-mariense. “É com muita satisfação que concluímos o Programa de Inauguração do Centro de Convenções e podemos verificar a produção artística de alta qualidade desenvolvida na UFSM e pelos artistas locais, que abrilhantaram o palco e encantaram o público que prestigiou os espetáculos”, avaliou o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann.

O Programa de Inauguração teve início no final de maio com a exposição “Artes Visuais, Pesquisas e Sensibilidades”, que reuniu obras assinadas por docentes, discentes e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais da UFSM.

Em junho, o espaço recebeu a Mostra Artística Multiversidade, que deu destaque aos diversos grupos e manifestações artísticas produzidas dentro da Universidade.

Já no mês de julho, a programação teve sequência com a exposição “Através da Lente – Veja Com os Nossos Olhos”, com fotografias produzidas por estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Editorial; a inauguração do piano Steinway, no dia 5; e duas apresentações do espetáculo “The Beatles”, com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a banda Magical Mystery, no dia 13.