Ir para o conteúdo Centro de Convenções Ir para o menu Centro de Convenções Ir para a busca no site Centro de Convenções Ir para o rodapé Centro de Convenções
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cultura online: UFSM reúne conteúdo cultural gratuito para acesso durante quarentena



A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Coordenadoria de Cultura e Arte (CCA) da Pró-Reitoria de Extensão, disponibilizou, nesta quinta (26), uma série de conteúdos voltados à música de concerto e à visitas virtuais de museus. Os conteúdos, que podem ser acessados por meio do menu “Cultura online” no site do Centro de Convenções UFSM, têm como objetivo não apenas amenizar a rotina de distanciamento social causado pela Pandemia do Covid-19, mas também facilitar o acesso da comunidade a obras musicais de diversos compositores, estilos e nacionalidades.

De acordo com a professora Vera Lúcia Portinho Vianna — coordenadora de Cultura e Arte e idealizadora do projeto —, através do conteúdo cultural disponível online de forma gratuita, é possível ter acesso a concertos, shows, filmes, museus e galerias de Arte do mundo do todo. “O contato com a Arte propicia um ganho na qualidade de vida e rompe com as preocupações de trabalho ou com a ansiedade. Isso pode auxiliar neste período”, comenta Vera.

Para enriquecer ainda mais o conteúdo disponibilizado no site, também haverá espaço para curadoria de obras de arte, música, cinema e literatura no site do Centro de Convenções. Além disso, a UFSM também trabalha para disponibilizar os concertos realizados pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

PodCasts produzidos pela UFSM também estão disponíveis no site

Além de links de Orquestras Internacionais, o espaço virtual reservado ao acesso e à disponibilização de conteúdos culturais conta com peças produzidas na própria UFSM. O PodCast MusiCuriosos, produzido pelo projeto de pesquisa Música: Criação, Recepção e Compreensão da UFSM, oferece, ao público, conteúdos musicais e curiosidades acerca dos assuntos que envolvem a música erudita e a própria vida do músico.

A professora do Departamento de Música da UFSM e coordenadora do programa, Nayana Di Giuseppe Germano, destaca que, por ser produzido dentro de um programa de Extensão, tanto as peças quanto os assuntos abordados foram especialmente pensados para o público em geral, tendo uma linguagem acessível para os não músicos.

O Programa de Extensão MusiCuriosos conta com recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) da UFSM.

Você pode acessar o conteúdo através do menu “Cultura online” no site do Centro de Convenções da UFSM.

 

Texto: Wellington Felipe Hack /Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros /Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-403-353

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes